São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

19ª Semana de Museus . Exposição Virtual "Santas Mulheres - heroínas da Fé" . Museu de Sant'Ana . Disponível no site do Museu . 2021

Data

22/05/2021

Cidade

Tiradentes

Descrição

Pode ser uma imagem de móveis e texto que diz "19 SEMANA NACIONAL DE MUSEUS OFUTURO DOS USEUS: RECUPERAR E REIMAGINAR EXPOSIÇÃO VIRTUAL SANTAS MULHERES as heroínas da fé Acesso gratuito pelo site do Museu de Sant'Ana www.museudesantana.org.br CULTURA PATROCÍNIO COPASA MINAS GERAIS InstitutoCR REALIZAÇÃO PLAZ SantAna Shn ibram MINISTERIO ÁTRIAAMADA AMADA BRASIL @VERNOFEDERAL"

Exposições virtuais - 17/05 - segunda-feira, disponíveis por tempo indeterminado - O MUS apresenta de forma virtual, as exposições temporárias, já realizadas em seu espaço. Acesso pelo site https://museudesantana.org.br/visite/exposicoes-temporarias/


“Santas Mulheres - As Heroínas da Fé” 

foi uma exposição realizada, em 2017, em comemoração aos três anos de abertura do Museu de Sant’Ana. Maria foi representada em alguns dos seus títulos devocionais, além dela, diversas outras Santas Mulheres estiveram expostas formando um conjunto de imagens que retratam a força da figura feminina. Cada uma dessas Santas protegia contra determinado mal, zelava pelo sucesso almejado ou curava males desafiantes. As Santas Mulheres, guiadas pela força do Cristo, representadas por mártires dos primeiros séculos do cristianismo, prontas a entregar a vida pela paixão da fé, por uma doutora da Igreja, mulher inquieta e brilhante, por uma abadessa, a primeira da ordem beneditina, alma inocente e plena do amor de Deus. E outras, muitas outras Santas Mulheres que através dos séculos vêm guiando e inspirando a jornada de milhões de devotos. Entre as imagens que compõem esta exposição, algumas trazem a marca da mão de artistas hoje consagrados e reconhecidos que a fértil lavra dos séculos XVII, XVIII e XIX nos legou. Aqui encontramos a fatura atribuída a mestres da arte sacra brasileira como Aleijadinho, Mestre Piranga, Frei Agostinho de Jesus e Francisco Vieira Servas. A força e a determinação destas Santas Mulheres que não se vergaram à tortura, ao fogo impiedoso, às garras dos leões ou à força da espada, não morreram com elas. Por inspiração divina, estas Mulheres Santas sobrevivem há milênios, lutando contra a desesperança, reinventando a alegria da vida e acreditando no simbolismo e na força do amor.

Programação completa disponível em 

https://saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/9849


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.