São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

19ª Semana de Museus . Exposição virtual – “Oratórios: Relíquias do Barroco Brasileiro” . Museu do Oratório . Disponível no site do Museu . 2021.

Data

22/05/2021

Cidade

Ouro Preto

Descrição

CAFÉ COM NOTÍCIAS: Exposição "Oratórios" no Museu de Artes e Ofícios em  Belo Horizonte

Exposição virtual – “Oratórios: Relíquias do Barroco Brasileiro”

Disponível em https://museudooratorio.org.br/conheca/exposicoes-de-curta-duracao/ 

Programação completa disponível em 

https://saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/9849


Exposição virtual – “Oratórios: Relíquias do Barroco Brasileiro” – 17/05 - segunda-feira, seguindo por tempo indeterminado.

A coleção apresentada nesta exposição “Oratórios - Relíquias do Barroco Brasileiro” é uma amostragem do devocionário brasileiro, em algumas de suas formas típicas. Encontrados e adquiridos muitas vezes em lamentável estado de conservação, os oratórios foram restaurados de maneira a manter e preservar a sua identidade. A policromia desses oratórios de médio e pequeno portes representa um potencial maravilhoso para o estudo do contexto religioso da época. Sóis e luas, flores, folhas, figuras, marcas, emblemas e signos são representações universais de forças e de verdades que transcendem a própria essência do homem. O oratório – lugar de oração, presença material da divindade – guarda, protege, ilumina, na ingenuidade e singeleza do artista anônimo, a universalidade da fé – ou do mito – que aproxima o ser humano de seu desejo de pertencer ao reino do sagrado.“Oratórios - Relíquias do Barroco Brasileiro” agora apresentada de forma virtual, foi realizada originalmente em 2013 no Centro Cultural Metropolitano em Quito, no Equador, no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, integrando a programação oficial da Jornada Mundial da Juventude que contou com a presença do Papa Bento XVI; na antiga Cadeia de Tiradentes, dentro da programação do Festival de Gastronomia; na cidade de Tatuí, em São Paulo; e no Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte.


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.