São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

19ª Semana Nacional de Museus . Interpretando Acervo: Ofícios e Saberes . Museu Regional de São João del-Rei . Facebook e Instagram . 2021.

Data

20/05/2021

Cidade

SJDR

Descrição


O Museu Regional de São João de-Rei, a partir do dia 17 de maio, realiza uma série especial de seis publicações em suas redes sociais. O conteúdo é focado em ferramentas de trabalho e utensílios domésticos que hoje fazem parte do acervo da instituição. 

Facebook https://www.facebook.com/MuseuRegionalDeSaoJoaoDelRei

Instagram https://www.instagram.com/museuregionalsjdr/?hl=pt-br 

Parte das celebrações da 19ª Semana Nacional de Museus, as publicações são a primeira etapa do projeto “Interpretando o Acervo: Ofícios e Saberes”, que terá outras atividades online nos próximos meses.

A sequência de postagens é interativa e acontece através do perfis oficiais do Museu no Instagram e no Facebook. A intenção é despertar a curiosidade do público sobre o funcionamento de antigas ferramentas e utensílios, hoje pouco conhecidas e quase totalmente substituídas por novas versões elétricas e automatizadas. As publicações contam com uma série de imagens, enquetes e textos informativos sobre cada uma das peças, além de ilustrações que contextualizam seus usos e funcionalidades.

Seguindo o tema da Semana de Museus deste ano, “O Futuro dos Museus: Recuperar para Reimaginar”, o evento online busca reaproximar o acervo institucional de seu público. Em meio ao período de isolamento social devido à pandemia de covid-19, as publicações são uma forma de retomar, ainda que à distância, as mediações promovidas pelo Setor Educativo e manter a presença do museu entre o público escolar.

19ª Semana de Museus
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana de Museus está em sua 19ª edição e é realizada anualmente em comemoração ao Dia Interacional dos Museus (18 de maio). O tema deste ano, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), vai de encontro à situação sanitária que afeta todo o planeta e propõe reimginar o futuro dos museus diante de tantas possibilidades de levar arte, cultura e conhecimento grandes distâncias, não mais focado apenas em seu espaço físico. As seis publicações feitas pelo Museu Regional são diárias, começam na segunda-feira (17) e vão até o sábado (22).

Para acompanhar, siga a página da instituição no Facebook (clicando aqui) e o perfil no Instagram (clicando aqui). Para visualizar a programação completa da Semana de Museus, com eventos promovidos em todo país, basta acessar o site do Ibram (clicando aqui).

O Museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.