São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Congresso Internacional sobre Democracia e Justiça no século XXI . Evento virtual - 22 e 23 de abril de 2021 . 2021

Data

22/04/2021

Cidade

Recife

Descrição

O Congresso Internacional sobre Democracia e Justiça no século XXI (JUST2021) apresenta-se como um fórum privilegiado de debate e reflexão entre sociedade civil e academia sobre os temas de democracia e justiça no século XXI, num diálogo luso-brasileiro, encontrando-se a sua 1.ª edição em 2021 sediada em Recife.

A ligação entre Brasil e Portugal tem origem em tempos quase imemoriais e foi tão próxima que pelos bancos da academia portuguesa passaram ilustres personalidades, num diálogo de insigne deleite transatlântico. Dentre eles, destacam-se Pontes de Miranda, Tobias Barreto, Rui Barbosa, Castro Alves, Clóvis Bevilaqua e tantos outros.

É por isso inegável que para que possamos compreender o desenvolvimento das ciências sociais e jurídicas, os caminhos da justiça e da democracia se faz necessário regressar a este caminho de redescoberta da unidade académica firmada entre Brasil e Portugal vibrando esse DNA através do debate académico e na produção científica plural e internacional.

A justiça apresenta-se como o muro das lamentações e é chamada a intervir quando as Pessoas e/ou as Instituições já falharam a montante. Considerando as funções tradicionais das magistraturas, em que se compreende, designadamente, a defesa dos interesses do Estado, como conjugar a defesa do Estado de Direito e da Democracia com a defesa dos interesses dos/as cidadãos/ãs?

O campo da justiça é muito amplo e congrega uma grande diversidade de elementos conformando-se num plano de bastante exposição e de salvaguarda dos direitos humanos atuando no seu conjunto para o desenvolvimento do Estado de Direito.

Neste quadro, o Congresso Internacional sobre Democracia e Justiça no século XXI propõe-se um evento internacional, aberto à participação de pesquisadores/as, professores/as e profissionais do mundo todo. Tem por objetivo principal criar um espaço de debate multidisciplinar, assente na reflexão e no contraditório das ideias sobre as temáticas atuais mais significativas em ligação com os diversos domínios do saber sobre questões que se coloquem no quadro nacional ou internacional dos direitos humanos, da justiça e da democracia.

O JUST2021 permitirá a pesquisadores/as, académicos/as, estudantes, profissionais e/ou decisores/as políticos a publicação internacional e o networking com uma rede de pesquisa global na área dos direitos humanos.

Inscrições: https://just2021.pt/produto/a-inscricao-no-just2021/


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.