São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

III Mostra Internacional de Violas de Arame . Edição Especial Minas-Portugal - online . Programação 27 de março . You Tube Violeiro Chico Lobo . 2021

Data

27/03/2021

Hora

17h

Cidade

BH

Descrição

https://www.youtube.com/chicolobooficial

Vem aí uma Mostra de grande importância histórica, cultural e social, que demonstra e discute as raízes tradicionais e a contemporaneidade da viola, com conferência, concerto e oficina. Uma partilha de culturas pelas cordas das violas de arame, já com duas edições realizadas no Brasil uma em 2015 e a outra em 2016 — nos moldes do que já acontece desde 2009 em Portugal.

E, justamente, neste ano peculiar onde a pandemia da Covid-19 atingiu todo mundo, realizar o III Encontro de Violas de Arame do Brasil - em ambiente digital já é em si uma novidade, tanto quanto, a proposta de realizar uma edição especial que promoverá um encontro das violas portuguesas, especificamente, com as violas de Minas Gerais — visto que este estado brasileiro, além de ser considerado “celeiro” de grandes violeiros, foi o primeiro a reconhecer os Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da viola como seu Patrimônio Cultural Imaterial em 14 de junho de 2018.

Nessa III Edição, Chico Lobo, proponente das duas primeiras mostras no Brasil, como anfitrião receberá os artistas portugueses Pedro Mestre (Viola Campaniça - Alentejo), Rafael Carvalho (Viola da Terra - Açores) e Roberto Moniz (Viola de Arame – Ilha da Madeira); dos violeiros de Minas Gerais, Wilson Dias, Rodrigo Delage e Fernando Sodré. Sem dúvida será, mais do que uma simples mostra, um reforço a preservação cultural, como referência de pesquisa e memória às futuras gerações. No evento, são demonstradas as diferenças estruturais, sonoras e culturais de cada instrumento, uma promoção ao intercâmbio musical e educativo através dos momentos oferecidos pela mostra – desde sua abertura até as apresentações musicais e dos workshops, dos artistas e seus respectivos instrumentos.

Com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, em edital aprovado pela SECULT MG e com a realização da Viola Brasil Produções, acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de março de 2021, a III Mostra Internacional de Violas D'Arame do Brasil — Edição Especial MG/Portugal —, de forma online com transmissão pelo canal de YouTube do violeiro Chico Lobo.


Programação completa https://saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/9698


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.