São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Curso online "O Nu Feminino na Fotografia e nas Artes Plásticas" . Adriana Vianna . De 22 a março a 02 de abril . 2021

Data

22/03/2021

Cidade

SJDR

Descrição



Informações e inscrições: linktr.ee/adrivianna

O nu artístico sempre foi tema controverso, sobretudo da figura feminina, que os artistas tomavam como desafio. Entre mudanças culturais, técnicas e estéticas, a pintura passou à fotografia um legado de debates sobre o corpo que ainda hoje pertence às interpretações sociais.
 
 
Nesse curso faremos uma imersão na fotografia de nu como uma força poderosa de libertação, pois o corpo desnudo desperta discussões apaixonadas sobre o sagrado, o pecado, o gênero, a sexualidade, a ciência, a identidade cultural e questionamentos quanto aos padrões da beleza.
 
 
Habitamos um corpo poético, político e com memórias. O surgimento dos debates feministas revelou também um corpo com o status de Manifesto. Dentro desse contexto, vamos destacar obras femininas que revelam a libertação dos padrões de figuração do nu, como resistência.
 
 
Programa
 
Aula I (22/03) - O nu artístico idealizado, entre as artes plásticas e a fotografia. A construção de significados na relação entre o apreciador e a obra. 
 
 
Aula II (24/03) - A estética do nu na fotografia experimental, surreal, expansiva, hibrida, documental, feminista. Desconstruções, construções, transformações, política.
 
 
Aula III (26/03) - Nu erotizado, sensual, pornográfico. Imagens do masculino, do feminino, do  híbrido, do exótico, do erótico. Eros e Thanatos em (des)limites sensuais entre paixão e desejo.
 
 
Aula IV (29/03) - Fotografia de nu feminino na natureza. Erotismo e empoderamento orgânico, resiliência, comunhão, resistência. Processos de criação. 
 
 
Aula V (31/03) - O nu feminino na fotografia de autorretratos. Percepções na autorrepresentação, reconhecimento de si, autoconsciência. Identidade, autobiografia e documentação. Processos de criação. 
 
 
Aula VI (02/04) - Espaço livre para apresentação de trabalhos dos participantes do curso para momentos de leitura e filosofia da imagem, crítica e autocrítica, orientação e mentoria. Com a participação do fotógrafo Cid Costa Neto, editor do Resumo Fotográfico.
 
 
Sobre a professora
 
Adriana Vianna é formada com Licenciatura Plena em Artes Visuais e Especialização em Filosofia e Arte pela PUC-Rio, foi produtora de exposições de arte contemporânea na Galeria Paulo Fernandes. Trabalha com artes plásticas e fotografia, desenvolvendo seus projetos autorais por meio dos quais adquire experiência com processos artísticos. Em 2020, participou de exposições com trabalhos fotográficos que contornam a poética do tempo e do efêmero. Escreve diariamente sobre nu artístico no projeto DriDrinkMe e regularmente no Resumo Fotográfico, onde expõe seu interesse por filosofia da imagem, curadoria e crítica na fotografia.
Para ler seus artigos, acesse: www.resumofotografico.com/adriana-vianna.


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em 
contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. 
Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural   
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.