São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Fórum de Planejamento e Gestão Cultural . Forno Harmônico (des) incubadora . De 23 e 25 de fevereiro . Inscrições online e gratuitas - vagas limitadas . 2021

Data

22/02/2021

Cidade

SJDR

Descrição

 

FPGC reúne lideranças para discutir o futuro de trabalhadores da cultura. Fórum promove o diálogo e a colaboração entre inteligências criativas para pensar soluções para os desafios do trabalhador da cultura.

Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, acontece o Fórum de Planejamento e Gestão Cultural, um evento realizado para promover o debate sobre os desafios e oportunidades para artistas trabalhadores da cultura de São João del-Rei, ao longo do ano de 2021. A programação é composta por palestras e mesas redondas com pesquisadores e palestrantes de relevância internacional, lideranças e agentes culturais locais.

As inscrições são gratuitas, feitas através de cadastro na plataforma Sympla. O FPGC surge com o objetivo de reunir agentes criativos e trabalhadores da cultura para pensar juntos o atual panorama do setor cultural. A partir de um diagnóstico e prognóstico feito pela inteligência coletiva, o Fórum visa construir uma Agenda de Intenções e um Calendário de Ações para este ano.

As palestras e mesas visam oferecer metodologias, ferramentas e práticas que irão ampliar nossa habilidade de planejar, gerir e viabilizar projetos criativos e sustentáveis. Promover o diálogo é o caminho para desenvolver a inteligência coletiva e capacidade natural do ser humano de colaborar.

O Fórum visa o encontro entre artistas, gestores(as) e produtores(as) culturais, representantes do poder público e de instituições ligadas à cultura na cidade, além de lideranças do terceiro setor e da iniciativa privada local. O lema é reunir agentes criativos, articular lideranças, mobilizar inteligências, embarcar competências e ampliar a capacidade de pensar e agir em conjunto.Lala Deheinzelin , Eduardo Shana e André Martinez colaboram com palestras em que tratarão de seus métodos, estratégias e princípios de ação no setor cultural.

Lala, futurista desde 1995, abre o primeiro dia de fórum (23), apresentando a Fluxonomia 4D, importante inovação do conceito de sustentabilidade, pensada nas dimensões cultural, ambiental, social e financeira.

Eduardo Shana, convidado do segundo dia (24), é autor do TEvEP e diretor acadêmico da HomoSapiens Escola de Planejamento, um ThinkTank dedicado a pesquisar, ensinar e aplicar o método há cerca de 20 anos.

André Martinez, convidado do terceiro e último dia de fórum (25) é o fundador do Laboratório Sociocriativo, que oferece consultorias, formações e cursos para desenvolver as habilidades e vantagens colaborativas de empreendedores e empreendimentos criativos.

As palestras com os três convidados abrem cada um dos três dias de programação, às 15h15. Em seguida, acontecem os encontros de debate entre grupos temáticos .

Os desafios de gestão e financiamento de projetos e espaços culturais, o legado da Lei Aldir Blanc e a realidade do setor de cultura em São João del-Rei são alguns dos temas propostos. Para pensar, organizar e executar as ideias e projetos que surgirem das mesas e grupos temáticos, acontecem as plenárias , sempre às 20h. A realização do diagnóstico, a elaboração do prognóstico e a criação da Agenda de Intenções e Calendário de Ações do coletivo são aspautas de cada plenária, respectivamente.


O Fórum de Planejamento e Gestão Cultural é um evento totalmente gratuito. Seguindo os protocolos em relação aos riscos da pandemia, todo o evento será realizado de forma telepresencial e transmitido online. Seu público alvo é formado por artistas, gestores culturais, produtores, agentes criativos, lideranças do terceiro setor, pensadores, fazedores e pesquisadores que tenham interesse em colaborar para o desenvolvimento da arte, da cultura, do turismo e da economia locais.
 

Realizado pelo Forno Harmônico , (des)incubadora de projetos sociocriativos em atividade em Sao Joao del Rei desde 2013, o FPGC é resultado do projeto de Bolsa de Pesquisa em Produção Cultural apoiado pela Lei Aldir Blanc no âmbito dos editais da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, apoiado pela Lei Emergencial nº 14.017/2020, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
 

RESUMO
Evento: Fórum de Planejamento e Gestão Cultural
Data: 23, 24 e 25 de fevereiro de 2021 (cronograma completo ao final do documento)
Local: Evento 100% online, telepresencial, via videoconferência.
Inscrições gratuitas pelo link 
https://www.sympla.com.br/fpgc-forum-de-planejamento-e-gestao-cultural__1125047


CONTATO
Site: sites.google.com/view/fpgc/
Contato: fpgc.forum@gmail.com
 

Pedro Lago
Coordenador Geral
+55 32 998344329

Jéssica Bento
Vice-coordenação geral
+55 38 8818-7667


O que? Fórum de Planejamento e Gestão Cultural
Quando? 23, 24 e 25 de fevereiro de 2021
Onde? Evento 100% online, telepresencial, via videoconferência.
Inscrições pelo link: https://abre.ai/fpgc


Palestra 1: Fluxonomia 4D com Lala Deheinzelin
A Fluxonomia 4D traz uma importante inovação ao conceito de sustentabilidade, pensando-a em 4 dimensões: cultural, social, ambiental e financeira. Lala é considerada uma das 100 mulheres do mundo que estão co-criando a nova sociedade e a economia. Assessora e palestrante duranteanos, atuou em quatro continentes e em todos os setores da sociedade que lideram processos sustentáveis e inovadores: governos locais e nacionais; instituições multilaterais; ONGs e startups; corporações e instituições. Futurista desde 1995, é pioneira em Economia Criativa e Colaborativa e autora do livro Desejável Mundo Novo. Lidera e coordena o Movimento Crie Futuros, case de inovação em reuniões voltadas à investigação do futuro nos Estados Unidos,México, Espanha, China, Japão, Bolívia, Chile, Colômbia e Argentina, e criadora da Fluxonomia 4D.


Palestra 2: TEvEP com Eduardo Shana
O TEvEP é um acrônimo de tempo, evento, espaço e pessoas. O objetivo do método é
#descomplicar o planejamento facilitando a comunicação e a gestão de projetos, pessoas, espaços
e eventos por meio de uma ferramenta prática e uma metodologia lúdica e brasileira criada por Eduardo Shana, diretor acadêmico e fundador da HomoSapiens Escola de Planejamento. Especialista em gestão e qualidade, criador da metodologia TEvEP, idealizador e gestor dos eventos Gestão do Futuro e Visão do Futuro. Autor de publicações técnicas sobre Planejamento. Responsável pelo Programa de Qualidade do Banco do Brasil, na década de 90. Palestrante para organizações do Brasil, Portugal e Itália. Representante Brasileiro no Emerging Economies Forum And China Society of Emerging Economies Annual Conference 2016 em Guangzhou na China, dissertando sobre o tema Inovação.


Palestra 3: Laboratório Sociocriativo com André Martinez
Inteligência Sociocriativa é a capacidade de utilizar nossos potenciais criativos de forma sistêmica para criar juntos uma mudança desejada. O termo “sistêmico” refere-se a compreender um problema ou situação pensando o todo em relação às partes envolvidas e pensando cada parte em relação às demais e ao todo. Ou seja, no sentido contrário de um mundo onde diferentes "verdades” políticas e culturais entram em conflito e geram cada vez mais violência e exclusão, a inteligência sociocriativa,sistematizada por André Martinez, propõe a conexão da diversidade de olhares e pensamentos, inclusive opostos, para criar realidades mais inclusivas e sustentáveis. A metodologia foi premiada pelo Ministério da Cultura em 2012, como uma das melhores do país para formação de profissionais da economia criativa.

 

 

DIA 23 DE FEVEREIRO (TERÇA-FEIRA)
15h15: Palestra 1: com Lala Deheinzelin
15h29: Mesa Redonda e Grupo Temático 1: Novas Economias
20h: Plenária 1: Diagnóstico da Situação Encontrada


DIA 24 DE FEVEREIRO (QUARTA-FEIRA)
15h15: Palestra 2: com Eduardo Shana
15h29: Mesa Redonda e Grupo Temático 2: OSCs em debate: O papel do artista na organização da sociedade civil & Legados e desafios da Lei Aldir Blanc
20h: Plenária 2: Prognóstico da Situação Desejada


DIA 25 DE FEVEREIRO (QUINTA-FEIRA)
15h15: Palestra 3: com André Martinez
15h29: Mesa Redonda e Grupo Temático 3: Observatório da Emergência Cultural das Vertentes: Desafios e oportunidades do artista, produtor e gestor cultural das Vertentes20h: Plenária 3: Elaboração da Agenda de Intenções e Calendário de Ações do FPGC
2021-2022



Realização: Forno Harmônico (des) incubadora de projetos sociocriativos
Ficha Técnica:
Pedro Lago | coordenação geral
Jéssica Bento | vice-coordenação geral
Matteo Recinella | coordenador de imagem e mídias sociais
Amanda Faria Oliveira| secretária geral
Lúcio Barreto | vice-secretário geral
Marcio A. S. de Loureiro Jr. | coordenador de comunicação
João Vitor Bessa | coordenador de redação
Josiane Nogueira (PPEDU/UFSJ) | assessora de assuntos institucionais


CONTATOS:
Site: https://abre.ai/fpgc
E-mail: fpgc.forum@gmail.com


Dúvidas? Fale conosco!

Pedro Lago
Coordenador Geral
+55 32 998344329

Jéssica Bento
Vice-coordenadora geral
+55 38 8818-7667
 

Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural  

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.