São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Tiradentes celebra Jubileu da Santíssima Trindade

Data

06/05/2010

Cidade

Tiradentes

Descrição

Cerca de 50 mil fiéis devem participar dos festejos

Todos os anos as celebrações do Jubileu da Santíssima Trindade, em
Tiradentes, reúne milhares de devotos que participam das festividades
para fazer pedidos, agradecimentos e homenagens

O município de Tiradentes está em festa e até o próximo dia 6 de junho será palco do encontro entre católicos da localidade e visitantes que deverão fazer pedidos, agradecimentos e homenagens durante o Jubileu da Santíssima Trindade. A tradicional festividade, mais famosa até que aquela que homenageia Santo Antônio, o padroeiro da cidade, chega a sua 234ª edição e, segundo os organizadores, deve reunir mais de 50 mil fiéis.
Com a cidade tão cheia, não vão faltar esforços para garantir a ordem e proporcionar tranquilidade aos devotos. “O santuário foi todo equipado com extintores e alarmes contra incêndio, também contaremos com o apoio de um policial em uma guarita e com câmeras posicionadas no adro que deverão gravar a movimentação o tempo todo”, explicou o pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Tiradentes, padre Ademir Sebastião Longatti. Dentre as preocupações com a infraestrutura da festa, ainda estão a colocação de banheiros químicos e a alteração do posicionamento das barraquinhas, que este ano deverão ser divididas em setores no lado direito do santuário, na Rua Padre Gaspar, para permitir a passagem dos visitantes e evitar tumultos. Fiscalizações sanitárias também serão realizadas.
“Só na segunda-feira, 31, durante a procissão do Pai Eterno, são esperados cerca de 20 mil fiéis, entre moradores da cidade e romeiros de toda a região”, revelou padre Ademir. A procissão, com início previsto para às 18h, vai levar pelas ruas da cidade as imagens do Pai Eterno, do Cristo e da representação do Espírito Santo. O momento ainda terá um atrativo a mais. À chegada da procissão, por volta das 20h30, o Santuário da Santíssima Trindade receberá a imagem original de Nossa Senhora do Pilar trazida por Tomé Portes Del Rei a São João. “A visita, até então inédita, faz parte das comemorações pelos 50 anos da Diocese, já que Nossa Senhora do Pilar é a padroeira da Diocese de São João del-Rei”, afirmou.
Hoje, 29, o destaque é para a chegada da imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que pela primeira vez será levada em procissão rumo a outra paróquia. A imagem será acompanhada pelo padre José Raimundo da Costa, pároco do santuário que recebe o nome do padroeiro, e por centenas de paroquianos que participarão das celebrações do último dia da novena, a partir das 19h. Amanhã, 30, Dia Festivo da Santíssima Trindade, serão celebradas missas a partir das 5h, de hora em hora, com bênção de vela, água e de outros objetos.
“O encerramento da festa só acontecerá no dia 6 de junho, com procissão a partir das 8h até o Bairro Mococa. Às 10h haverá missa com bênçãos e, às 13h30, leilão de gado”, informou o pároco. O dia será uma oportunidade a mais para os fiéis que desejarem fugir da multidão não deixarem de homenagear a Santíssima Trindade.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 29/05/2010
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL