a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

Agenda Cultural

31º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga . Evento online . Programação de 21 a 30 de novembro . Ao vivo pelo You Tube . 2020.

Data

23/11/2020

Hora

19h

Cidade

Juiz de Fora

Descrição

 

31º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga
Ao vivo www.youtube.com/channel/UCyIKMi52mOqvZ84xOiMw87g/featured

CONCERTOS

Todos os concertos serão transmitidos por streaming às 20 horas, no canal do Centro Cultural Pró-Música no YouTube, e serão precedidos por palestras do Prof. Rodolfo Valverde uma hora antes, às 19 horas.

21 NOV.
Le Concert d’Apollon
(Cravo, Viola da Gamba, Oboé Barroco e Violino)
João Rival, Alon Portal, Beto Caserio e Elise Dupont (Holanda)
 

22 NOV.
Concerto de Fortepiano
Edmundo Hora (Campinas/SP)
 

23 NOV.
Concerto de Flauta Doce e Cravo
Inês d’Avena e Claudio Ribeiro (Holanda)
 

24 NOV.
Recital de Órgão Giulio Mercati (Itália)
Igreja Matriz de Ribeirão
(Concerto do Festival Internacional de Órgão)
 

25 NOV.
Concerto de Canto e Cravo Rosana Orsini (Portugal/Brasil) e Marco Brescia (Itália/Portugal/Brasil)
Igreja de Santa Eulália de Arnoso – Vila Nova de Famalicão - Portugal
(Concerto do Festival Internacional de Órgão)
 

26 NOV.
Concerto Grupo GReCo: Duo de Flautas Doces
Cesar Villavicencio e Paula Callegari (Uberlândia/MG)
 

27 NOV.
Passos do Barroco
(Grupo de estudo e prática em danças antigas)
Clara Couto, Maíra Alves, Osny Fonseca e Raquel Aranha (SP)

28 NOV.
Concerto de Teorba, Viola da Gamba e Oboé Barroco
Cristián Gutiérrez, Luciano Taulis e Antonia Sanchez (Chile)
 

29 NOV.
Concerto de Flauta Doce e Teorba
Isabel Favilla & Giulio Quirici (Bélgica)
 

30 NOV.
Recital de Órgão e Quarteto de Cordas
Marco Brescia (Itália/Portugal) e Cuarteto Alicerce (Espanha)
Igreja Matriz de São Martinho do Campo
(Concerto do Festival Internacional de Órgão - Portugal)

A energia da música
Em um ano de exceção que impactou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, a cultura foi um dos campos mais afetados. Agregadora por natureza, ela foi uma das primeiras a se obrigar ao retraimento e é a última a ser considerada na retomada da “nova normalidade”. A cultura, porém, é essencialmente uma força de resistência, e sua energia criativa tem sido nosso refúgio diário em meio ao cenário atual.

Nesse contexto de enfrentamento de restrições para circulação e convívio, a tecnologia despontou como recurso fundamental para a cultura, abrindo caminho a novas possibilidades que, provavelmente, vieram para ficar. A exemplo de eventos dos diversos campos artísticos mundo afora, a Pró-reitoria de Cultura vislumbrou no meio virtual uma alternativa para assegurar a realização da 31ª edição do Festival Internacional de Música

Colonial Brasileira e Música Antiga, que excepcionalmente acontece em novembro este ano.
Artistas no Brasil e no exterior, ainda em meio às contingências do isolamento, gravaram suas apresentações especialmente para o Festival, que poderão ser conferidas por streaming no canal do Centro Cultural Pró-Música no YouTube. Nesta edição, e com o espírito de congraçamento que o momento exige mais do que nunca, realizamos uma parceria inédita com o Festival Internacional de Órgão de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso (FIO), de Portugal, que cedeu as gravações de dois concertos da programação principal de sua sexta edição.
Paralelamente realizamos ainda a 13ª edição do Encontro de Musicologia Histórica, evento que acontece bienalmente – um compromisso que não poderia ser ignorado. Afinada com o contexto atual, a edição debate o tema geral “Musicologia em tempos de crise: retrospectivas e perspectivas”, com a realização de mesas-redondas com transmissão ao vivo.
A realização desta edição do tradicional festival juiz-forano – referência nacional e internacional na promoção da música histórica e formação de público para este segmento – é uma aposta na força transformadora da cultura como um todo e na universalidade da linguagem musical, característica, aliás, apropriada para a sua propagação no ambiente virtual, graças à capacidade de ambos de vencer barreiras geográficas, políticas e sociais para se comunicar com todos. Bom proveito!


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