São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Festival Cultura e Cidadania Online . Programação Novembro . Ao vivo You Tube e Google Meet . 2020

Data

21/11/2020

Cidade

Tiradentes

Descrição

 

Um festival de arte, cultura e cidadania, com espetáculos gratuitos para as crianças e jovens, além de oficinas para toda a família. Esta é a proposta da Edição 2020/2021 do festival Cultura & Cidadania Circula - uma realização da Vitral Bureau Cultural, que começa no próximo dia 18, pela primeira vez de forma virtual.
 
Com atividades previstas até abril de 2021, o evento oferece oito espetáculos de grupos teatrais mineiros. E, ainda, 14 oficinas agrupadas em três eixos que contemplam diferentes gostos e idades: tecnologia, faça você mesmo e arte-educação.
 
Surgido em 2016, o festival começou em Barroso e, devido ao sucesso, se espalhou para Dores de Campos, Prados e São João del-Rei. Nesta edição, chega também a Barbacena, Santa Cruz de Minas e Tiradentes.
 
Por meio de parcerias com as secretarias de Cultura e de Educação destes municípios, garante a fruição cultural para populações que nem sempre conseguem usufruir dos equipamentos ou programação da região. 
 
“São ações descentralizadas, voltadas não para turistas, mas para os moradores das cidades. Por isso as ações acontecem ao longo do ano e não em uma data específica, pontua o coordenador do festival Daniel Vitral, da Vitral Bureau Cultural.
 
“Este festival é de extrema relevância porque oferece justamente o que as cidades não proporcionam. Dores de Campos, por exemplo, não possui cinemas ou teatros”, afirma a secretária de Educação do município, escritora e professora Sirlene Cristina Aliane.
 
“Sempre zelamos pelo futuro das crianças, jovens e adultos das cidades em que estamos presentes. Afinal, daqui alguns anos, eles serão nossos colaboradores e parceiros, e ao conhecer o projeto Cultura & Cidadania, encontramos ali uma grande parceria para concretizar este sonho”, conta Priscila Freitas, coordenadora de Marketing da Marluvas, patrocinadora do projeto.

Cultura, cidadania e pandemia
 
Devido à necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia da Covid-19, a edição deste ano está totalmente adaptada para o universo online.  Um desafio para produtores e artistas, que inovam com a utilização de ferramentas tecnológicas e buscam um envolvimento de um público ainda maior. 
 
“Participar do projeto Cultura & Cidadania é uma grande oportunidade. Mais que isso é uma honra saber que num momento tão difícil como o que estamos vivendo, a cultura, a arte, os artistas e os produtores se reinventam e conseguem levar até as crianças um trabalho de qualidade, capaz de incentivar a literatura, estimular a imaginação e promover encantamento e ludicidade através das histórias”, avalia Alessandra Visentin, que apresentará o espetáculo de estreia, “Lá na rua onde eu morava”. 
 
“Os festivais são combustíveis para nós, artistas. Nós precisamos deles para fazer com que nossa arte chegue de verdade ao público, mesmo neste contexto de isolamento social, de pandemia. E, para nós, este projeto é fundamental porque é completo, com diversas linguagens artísticas e ações pedagógicas”, afirma Keu Freire, da Cia Insensata de Teatro, que apresentará o espetáculo “Memórias de um quintal”.
 
Para a secretária de Educação de Dores de Campos, o público alvo não terá nenhuma dificuldade para se apropriar do novo formato. “Nossas crianças e jovens gostam muito das ferramentas tecnológicas, porque já nasceram inseridos neste universo”, avalia ela, que estimula os professores da rede municipal a desenvolverem atividades pedagógicas inspiradas pelos espetáculos.
 
 
 
Programação de novembro: 
 
 
Inscrições: 10 a 14/11/2020 pelo link disponível: encurtador.com.br/zCWX8
Divulgação dos selecionados: 15/11/2020 no blog do projeto
 
Aulas: 17, 19, 24 e 26/11/2020
Horário: das 15h às 17h
Via plataforma Google Meet
20 vagas
 
 
Data: 18/11/2020 às 15h no Canal do YouTube do projeto.
 
Classificação livre. Gratuito.
Inscreva-se no canal e ative o alerta para receber as notificações!
 
Inscrições: 17 a 21/11/2020 no Blog do projeto
Divulgação dos selecionados: 23/11/2020 no Blog do projeto
Aulas: 25/11, 02/12, 09/12, 16/12/2020
Horário: das 18h às 20h
Via plataforma Google Meet
20 vagas
 
Inscrições: 19 a 25/11/2020 no Blog do projeto
Divulgação dos selecionados: 26/11/2020 no Blog do projeto
Aulas: 30/11, 01/12, 07/12, 08/12/2020
Horário: das 15h às 17h
Via plataforma Google Meet
20 vagas
*O material necessário será fornecido pelo projeto aos alunos selecionados. 
 
Cultura & Cidadania Circula
 
 O projeto Cultura & Cidadania Circula é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da Marluvas Equipamentos Profissionais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e produção de Lais Vitral.
Acompanhe a divulgação nas redes sociais:
www.facebook.com/culturaecidadaniacircula
www.instagram.com/culturaecidadaniacircula
 

 Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. 
Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural     
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.