São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

4º Simpósio Científico ICOMOS Brasil . 1º Congresso Científico ICOMOS/LAC . Programação 10 de novembro . Ao vivo pelo You Tube . 2020.

Data

10/11/2020

Cidade

RJ

Descrição




Ao vivo pelo You Tube  
https://www.youtube.com/channel/UCVi5CanjdvlQrERefcAPV2Q

Mesa Redonda 1: Gestão do Patrimônio Mundial
09:30 - 11:00
Palestrantes
Jurema Machado
Monica Bahia Schlee 
Julio Cesar Ribeiro SampaioMediador
Alfredo Conti.

Palestra Gestão do Patrimônio Mundial
11:20 - 12:30
Palestrantes
Monica Bahia Schlee 
Julio Cesar Ribeiro SampaioMediador
Teresa Maria Cristina Martins Patricio
Leonardo Barci Castriota.
 

Apresentação de Trabalho
14:00 - 16:00
Subtema 1: Teorias da conservação (Teoria e filosofia da conservação e restauração / Economia da conservação / Questões legais, administrativas e financeiras)
Subtema 2: Documentação, conservação e restauração (Documentação da arquitetura / Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico / Conservação preventiva e prevenção de risco / Arquitetura em terra, em pedra e em madeira / Arquitetura vernacular / Fortificações e patrimônio militar / Patrimônio religioso / Patrimônio arqueológico e arte rupestre / Patrimônio cultural subaquático / Pinturas murais / Vitrais / Patrimônio do Século XX / Patrimônio industrial)
Subtema 3: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (Conservação Urbana / Paisagens culturais / Rotas culturais / Turismo cultural / Energia e sustentabilidade / Mudanças climáticas)
Subtema 4: Patrimônio imaterial (Tradição oral e expressão / Formas de expressão e artes performativas / Práticas sociais, rituais, cerimônias / O saber-fazer / O lugar)
Subtema 5: Educação para o patrimônio (Educação para o patrimônio / Interpretação e apresentação do patrimônio cultural / Patrimônio para nossas gerações)

Roda de Conversa
Palestrante Gustavo Araoz
19:30 - 21:00

Com mais de 45 anos de prática privada, serviço público e acadêmico, Gustavo Araoz dirigiu projetos de conservação em locais do Patrimônio Mundial e prestou serviços de consultoria patrimonial aos Departamentos de Estado, Interior e Defesa dos EUA, Fundação Getty, Fundo de Monumentos Mundiais, a Organização dos Estados Americanos, a UNESCO e vários governos estrangeiros. Ele é um palestrante frequente em conferências e simpósios internacionais e tem falado em muitas universidades em todo o mundo. 


Programação completa https://saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/9557

Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em 
contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. 
Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural     
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.