São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Felit . Festival de Literatura de São João del-Rei

Período

móvel

Mês

Novembro

Cidade

SJDR

Corpo

Uma das mais antigas cidades de Minas Gerais, São João del-Rei é conhecida no Brasil e no exterior por sua riqueza cultural. Com seus 300 anos comemorados em 2005, ela possui um dos mais importantes patrimônios histórico, artístico e arquitetônico do país, tombado em 1943 pelo SPHAN.
Com uma tradição em música sacra, possui duas orquestras bicentenárias – a Lira Sanjoanense e a Ribeiro Bastos -, a cidade tem uma efervescente atividade cultural, com inúmeros eventos distribuídos ao longo do ano, em que se destaca o Inverno Cultural, realizado há 19 anos pela UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei.
Somado a opulência de suas igrejas de estilo barroco mineiro e a sua tradição literária, representada pelo jornal “Astro de Minas”, o segundo informativo de Minas Gerais da primeira metade do século XIX, catalogado em sua biblioteca pública, a cidade se apresenta hoje como um importante pólo cultural, reunindo todas as condições para sediar um evento literário. Daí, a criação do FELIT – Festival de Literatura de São João del-Rei, lançado em 2007, ano no qual a cidade foi eleita “Capital Brasileira da Cultura”.
A idéia foi criar um evento que discutisse a produção literária brasileira, com a presença de autores, editores, críticos e personalidades da vida cultural do país, de maneira a ser um eixo catalisador, capaz de fazer circular saberes e práticas da nossa história.
Além dessa proposta, uma das preocupações de seus realizadores – a Via Comunicação e a CaradeCão – era do FELIT não ser mais um festival na agenda dos eventos culturais do país. Se o Festival de Literatura de São João del-Rei pretende reunir escritores, poetas, leitores, editoras e público em geral para unir saberes e sabores literários e produzir o diálogo da literatura com outras linguagens, faz-se necessário que o mesmo produza desdobramentos que enriqueçam a vida literária e artística nas escolas municipais, estaduais, particulares e também nos bairros e arredores da cidade de São João del-Rei.

Dessa forma, além do acontecimento em si, o FELIT realiza ao longo do ano, após cada edição, a oficina de Produção Literária Infanto-juvenil, com alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, numa ação inédita que reuni jovens do ensino público e privado em torno de uma paixão: a literatura.
O resultado da primeira oficina foi o livro “Nos passos da Compadecida” – uma releitura do Auto da Compadecida, de Ariano Suasuna, autor homenageado na segunda edição do evento.
A segunda oficina, realizada esse ano, teve como resultado mais uma obra a ser lançada durante o 3º FELIT, no dia 29 de agosto, às 19h, nos Galpões da Rotunda. O livro Versos Inversos é uma coletânea de 39 alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio das redes pública e privada de São João del-Rei, numa homenagem aos poetas marginais.
Paralelamente à discussão literária e à sua oficina de extensão de Produção Literária, o FELIT se apresenta ainda como um importante meio de fomentar a economia local, através da mobilização de agentes sociais que serão envolvidos direta ou indiretamente em sua realização, trazendo novos dividendos também para a cidade por meio do fluxo turístico que gera.

Formato do evento
Mesas redondas, com a presença de autores, editores, críticos literários e personalidades da vida cultural do país.
Feira de livros, com lançamentos e a presença de autores nacionais.
Café Literário, espaço de confraternização entre autores e população para apresentação de shows musicais e performance poética.
Oficinas para crianças, jovens e adultos, professores e alunos dos ensinos fundamental, médio e superior.
Espaço Criança, destinado a crianças e jovens, de cinco a 16 anos de idade, para atividades literárias, lúdicas e pedagógicas.
Espaço Multiuso, com exposições temáticas.

Objetivo Geral
Discutir a produção literária brasileira atual, com a presença de autores, editores e críticos literários do país e da América Latina.

Objetivos Específicos
Criar condições para a produção, divulgação e a recepção da literatura infantil e juvenil através de eventos interativos e da criação de um Fundo de Incentivo;
Criar condições para a socialização da literatura em vários espaços da cidade;
Criar possibilidades para o resgate da história oral, através de eventos que valorizem grupos contadores de histórias;
Criar condições para a permanência de ações multiplicadoras junto às escolas de Ensino Fundamental e Médio;
Fomentar a leitura e a escrita com a realização de oficinas destinadas a públicos diferenciados.

Fonte: http://www.felit.com.br/iv-felit-wp/institucional

4ª Felit . 25 a 28 de novembro de 2010
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.