São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

8º Seminário "Fala Ciência" . Curso de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia . Rede Mineira de Comunicação Científica . 2020

Data

27/08/2020

Hora

9h

Cidade

Uberlândia

Descrição

 

 

Mesas-redondas: divulgação científica na pandemia, nas instituições e no jornalismo

Ao todo, o curso Fala Ciência será composto por três mesas-redondas distribuídas ao longo da manhã e no início da tarde. Em ordem de apresentação, são elas “Cobertura jornalística da pandemia: lições e desafios”, “Políticas institucionais de divulgação científica” e “Por que os cientistas (mais do que nunca) precisam falar com os jornalistas”. Todas tem duração de uma hora e meia.

Dando início à programação do evento, às 9h30, a sessão que debate a cobertura jornalística da Covid-19 recebe os jornalistas Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Luis Felipe Fernandes Neves, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz, na linha de pesquisa Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico. A mediação será realizada pela jornalista Fernanda Fabrino, da Epamig.

A segunda mesa-redonda, às 11h, é voltada para a divulgação de pesquisas em diferentes instituições, de forma a potencializar as ações de comunicação e popularização da ciência. Também serão apresentadas políticas institucionais bem-sucedidas neste campo. As convidadas e respectivas instituições representadas são Diélen Borges (UFU), Édina Ferreira (UFRGS), Nayane Breder (Funed), Priscilla Fujiwara (Funed) e Sônia de Oliveira (Cefet-MG). A PUC-MG também se faz presente por meio da mediação de Marisa Cardoso.

Já na terceira apresentação, às 14h, as jornalistas Sabine Righetti, da Agência Bori, e Amanda Milléo Almeida, da Gazeta do Povo, conversam sobre a atuação jornalística como uma ponte entre os cientistas e a população. Tópicos como a importância da disponibilidade dos pesquisadores como fontes e a construção da relação de confiança entre esses profissionais e o público também serão abordados. A jornalista Diélen Borges será responsável pela mediação.

Sessões: divulgação científica nos podcasts, nas escolas e na imprensa

No ato de inscrição, os interessados devem optar entre três sessões que acontecem simultaneamente na parte da tarde, entre 15h30 e 17h. Elas são intituladas “Assessoria de imprensa: agite antes de usar”, “Divulgação Científica ao pé do ouvido: surfando na onda do podcast” e “Escola Básica: lugar de divulgação científica”.

Na sessão sobre como estreitar a relação entre pesquisadores e assessorias de imprensa, serão abordados os desafios e as estratégias para estimular cientistas a divulgarem seus estudos em formatos mais acessíveis. Os convidados são os jornalistas Carlos Orsi e Bruno Lara, respectivamente, editor-chefe da Revista Questão de Ciência e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). As apresentações serão mediadas pela jornalista Lea Medeiros.

Já na sessão sobre a divulgação científica em podcasts, serão apresentadas formas de construir e preparar programas que caiam no gosto tanto de pesquisadores quanto de ouvintes. Os convidados são os jornalistas Bernardo Esteves e Bia Guimarães. Ambos apresentam e roteirizam seus respectivos podcasts: Esteves representa o programa A Terra é redonda, vinculado à revista Piauí; já Guimarães, o podcast 37 graus, cuja série mais recente foi realizada em parceria com a Folha de São Paulo. A mediação fica por conta da jornalista Laís Cerqueira.

As escolas com terrenos férteis para a divulgação científica são o tema de mais uma sessão. Nela, serão discutidas formas de apresentar a experiência científica para jovens, além de exemplos bem-sucedidos inserção de cientistas no cotidiano de estudantes e professores de escolas básicas. Os convidados são os pesquisadores Luciano Mendes e Guilherme Lopes; o primeiro é secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Minas, enquanto o último é coordenador do “A ciência que fazemos”, projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mediação será feita pela jornalista Ana Eliza Ferreira.



Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em 
contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. 
Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural     
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.