São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

I Simpósio Virtual Museu Regional de SJDR . "Reflexões acerca da Identidade e Identificação do Museu" . Inscrições até 21 de agosto . 2020

Data

28/07/2020

Cidade

SJDR

Descrição



O I Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei surge com o objetivo de buscar de forma mais clara contribuições para as questões suscitadas diariamente nos corredores desta instituição. Esse projeto busca uma compreensão mais efetiva dos processos de institucionalização museal, aliados à ética e a uma visão de mundo, de profissionais e instituições que, juntos, formam as pesquisas relacionadas à área museológica.

No Brasil, mesmo com todos os avanços das últimas décadas, refletir sobre a identidade de um Museu ainda é uma ação desafiadora. Mesmo que se considere o conjunto de transformações ocorridas na segunda metade do século XX, quando mudanças na conjuntura cultural, econômica, social e política permitiram ampliar as reflexões e se constituíram na apropriação dos discursos legitimados em nível das condutas acadêmicas.

Devido a essas dificuldades que estão presentes no nosso cotidiano, o Simpósio Virtual é o primeiro passo para alcançarmos a proposta de ampliar discussões e, ao final, podermos definir estratégias para o futuro do Museu Regional. Nesta primeira edição, foram escolhidos os seguintes temas: Patrimônio Cultural e Museus; Museus em Minas Gerais; e Museu Regional: reflexões identitárias.

Esses eixos serão tratados ao longo de cinco dias em nossas MESAS TEMÁTICAS (veja programação abaixo), por pesquisadores e profissionais de museus, e também nas nossas COMUNICAÇÕES ORAIS.
Acesse https://museuregionaldesaojoaodelrei.museus.gov.br/isimposio-apresentacao/



 Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. Cadastre seu evento cultural em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.