São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Concerto . Trio de Canto de dois violões

Data

14/05/2010

Hora

20h

Cidade

Ouro Branco

Local

Hotel Verdes Mares

Descrição



Músicos consagrados fazem concerto gratuito em Ouro Branco

A cada ano, cresce a produção de atividades culturais no interior de Minas Gerais. Em Ouro Branco, cidade localizada a 100 Km da capital mineira, desde 2001, diversos trabalhos voltados para o ensino e a divulgação da música erudita vêm sendo desenvolvidos. Neste mês de maio a Casa de Música de Ouro Branco recebe os músicos: Eládio Pérez-González (barítono), Celso Faria e Gustavo Farias (violonistas) para mais um programa de concertos, com o patrocínio da Gerdau Açominas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A proposta é oferecer ao público da região apresentações gratuitas com grupos convidados de carreira nacional e internacional.

No programa, o Trio apresentará obras de Villa-Lobos, Radamés Gnatalli, J. Vieira Brandão,Lorenzo Fernândez, João Pernambuco, N.de Holanda Cavalcanti e Dorival Caymmi O concerto será no dia 14 de maio ( sexta-feira) ,às 20:00 no Hotel Verdes Mares, Rua Santo Antônio,115, centro, com entrada gratuita.

Os Músicos:

ELADIO PÉREZ-GONZÁLEZ
Barítono várias vezes premiado na França e no Brasil, fez sua formação vocal, musical e teatral no Paraguai, no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha e na França.
Lançou há mais de quarenta anos no Brasil os recitais de canto e violão, tendo gravado este tipo de repertório com Anton Stingl na Alemanha, e com Alberto Ponce e Betho Davezac, em Paris.
Em 2009 fez o primeiro recital-palestra da “Introdução à Historia da Canção Ocidental” acompanhado pelo violonista Celso Faria e pela pianista Berenice Menegale.
É professor de técnica vocal e interpretação na Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte.

CELSO FARIA
Nascido em Passos (MG) no ano de 1979, Celso Faria iniciou seus estudos musicais de maneira autodidata aos dez anos de idade. Em 1994 ingressou no “Curso de Formação Musical” da Escola de Música da UFMG, estudando na classe do professor José Lucena Vaz. Obteve o título de bacharel em violão sob a orientação do professor Fernando Araújo. Foi aluno também de Beto Davezac.
Celso Faria obteve várias premiações, dentre elas: menção honrosa no “VII Concurso Nacional de Violão Souza Lima” (São Paulo, 1996), vencedor do “IX e XIV Concurso Jovens Solistas” da Escola de Música da UFMG (Belo Horizonte, 1998 e 2004), vencedor do “III e IV Concurso Jovem Músico BDMG” (Belo Horizonte, 2002 e 2003), vencedor do “Concurso Bianca Bianchi” (Curitiba, 2003) e vencedor do “I Concurso Furnas Geração Musical” (Belo Horizonte, 2004).
Com um repertório que se estende desde o período renascentista até o século XXI, Celso Faria tem se apresentado nas mais importantes cidades brasileiras, seja como recitalista de violão solo, integrante em formações camerísticas ou ainda como solista orquestral. Atualmente é professor no “Curso de Graduação em Música da UEMG”e no“Curso de Extensão em Música” da UFMG.

GUSTAVO FARIAS
Gustavo Farias é natural de Castanhal/PA, e em 2001 iniciou seus estudos de violão na Casa de Música de Ouro Branco/MG com o Maestro Charles Roussin. Em 2009 conquistou o titulo de bacharel em violão pela UEMG na classe do professor Celso Faria. Participou de festivais e master classes com renomados violonistas da atualidade como Tiaraju Aranovich, Edelton Gloeden, Eduardo Issac, Mario Ulloa, Paul Galbraith e Fábio Zanon.
Em 2004 atuou como solista a frente da Orquestra de Câmara de Ouro Branco sob a regência do maestro Charles Roussin, trabalho que se repetiu em 2007. Em 2009 conquistou o terceiro lugar no “III Concurso de Violão Eustáquio Grilo”, e no mesmo ano trabalhou como professor da VI Semana da Música de Ouro Branco. Como recitalista Gustavo Farias tem atuado em importantes salas de concertos de Belo Horizonte, como a Sala Juvenal Dias no Palácio das Artes, Fundação de Educação Artística, Teatro da Assembléia, Auditório Fernando Coelho da UEMG e o Conservatório de Música da UFMG.
Atualmente é professor de violão da Associação Cultural Casa de Música de Ouro Branco.
Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL