São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Semana da "Consciência Negra" . Museu Regional de São João del-Rei . Programação completa de 18 a 23 de novembro . 2019

Data

23/11/2019

Cidade

SJDR

Descrição

 

Serão seis dias com diferentes iniciativas voltadas para o público são-joanense

Entre os dias 18 a 23 de novembro de 2019, o Museu Regional, em parceria com outras instituições, realiza a Semana da Consciência Negra. Ao longo de seis dias o Museu irá sediar atividades temáticas como: exposição, sarau, Cine Museu temático, oficina e mais.

18/11
10h

Abrindo a semana, a artista Maria de Fátima Loureiro Vasconcelos abre a exposição “SOMOS NÓS – Documentos Retratados”, e participará de uma roda de conversa. A exposição foi inspirada em fontes históricas: registro de batismos, casamentos da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei, fotografias, desenhos e jornais antigos.  As obras expressam o incômodo da artista com a cicatriz causada pela escravidão no mundo. Elas nos convidam a refletir sobre a nossa responsabilidade com o passado e as suas consequências sociais no presente. Importante ressaltar que a exposição fica aberta até o dia 01 de dezembro de 2019.

19/11
15h
No segundo dia, as artistas Lariella e Jéssica Lemos promovem um debate, abordando a trajetória de mulheres negras na arte. 

20/11
15h
Sarau propõe que o público apresente textos, poemas e músicas com temática que valorize a cultura e história dos povos negros no Brasil.  

21/11
14h30
O tradicional programa “Cine Museu” também terá participação especial. Uma edição especial do evento propõe um debate baseado no filme “Bem-vindo a Marly-Gomont”, o longa-metragem de origem francesa retrata a luta do médico, Seyolo Zantoko, que saiu do Congo para trabalhar na França no ano de 1975 e precisa vencer as adversidades para exercer a sua profissão no país europeu. 

22/11
10h
Utilizando de música e poesia como ferramentas para tratar sobre o racismo, Jackson Guedes promove uma oficina no penúltimo dia da semana, ou seja, na sexta-feira dia (22), às 10h. 

23/11
16h
Encerrando as atividades, a fotógrafa Beatriz Domingues e a antropóloga Gláucia Buratto oferecem uma exibição de fotografias e histórias capturadas em trabalhos com comunidades quilombolas. A projeção acontece no sábado (23), às 16h.

A Semana da Consciência Negra é um período importante e tradicional para o Museu Regional de São João del-Rei. Nos dias que ocorrem as diferentes atividades, o intuito é refletir a respeito da importância do povo e da cultura afro-brasileira para a sociedade como um todo.


Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. Cadastre seu evento cultural em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.  

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.