São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Lançamento do Livro: "Deuses em Cena" . Francesca Negro . Centro Cultural UFSJ . 2019

Data

09/10/2019

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição

 

No dia 9 de outubro o Centro Cultural UFSJ será palco das seguintes atividades da programação da Semana de Historia da UFSJ.

1) Mesa Coordenada
"Inquisição na América Portuguesa em perspectiva: agentes, denunciados e delitos" Coordenação: Profa. Dra. Maria Leônia Chaves de Resende (UFSJ). Esta mesa propõe uma análise da atuação do Tribunal do Santo Ofício no Brasil, a partir do agenciamento de uma rede de agentes, dos implicados e de uma ampla tipologia de delitos, que envolveram as populações no mundo colonial. Procura, ainda, compreender a cultura justeológica que informou os inquisidores no julgamento dos delitos de fé. A atividade acontecerá às 14h30.

2) Apresentação e Conferência em torno do Livro "Deuses em cena: A teatralização das danças religiosas de origem afriana em Cuba" - Profa. Dra. Francesca Negro (Investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa). Apresenta-se um estudo sobre a evolução das danças africanas de cariz religioso em Cuba, evidenciando os seus momentos distintivos: o ritual, o teatral e o pedagógico. A obra disponibiliza as informações sobre as danças afro-cubanas na suas diferentes vertentes e descreve o processo de transmissão e teatralização que contribuiu para a preservação da cultura africana no país. A atividade acontecerá às 18h.

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. Cadastre seu evento cultural em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural  

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.