São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Palestra "Educação Sistêmica e a Ordem do Amor de Bert Hellinger . Centro Cultural da UFSJ . 2019

Data

23/08/2019

Hora

19:30h

Cidade

SJDR

Descrição

 

EDUCAÇÃO SISTÊMICA- Uma prática possível em sala de aula
PARTINDO DO : O QUE FAZER PARA O COMO FAZER
A Pedagogia sistêmica nasce influenciada e respaldada pela perspectiva sistêmico-fenomenológica do alemão Bert Hellinger. A abordagem das constelações familiares surge como terapia e ao longo de 40 anos vem paulatinamente sendo aplicada em diversas áreas : pedagogia, empresas, saúde e jurídica.
O contexto educacional é especialmente desafiador, é um sistema de entrelaçamentos de famílias. Um hub ou nó de rede, como se costuma dizer na área da tecnologia. Neste nó de rede se encontram famílias dos professores, dos colaboradores da escola, dos alunos e também daqueles que criam e gerem as políticas públicas na área da Educação. Em meio a este nó estão as crianças/adolescentes de um modo geral e, de forma especial as chamadas crianças ‘’difíceis’’ ou ‘’alunos-problema’’.
Para Bert nenhuma criança/adolescente é difícil. O sistema é difícil. Algo na família está fora de ordem. A desordem principal de uma família é que alguém foi excluído ou esquecido. O que então uma criança ‘difícil’ faz? Olha para aqueles que foram excluídos.
Os professores, gestores escolares e colaboradores também trazem para o ambiente escolar e para a sala de aula as questões relativas aos seus sistemas de origem. Professores com dificuldades nas relações com os alunos, seja por submissão a estes, seja por autoritarismo revelam desordem hierárquica em seus sistemas de origem. Estariam ocupando seu lugar no sistema/família de origem?
A percepção dessa desordem e algumas alternativas sistêmicas poderão ser a sementinha do novo rumo que tanto esperamos da Educação, isto porque estes e outros conflitos podem ser amenizados se aplicadas as ordens ou leis sistêmicas no ambiente escolar. Professores, direção, alunos e pais de alunos conectados com sua ancestralidade proporcionam a leveza e a liberdade que buscamos para o avanço que tanto esperamos.
Como buscar esse olhar sistêmico, como perceber algumas desordens e desequilíbrios que podem estar comprometendo o aprendizado dos alunos? Como refletir sobre a prática pedagógica e realinhá-la? Como perceber algumas aplicações sistêmicas em sala de aula? Esse é o conteúdo da próxima palestra no Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baronesa): A Educação um novo olhar do COMO FAZER em lugar de O QUE FAZER.
Maria Cláudia Cabral - Atriz, advogada sistêmica, terapeuta e consteladora familiar, criadora do método Amor que Une e Juracy Christina Guimarães –Pedagoga e Educadora sistêmica (em formação).


Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. Cadastre seu evento cultural em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural     
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.