São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

4ª Edição "MUSIK-Expedition: Expedição Musical São João del-Rei" . De 19 a 31 de agosto . 2019

Data

31/08/2019

Cidade

SJDR

Descrição

 

A quarta edição da MUSIK-Expedition: Expedição Musical em São João del-Rei está chegando. Entre 19 e 31 de agosto de 2019, o festival promove concertos e recitais de música clássica, popular e autoral, além de oficinas e palestras em vários espaços culturais da cidade. Os principais desafios do festival são: a formação de uma orquestra e coral para homenagear o bicentenário do Pe. José Maria Xavier, a formação de um grupo de choro em homenagem ao centenário do professor Oswaldo de Paula, o precursor do ensino de música popular no Conservatório conhecido como ‘Seu Oswaldo’, e a reunião de diversos músicos e compositores locais para o concerto de encerramento. O festival é fruto de um programa de intercâmbio e residência entre São João del-Rei, América Latina e Alemanha. Este ano, a Expedição Musical recebe 3 tripulantes da Universidade de Koblenz-Landau (Alemanha) e 5 tripulantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que se integram aos músicos locais. Serão 13 dias de festival, 5 dias de concertos e recitais, além de 10 oficinas, palestras e workshows.

A MUSIK-Expedition: Expedição Musical é um festival internacional de música plural fruto de um programa de intercâmbio e residência artística entre São João del-Rei, América Latina e Alemanha, que chega a sua 4a edição entre 19 e 31 de agosto de 2019. Desde sua criação em 2016, o Instituto Spix & Martius já propiciou o intercâmbio de mais de 60 músicos do Brasil e da Alemanha, entre estudantes e professores das Universidades de Koblenz-Landau, da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino Americana), da UFSJ e do Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier, instituições parceiras da Expedição. Além do intercâmbio com músicos e instituições estrangeiras, o festival promove uma grande integração entre as instituições musicais de ensino e membros das Orquestras locais e regionais. Este projeto visa transformar São João del-Rei em uma referência em intercâmbio acadêmico e residência artística no Brasil e no mundo. É um programa que estimula o turismo acadêmico e cultural na cidade, valorizando as principais vocações do nosso território: uma cidade rica em patrimônio musical, cultural, histórico, arquitetônico e natural. 

COLABORE COM A EXPEDIÇÃO MUSICAL
O festival é promovido de modo independente e colaborativo: O evento é realizado graças ao apoio da comunidade são-joanense e das empresas locais que acreditam na importância da continuidade deste intercâmbio cultural em nossa cidade. Os custos essenciais da Expedição são relativos à impressão de materiais de divulgação, cobertura audiovisual, alimentação e transporte da equipe e equipamentos necessários para a produção do evento. Precisamos do seu apoio! A colaboração de todos é essencial para garantir a viabilização sustentável das Expedições.

Contribua com o financiamento coletivo da Expedição Musical e receba a camisa da Expedição além de outras recompensas, doações através do link: www.kickante.com.br/campanhas/expedicao-musical


Programação completa:

16 de agosto: Recepção dos convidados, passeios e visitas guiadas por São João del Rei

19 de agosto - 20h Centro Cultural da UFSJ: Abertura oficial do Festival

19 a 23: Ensaios e workshops

- Recital de Músicos da Expedição – UNILA + Músicos locais
Data: 27 de agosto, terça-feira
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural da UFSJ
Descrição: Recital de músicos da expedição com participação de músicos latino-americanos, convidados da UNILA (Universidade de Integração Latino-americana), além de apresentações de tripulantes de Expedições anteriores, como o violonista Aires Starling.

 - Recital de Músicos da Expedição – UNIKOBLENZ + Músicos locais
Data: 28 de agosto, quarta-feira 
Horário: 20h30
Local: Conservatório Pe José Maria Xavier
Descrição: Trio da Universidade de Koblenz (Alemanha) se apresenta junto a músicos locais e o flautista Rodrigo Frade encerra a noite com música brasileira, rock e música clássica, acompanhado da flautista Ana Thereza Naback e Max Sales na viola caipira.

- Concerto do Grupo de Choro da Expedição - uma homenagem aos 101 anos do professor e compositor são-joanense Oswaldo de Paula
Data: 29 de agosto, quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal
Descrição: Apresentação do grupo de choro da Expedição, formado a partir da integração de músicos locais e dos convidados internacionais, em homenagem ao professor e compositor são-joanense Oswaldo de Paula.

- Concerto Orquestra e Coral MUSIK
Data: 30 de agosto, sexta-feira
Horário: 20h30
Local: Igreja do Carmo
Descrição: A Orquestra e coral formados por músicos do Conservatório, da UFSJ, das Orquestras locais e pelos convidados internacionais sob a regência deModesto Flávio presta homenagem ao bicentenário do Pe. José Maria Xavier, ilustre compositor da música sacra são-joanense 

- Concerto da nova Música Brasileira - compositores locais + convidados internacionais
Data: 31 de agosto, sábado
Horário: a partir das 18h
Local: Rua da Zona
Descrição: A Expedição Musical convida diversas bandas e compositores locais para uma noite dedicada à música que é feita na cidade, contemplando os mais diversos gêneros musicais, do rock ao popular, do instrumental ao cancioneiro. Uma noite que promete mostrar toda a riqueza e diversidade musical de São João del-Rei, integrando artistas locais e convidados internacionais na Rua da Cachaça.  

O festival promove 4 oficinas, 3 palestras e 3 workshows.

- ‘Pandeirada: Pandeiro para qualquer um’ com Thales Pereira
Data: 20/08, terça-feira e 22/08, quinta feira
Horário: 16h
Local: Centro Cultural da UFSJ
Descrição: a oficina ‘Pandeirada’ se propõe a gerar um contato com o pandeiro que permita a expressão pessoal através deste instrumento e também brincar com as diversas linguagens possíveis sem se limitar aos ritmos que tradicionalmente se utilizam dele. A proposta de Thales Pereira, percussionista e graduando em Educação Musical (UFSJ) é receber qualquer pessoa que tenha interesse em aprender brincando, desde pessoas que nunca pegaram no pandeiro até quem já tem um contato maior com o instrumento.  

- ‘Flauta transversal’ com Rodrigo Frade
Data: 21,22 e 23/08 (de quarta à sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier
Descrição: o flautista Rodrigo Frade, doutorando em sonologia (UFMG), tem como objetivo trabalhar aspectos interpretativos da flauta transversal em diversos estilos e formações musicais. Seja no samba, no choro, no jazz, na música clássica ou até no rock, a flauta se caracteriza pelo seu som inconfundível capaz de nos surpreender com melodias límpidas e passagens virtuosísticas. A sonoridade da flauta transversal faz parte do universo musical de diversas pessoas, músicos ou leigos. (nível médio/avançado)

- ‘A Harmonia do Choro’ com Álvaro Maia
Data: 26/08, segunda-feira
Horário: 15h
Local: Centro Cultural da UFSJ
Descrição: a oficina ‘A Harmonia do Choro’ com Álvaro Maia visa, através de análises harmônicas de choros difundidos, desenvolver no aluno noções básicas de harmonia e harmonização de melodias, interpretação das cifras e encadeamentos harmônicos, fundamentando assim, em seu fazer musical, os elementos inerentes à prática do gênero choro. Para participar, não é preciso ser um expert, basta ser curioso e se interessar pelo universo do choro e sua harmonia peculiar.

 - 'Spix, Martius e os povos indígenas brasileiros' com a Prof. Dra. Leônia Chaves
Data: 19/08
Horário: 19h
Local: Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baronesa)
Descrição:  a professora da UFSJ,  doutora em História pela Unicamp, Leônia Chaves nos conta um pouco sobre a relação dos pesquisadores alemães Spix e Martius com os povos indígenas brasileiros em sua viagem fascinante pelo Brasil, percorrendo cerca de 10.000km pelo Brasil entre 1817 e 1820.

- 'Batuque na Torre: a musicalidade negra na linguagem dos sinos’ com Yuri Vieira
Data: 20/08, terça feira
Horário: 20h
Local: sala multimídia do Centro Cultural da UFSJ
Descrição: o percussionista, educador musical e pesquisador Yuri Vieira apresenta resultados de sua premiada pesquisa "Influência Africana na Linguagem dos Sinos de São João del-Rei" sobre a influência da musicalidade negra na linguagem dos sinos desta cidade. 

- 'ImaginaSom: música, fotografia e criatividade’' com Hélio de Thadeu
Data: 20/08, terça feira
Horário: 21h
Local: galeria do Centro Cultural da UFSJ
Descrição: o violonista e fotógrafo Hélio de Thadeu apresenta o workshow: 'ImaginaSom: música, fotografia e criatividade’’. O autor do livro “Efeitos Especiais em Fotografia: A Imagem Criativa” apresenta suas fotografias e técnicas criativas e inovadoras, enquanto toca suas obras para o violão em uma palestra-recital bem-vinda tanto para iniciantes, amadores e profissionais da fotografia, como também para os amantes da música instrumental.   

- ‘Manutenção e Conservação de Instrumentos de Corda’ com Daniel Mendes

Datas/horários/locais:
Dia 21/08, quarta-feira, às 17h no Departamento de Música da UFSJ, CTAN
Dia 28/08, quarta-feira, às 17h no Teatro do Conservatório. 

Descrição: O luthier Daniel Mendes, também luthier do Instituto Spix & Martius, dá dicas valiosas sobre como cuidar melhor do seu instrumento, falando sobre os três pilares da lutheria: a manutenção, a conservação e a regulagem de instrumentos de corda. Também serão ensinadas técnicas e métodos para limpeza e conservação do seu instrumento e dicas para  manuseio e regulagem.

- 'Harmonia, Improvisação e Composição' com Ian Guest
Data: 21/08, quarta feira
Horário: 20h
Local: Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baronesa)
Descrição: o imperfeccionista Ian Guest conversa conosco de maneira descontraída sobre Harmonia, Improvisação e Composição, apresentando ao piano algumas de suas obras e compartilhando conosco um pouco de seu vasto conhecimento sobre composição, harmonia e improvisação na música popular brasileira. É uma oportunidade imperdível de conversar e conhecer de perto a vasta obra deste grande professor, músico e compositor húngaro radicado no Brasil.  A noite de quarta termina com o Forró na Galeria da Expedição Musical no Barteliê. 

- 'Usos não-convencionais da viola caipira' com Pedro de Lacerda
Data: 23/08, sexta-feira às
Horário: 20h
Local: Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baronesa)
Descrição: o são-joanense Pedro de Lacerda, mais conhecido como Pedro da Gaita, explora novas possibilidades de uso da viola brasileira de 10 cordas, mais conhecida como Viola Caipira, nos apresentando a versatilidade deste instrumento. Com um repertório que flui pelo rock dos Beatles, o blues de Robert Johnson, a música cigana, a música árabe até desaguar na música popular brasileira e mineira, Pedro nos mostra que a viola é um instrumento eclético que pode ser aplicado em diversos gêneros e estilos musicais.

 

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. Cadastre seu evento cultural em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural  
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.