São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Feira do Choro especial Dia Nacional do Choro . Data de nascimento de Pixinguinha

Data

24/04/2010

Cidade

BH

Local

Feira Tom Jobim

Descrição

Feira do Choro
A capital mineira vai reverenciar o choro em grande estilo no dia 24/04, sábado. Para comemorar o Dia Nacional do Choro (23/04), data de nascimento do grande Pixinguinha, o projeto Feira do Choro, realizado todos os sábados na feira Tom Jobim (Av. Bernardo Monteiro, s/n, entre a Av. Brasil e a Rua dos Otoni – Funcionários) vai realizar uma grande roda, composta por expoentes do gênero em BH. Ausier Vinícius e Grupo Pedacinhos do Céu, grupo Bicho Carpinteiro, grupo Belo Choro (composto por integrantes do Clube do Choro de Belo Horizonte), Mozar Secondino, Zito e vários outros grupos que já passaram pelo projeto se reúnem numa grande roda. Será um grande encontro de gerações, gratuito e ao ar livre para todos!
Segundo a coordenadora do Feira do Choro, Beatriz Myrrha, a programação priorizou o encontro entre choristas. “Pensamos na integração, pois nesse dia, mais que uma homenagem, certifica que BH é um grande ponto do País para divulgação e permanência do choro, essa arte que tem uma linguagem sagrada, capaz de agradar a todos”. Outro foco é o encontro entre gerações. “É muito legal ver os novos músicos se inspirando e aprendendo com os mais experientes. E esses se revigorando, trabalhando e vendo o valor de suas arte”, ressalta Beatriz.

Programação
De 11h às 13h: Grupo Bicho Carpinteiro conta e toca a história do choro. O espetáculo perpassa a trajetória do choro intercalando grandes clássicos para ilustrar os momentos marcantes.

De 13h às 15h: Ausier Vinícius e grupo Pedacinhos do Céu, com o espetáculo “WALDIR AZEVEDO: este ilustre desconhecido”.

Das 15h às 16h: Grande Roda, com o grupo Belo Choro, do Clube do Choro/BH (formação 1)

Das 16h às 17h: Grupo Belo Choro (formação 2)

“WALDIR AZEVEDO: este ilustre desconhecido"
O nome já indica. O espetáculo é mais uma maneira que o músico mineiro Ausier Vinícius encontrou para homenagear os 30 anos da morte do grande mestre Waldir Azevedo. Autodidata, Ausier é proprietário de um dos mais importantes espaços musicais de Belo Horizonte, o “Pedacinhos do Céu”, também em homenagem a Waldir. Seu primeiro contato com a obra do cavaquinista foi aos 15 anos. A partir daí dedicou-se à pesquisa sobre a vida e obra daquele que se tornaria sua grande referência e inspiração musical. O espetáculo “WALDIR AZEVEDO: este ilustre desconhecido" ganhou a aprovação de uma pessoa fundamental: Dona Olinda Azevedo, viúva do mestre.

Grupo Belo Choro
Formado pelo Clube do Choro de BH, o Belo Choro tem formação livre, variando de acordo com cada apresentação. Todos os músicos fazem parte do Clube, que também é formado por apreciadores do choro. Para o espetáculo na Tom Jobim o grupo preparou duas apresentações distintas, contemplando uma gama maior de músicas. Vários bandolinistas, violonistas e saxofonistas, dentre outros, se reúnem no palco. O violonista do grupo 13 Cordas e integrante do Clube do Choro, Sílvio Carlos, adianta que o público vai presenciar o encontro entre três gerações. “Desde músicos veteranos como Mozart e Zito até a moçada que está estudando e aprendendo”, observa.

Saiba mais
As atividades culturais da feira Tom Jobim são idealizadas e desenvolvidas pelo Instituto Cultural Aletria e fazem parte do processo de revitalização do local, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte. O Aletria conta com a parceira da associação dos Expositores da Feira Tom Jobim e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e da Belotur.
Local: Feira Tom Jobim // Av. Bernardo Monteiro, s/n, entre a Av. Brasil e a Rua dos Otoni – Funcionários. Belo Horizonte - MG

Informações: (31) 3296-7903 e anapaula@aletria.com.br
Entrada Franca
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL