São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Comemoração dos 200 anos do batizado da serva de Deus Nhá Chica . de 23 de abril a 1 de maio

Data

23/04/2010

Cidade

Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno

Descrição

Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno comemora 200 anos do batizado da Serva de Deus Nhá Chica

“Deus, nosso Pai, Vós revelais as riquezas de Vosso Reino aos pobres e simples. Assim agraciastes vossa serva Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, com inúmeros dons: fé profunda, amor ao próximo e grande sabedoria. Amou a Igreja e manteve uma terna devoção à Imaculada Conceição.
Por sua intercessão, concedei-nos a graça de que precisamos... E dai-nos a alegria de vê-la elevada à honra dos altares. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.
( Campanha, 04/10/1998. + fr. Diamantino P. de Carvalho, Bispo Diocesano da Campanha)

No dia 26 de abril de 1810, Francisca de Paula de Jesus, a Serva de Deus Nhá Chica, foi batizada na Capela de Santo Antonio no distrito de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, pertencente a São João del-Rei. Da antiga Capela, restam apenas as ruinas de seus alicerces nas cercanias do distrito e uma pia batismal, provavelmente a mesma que batizou Nhá Chica há 200 anos atrás. Esta encontra-se na atual Capela de Santo Antonio do referido distrito.
A Serva de Deus Nhá Chica era filha da escrava Isabel Maria. Passou boa parte de sua infância por aqui, até que com 8 anos mudou-se com seu irmão Theotônio para Baependi. Foi lá que, com humildade absoluta, devotou sua vida aos necessitados e revelou sua indiscutível capacidade de interceder junto à Nossa Senhora da Imaculada Conceição em favor daqueles que a procuravam. Ainda em vida Nhá Chica era chamada de “Santinha de Baependi”.
O processo de beatificação de Nhá Chica aguarda a publicação pelo Santo Papa Bento XVI. O processo de sua causa foi concluído em 1998 e a Positio com o Milagre foi publicada em 2002. Em Baependi foi aberto o Ano Jubilar para comemorar os 200 anos do Batismo de Nhá Chica e durante todo o ano de 2010 estão previstas atividades, sendo que no mês de fevereiro foi lançado um selo e um carimbo alusivo ao batizado. Agora no mês de abril estão previstas celebrações a partir do dia 26 culminando com chegada de romarias no dia 01 de maio.
Nós, de São João del-Rei e do distrito de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, iremos celebrar a data com eventos marcantes, mesmo que simples para prestar nossa homenagem a nossa conterrânea que é exemplo de vida coroada de êxito e sucesso no amor ao próximo, como tantos outros são-joanenses, mas com a diferença de que Nhá Chica era filha de escrava, negra e analfabeta.
Brevemente o Brasil terá a primeira Santa nascida em suas terras. E São João del-Rei é sua terra natal e devemos nos preparar para isso, reservando um lugar especial para que a nossa “Santinha Nhá Chica” possa ser venerada.

Programação
- 23 (sexta-feira) e 24 de abril (sábado) às 19 horas e 25 de abril (domingo) às 9:30 horas com celebração eucarística
Triduo na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno.
- 26 de abril - 19:30 horas – Dia do Batizado
Celebração Eucarística na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno;
Inauguração do quadro com o Batistério de Nha Chica;
Caminhada noturna ao local das ruinas da antiga Capela de Santo Antonio onde Nhá Chica foi batizada.
- 27 de abril - 06:00 horas
Saída da caminhada Pelos Passos de Nhá Chica por caminheiros peregrinos experientes com preparo físico para caminhar uma média de 35 Km por dia.
- 01º de maio – 06:00 horas
Romaria de ônibus de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno para Baependi no sábado. O ônibus sairá da estalagem (Praça Nossa Senhora de Fátima) em São João del-Rei às 05:45 horas e seguirá para o distrito do Rio das Mortes saindo da Praça principal às 06:00 horas. A previsão é chegar em Baependi para a missa das 11:00 horas e retornar na parte da tarde. Custo do ônibus: R$16,00.
O grupo que desejar e tiver preparo físico poderá sair de São João del-Rei na véspera, sexta-feira, no ônibus de 15:00 horas da Viação Sandra, pernoitar em Cruzília e percorrer cerca de 15 Km no sábado começando a caminhar por volta de 5 horas da manhã para chegar no horário da missa de 11:00 horas junto com todos os romeiros.

Observação: Todos os participantes usarão a camiseta comemorativa.
Interessados devem procurar membros do Conselho da Pastoral da Igreja de Santo Antonio do Rio das Mortes

Telefones de contato:
032 8867 7929
032 3374 1053
032 8434 7483
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL