Agenda Cultural - Evento

17ª Semana Nacional de Museus . Museu Regional de São João del-Rei . Programação completa . De 13 a 17 de maio . 2019

Data
13 Maio 2019  
Cidade
SJDR  
Mais informações
 


Livro com temática indígena produzido pela equipe do Museu Regional é destaque no evento.

O Museu Regional de São João del-Rei preparou uma série de atividades para a 17ª Semana Nacional de Museus, que ocorre entre os dias 13 e 19 de maio. Entre os eventos está programada a cerimônia de lançamento do livro “Será que tem indígena aqui?” – produzido pela equipe da instituição e publicado com apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Além da publicação, ainda estão programadas uma Expedição do Regional às pinturas rupestres da Serra do Lenheiro (dia 13); uma Seminário realizado pela UFSJ (dia 16); e palestras sobre a temática do livro promovidas em duas escolas da Rede Pública Estadual (dias 14 e 17). Promovida anualmente pelo Ibram, a Semana de Museus é uma celebração cultural que envolve instituições museológicas de todos o país em um mesmo assunto. Este ano, o tema apresentado foi “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”. Segundo o diretor substituto do Museu Regional, Diego Felipe Garcia, a instituição buscou no passado um modo de preservar as tradições no amanhã. “O melhor modo de pensar o futuro das tradições é buscando entender o seu passado e como ela ainda se mantém no presente”, comenta.

Programação completa:

Expedição do Regional – Pinturas Rupestres da Serra do Lenheiro
13 de maio – a partir das 7h30
Local de partida: Museu Regional
Caminhada de aproximadamente 12km, partindo do Museu Regional em direção às Pinturas Rupestres da Serra do Lenheiro. O evento conta com mediação do guia de turismo Luiz Miranda. As inscrições devem ser feitas no Museu Regional (portaria lateral) até o dia 10 de maio.
Valor: R$ 10,00 (meia R$ 5,00)
Total de vagas: 20 pessoas

Palestra e apresentação do livro “Será que tem indígena aqui?”
Dia 14 de maio – às 7h
Local: Escola Estadual Evandro Ávila (Distrito do Rio das Mortes)
Apresentação com uma das autoras, Professora Paolla Andrade, sobre cultura indígena e o processo de produção do livro. O evento é voltado para os alunos, professores e funcionários da escola.

Cerimônia Oficial de lançamento do livro “Será que tem Indígena Aqui?”
15 de maio – 19h30]
Local: Museu Regional
Mesa Redonda com alguns dos colaboradores do Museu Regional responsáveis pela produção do livro. Debate sobre cultura indígena, o processo de pesquisa e elaboração da obra e as relações com o tema da 17ª Semana Nacional de Museus. Entrada gratuita.

Seminário “Existimos: Resistimos” – Mesa Redonda
Dia 16 – 19h
Local: Campus CTAN da UFSJ
Mesa redonda sobre o lançamento do livro, promovida como parte do Seminário Internacional “Existimos: Resistimos”, promovido pelo Grupo de Extensão e Pesquisa Casa Aberta, da Universidade Federal de São João del-Rei. Entrada gratuita

Palestra e apresentação do livro “Será que tem indígena aqui?”
Dia 17 – 10h
Local: Escola Estadual Iago Pimentel
Apresentação com uma das autoras, Bruna Lacerda, sobre cultura indígena e o processo de produção do livro.O evento é voltado para os alunos, professores e funcionários da escola.
 

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. Cadastre seu evento cultural em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.

 

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados