Agenda Cultural - Evento

I Seminário de Pós-Abolição e História Pública - UFSJ . De 21 a 23 de maio . UFSJ Campus Dom Bosco . 2019 .

Data
21 Maio 2019  
Cidade
SJDR  
Mais informações
 

I Seminário Pós-Abolição e História Pública

Há muito a historiografia indicou o fato de ter sido a antiga Comarca do Rio das Mortes, cuja cabeça era São João del Rei, a região de maior presença de escravos em Minas Gerais, que, por sua vez, foi a maior província escravista do Império. Portanto, a importância da presença negra na região é inquestionável. Muitas pesquisas já foram feitas, por diferentes perspectivas, sobre a escravidão. Mais recentemente os pesquisadores têm atentado para as experiências históricas da população negra no pós-abolição. Na historiografia brasileira, as pesquisas sobre o Pós-emancipação cresceram a partir dos anos 2000, rompendo com a visão clássica da análise eminentemente econômica e baseada na chamada "questão social" e marginalidade, abrindo para a presença do negro enquanto um sujeito histórico e atuante.

Tendo em vista esse panorama historiográfico e a importância da presença negra em Minas e, especialmente, na região de São João del Rei, é extremamente oportuna a realização de um Seminário voltado a essa temática, com a presença de pesquisadores de competência reconhecida de diversas regiões do país.

O Seminário contará com a participação de pesquisadores convidados de diferentes universidades do país, com pesquisas reconhecidas na temática do Pós-abolição e na proposta de atuação da história pública. Estarão presentes pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Centro Universitário Celso Lisboa.

O I Seminário de Pós-abolição e História Pública da UFSJ acontecerá entre os dias 21, 22 e 23 de maio de 2019, nas dependências da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Dom Bosco, São João del- Rei, Minas Gerais.

Mais informações em breve.
-------------------------------------------------------------------------------------------
PROGRAMAÇÃO
21 de Maio - Terça-Feira

14:00h às 17:00h - Credenciamento

19:00h - MESA REDONDA 1 - História Pública e a luta antirracista em Minas Gerais – Conversa com a participação de pesquisadores e lideranças ligadas à cultura negra em Minas Gerais, em especial da região de São João del Rei.

22 de Maio - Quarta-Feira

9:30h às 12:00h - Sessão de Comunicação 1.
14:00h às 17:00h - Sessão de Comunicação 2.

17:30h às 19:00 - MESA REDONDA 2 – Pretos Velhos: Religião, Arte, Política e História Pública – Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo (UFPA) e Professora Ms. Lívia Lima de Resende (doutoranda UFJF)

19:30h - MESA REDONDA 3 - História Pública e Memórias da Escravidão e da Liberdade -Professora Dra. Mônica Lima (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Professor Marcos Ferreira de Andrade (UFSJ) e Profa. Silvia Maria Jardim Brügger (UFSJ); Prof. Ms. Cleudiza Fernandes de Souza (doutoranda UFRJ).

23 de Maio - Quinta-Feira

9:30h às 12:00h - Sessão de Comunicação 1.
14:00h às 17:00h - Sessão de Comunicação 2.
17:30h às 19:00 - Atividade Cultural.

19:30h - MESA REDONDA 4 – História Pública e Festas - Profa. Dra. Lívia Nascimento Monteiro (Centro Universitário Celso Lisboa), Profa. Dra. Martha Abreu (UFF e UNIRIO) e Prof. Dr. Antonio Maurício Dias da Costa (UFPA)
-------------------------------------------------------------------------------------------
Inscrições para a submissão de trabalhos no link abaixo.
Link: https://seminarioposaboli.wixsite.com/seminarioposabolifbclid=IwAR1UHSnhcd9r7XxxGP8EYA_jYNiwiG1UyaBC_AqCXGDhClx_W0bP4Ffe7P8



Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 

Cadastre seu evento cultural em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.

 

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados