São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Semana Santa . Catedral Basílica de Nsra do Pilar . Programação de 19 de abril . 2019 .

Data

19/04/2019

Cidade

SJDR

Descrição

 
Foto: Marcos Luan


Confissões
HORÁRIO: 8h30 na Igreja de Nsra. do Rosário.

Matinas e Laudes
DIA: 19 de abril de 2019
HORÁRIO: 8h
LOCAL: Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Sermão das Sete Palavras
DIA: 19 de abril de 2019
HORÁRIO: 12h30min
LOCAL: Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Celebração da Paixão do Senhor
DIA: 19 de abril de 2019
HORÁRIO: 15h
LOCAL: Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro
DIA: 19 de abril de 2019
HORÁRIO: 20h30min
LOCAL: escadaria da Igreja de N. Sra. das Mercês.

- Os Atos Internos da Semana Santa serão presididos pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Sr. Dom José Eudes Campos do Nascimento, D.D. Bispo Diocesano de São João del-Rei. Contaremos com a colaboração do Excelentíssimo e Reverendíssimo Sr. Dom Waldemar Chaves de Araújo, D.D. Bispo Emérito de São João del-Rei e dos Reverendíssimos Srs. Sacerdotes: Mons. Flávio Camero Rodrigues, Mons. Juvenal Vaz Guimarães Filho, Mons. Luigi Valentini, Pe. Ramiro José Gregório, Pe. Alisson André Sacramento, Pe. Claudir Possa Trindade, Pe. Antônio Claret Albino, Pe. Hilton de Paula     Resende, Pe. Pedro Jesus Wiermann, Pe. José Nacif Nicolau, Pe. Delmar Cardoso-SJ, Pe. Paulo Afonso P. Ferreira, Pe. Vinícius Idelfonso Campos, Pe. Nelson Antônio Linhares de Souza C.Ss.R., Pe. José Lélis da Silva, Pe. Édio J. Moreira do Nascimento, Pe. Frei Francisco Alexandre Viana – ofm, Pe. Frei Antônio TeófiloSilva Filho – ofm, Pe. Frei João José de Jesus – ofm, Pe. Frei José Agnaldo Querubino – ofm, Pe. Frei João Ricardo Teodoro – ofm, Pe. Frei Arlaton Luiz Soares de Oliveira – ofm, Pe. Frei Moisés José Bastos – ofm, Pe. Frei César Cardoso Resende – ocd, Pe. Frei João Borges da Silva – CSSS e Pe. Frei Rafael Gomes dos Santos – O. de M.

- Associação dos Coroinhas de Dom Bosco da Catedral Basílica de Nsra do Pilar participará acolitando as cerimônias cantando o gregoriano dos Ofícios.

- Cerimoniário: Pe. Geraldo Magela da Silva

- Todos os atos internos e externos, terão como locutor sacro o Prof. Abgar A. Campos Tirado.

- Os Cursilhistas cuidarão, durante a Semana Santa, das coletas, da distribuição de folhetos e organização de filas para comunhão e confissão.

- As Confissões serão realizadas somente na Igreja de Nsra. do Rosário, nos horários especificados.

- Os irmãos e imãs do Santíssimo Sacramento deverão comparecer com as roupas pretas ou escuras para vestir opa ou murça.

- Pede-se às senhoras e senhoritas e aos senhores homens compareceram às solenidades com trajes adequados para a Igreja.

- As cerimônias serão transmitidas pelos seguintes canais de comunicação: 1-TV Campos de Minas: Ofício de Trevas na Quarta-feira Santa às 19h, Missa do Crisma (9h30) e Cerimônia de Lava-pés (20h30) na Quinta-feira Santa, Descendimento da Cruz na Sexta-Feira da Paixão (20h30), Santa Missa e Coroação de Nossa Senhora no Domingo da Ressureição às 19h.

- TV Aparecida: Descendimento da Cruz na Sexta-Feira da Paixão (20h30)

- Rádio São João del-Rei 970 AM, Rádio Emboabas 92,7 FM.

Comemora-se neste ano de 2019 o bicentenário de nascimento do egrégio compositor são-joanense Padre José Maria Xavier, nascido a 23 de agosto de 1819 e falecido a 22 de janeiro de 1887. Sacerdote exemplar, Padre José Maria exerceu sua sagrada missão cumprindo com sumo zelo todas as funções que lhe eram atribuídas, ou por ele voluntariamente procuradas, entre muitas outras o cargo de “Vigário da Vara”, o de dedicado professor, ou de incansável e entusiástico colaborador de nossas Irmandades. Como compositor, deixou-nos obras admiráveis e de marcante estilo pessoal, sobressaindo entre suas composições, a Missa da Assunção de Nossa Senhora, As Matinas de Natal e, de modo especial, para a Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento, a sublime música para a nossa Semana Santa. Nesta oportunidade, esta Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento vem prestar ao ínclito sacerdote e compositor as mais efusivas e respeitosas homenagens pela comemoração dos duzentos anos de seu abençoado nascimento.

Dom José Eudes Campos do Nascimento
Nossa Diocese de São João del-Rei, unidas todas as suas Paróquias, seus Vigários Paroquiais, Diáconos, seus Religiosos e Religiosas e todo seu Povo Santo de Deus, após a mais ansiosa espera por seu Pastor, de braços abertos, e muito mais que isso, com a mente e corações abertos, aqui recebemos e acolhemos o nosso Bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento. Eis que ele vem até nós e para nós constituído pelo Santa Padre o Papa Francisco, contendo em seu Brasão Episcopal o Dístico cujo lema “Servus in Charitate” é o princípio de sua ação Pastoral. Com efeito, certamente com base em expiração divina, muito bem e carinhosamente declarou o Papa Francisco em seu Decreto de nomeação de Dom José Eudes, para a nossa Diocese: “Meditando essas belíssimas palavras [o Papa faz referência a palavras de Santo Agostinho], enternecemos o sentimento de rebanho de São João del-Rei, que...espera por um novo moderador de sua vida diocesana.” Assim, é que, portanto nós aqui o recebemos e acolhemos a Dom José Eudes como nosso mui querido Pastor e Guia, com todo apreço, amizade, afeto e, sobretudo, como rebanho dócil aos seus ensinamentos e obedientes às suas palavras, pronto e aceitação e fidelidade ao seu exemplo. Recebemo-lo e acolhemos, sim, como deseja o Senhor Padre em seu Decreto, “como seu pai que dirige, o mestre que seja ouvido e guardião de almas para proteger.” Ficam, pois, aqui registrados nessa Homenagem de Acolhida os nossos mais auspiciosos votos de boas-vindas e êxito em seu trabalho, que é o pastoreio de seu novo Rebanho, sempre fiel e dedicado à sua Palavra, que é a própria Palavra do Senhor Jesus. Orgulhamo-nos incomensuravelmente por ter Vossa Excelentíssima e Reverendíssima em nossa Diocese como nosso Pastor e Guia!

- Atos Externos:

Os Atos Externos serão abrilhantados pela Banda de Música “Theodoro de Faria”, sob a regência do Maestro Tadeu Nicolau Rodrigues. Procissões: Senhor do Triunfo e Ressurreição, Enterro do Senhor.

- Atos Internos:

Os Atos Internos serão abrilhantados pela Orquestra “Ribeiro Bastos” sob a regência do Maestro Rodrigo Sampaio. Domingo de Ramos, Segunda e Terça-feira Santa – Santa Missa e Via Sacra Solene, Quarta-feira Santa – Ofício de Trevas, Quinta-feira Santa – Santa Missa da Ceia do Senhor, Lava-pés, Sexta-feira Santa - Ofício de Trevas, Sermão das Sete Palavras de Nosso Senhor, Solene Ação Litúrgica, Procissão do Enterro de Nosso Senhor. Sábado Santo: solene Vigília Pascal, Domingo da Ressurreição: Solene Missa Pontifical, Procissão do Santíssimo Sacramento, Santa Missa e Solene Coroação de Nossa Senhora. 


Programação completa disponível em saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/8423


Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 

Cadastre seu evento cultural em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.