São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

9º Festival de Fotografia de Tiradentes 2019 . Programação completa de 27 a 31 de março . 2019

Data

29/03/2019

Cidade

Tiradentes

Descrição

 

27/03/2019:

ABERTURA   QUARTA, dia 27, 20h
Apresentação do projeto Foto em Pauta na Estrada, que visitou Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Com Bruno Magalhães, João Castilho e Pedro David.

Dia 28/03/2019:

Palestras

Centro Cultural Sesiminas Yves Alves

Todos os anos o Festival de Fotografia de Tiradentes realiza uma série de palestras no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves (Rua Direita, 168, Centro Histórico) e em outros locais indicados abaixo. As atividades são oferecidas gratuitamente ao público, sem necessidade de inscrição prévia (apenas sujeito a limitação do espaço). As senhas para garantir a participação são distribuídas uma hora antes do início das atividades, e os eventos do Centro Cultural também serão transmitidos ao vivo no pátio do Centro Cultural.

ÁGUA MORTA   QUINTA, dia 28, 16hA artista mineira Marilene Ribeiro apresenta “Água Morta”, projeto sobre atingidos por barragens hidrelétricas no Brasil, desenvolvido no seu doutorado, defendido na University for the Creative Arts, Inglaterra, em conversa com a professora Anna Karina Bartolomeu (UFMG)

40 ANOS DE INTERFERÊNCIA  QUINTA, dia 28, 18h
Scott MacLeay, em conversa com Helena Leão, apresenta seu trabalho, concentrado principalmente na análise de pensamentos e sentimentos incursos em suas experiências pessoais.

TERRA EM TRANSE  QUINTA, dia 28, 20h
Diógenes Moura e Tiago Santana falam sobre o Solar Foto Festival, de Fortaleza, e a exposição Terra em Transe.

Palestras no Teatro Casa de Boneco – Rua Direita, 288

FOTOGRAFIA ANALÓGICA EM GRANDE FORMATO – 28/03 - QUINTA, 19h
César Barreto apresenta os fundamentos da operação de câmeras de grande formato, desmistificando uma suposta complexidade e enfatizando seu potencial como ferramenta de pesquisa pessoal.


Dia 29/03/2019
:

Palestras

Centro Cultural Sesiminas Yves Alves

Todos os anos o Festival de Fotografia de Tiradentes realiza uma série de palestras no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves (Rua Direita, 168, Centro Histórico) e em outros locais indicados abaixo. As atividades são oferecidas gratuitamente ao público, sem necessidade de inscrição prévia (apenas sujeito a limitação do espaço). As senhas para garantir a participação são distribuídas uma hora antes do início das atividades, e os eventos do Centro Cultural também serão transmitidos ao vivo no pátio do Centro Cultural.

FOTOGRAFIA E PATRIMÔNIO CULTURAL – SEXTA, dia 29, 14h Renato Soares apresenta o projeto Ameríndios do Brasil, mediação de André Vilaron (Iphan/Brasília)


ALINE MOTTA – JOGO DA MEMÓRIA  SEXTA, dia 29, 16h
Em Jogo da Memória, projeto de livro selecionado pela Bolsa ZUM/IMS, a artista une criação literária e pesquisa de imagens para tratar de sua história familiar, acompanhando parentes, como a tataravó Ambrosina Cafezeiro Gomes, que viveram no Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravatura. Usando fotos, textos e documentos, a artista pretende mergulhar no passado da família para narrar episódios entremeados por racismo, loucura e morte.

ROMY POCZTARUK   SEXTA, dia 29, 18h  
A artista gaúcha apresenta seu percurso artístico em conversa com a curadora, pesquisadora e crítica de arte Júlia Rebouças.

EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: VIAGENS E EXPERIÊNCIA  SEXTA, dia 29, 20h 
Cristiano Xavier conversa com João Marcos Rosa sobre a vida do fotógrafo viajante. Histórias e relações que são transformadoras em suas abordagens fotográficas da paisagem, natureza, vida selvagem e cultura.

Palestras no Teatro Casa de Boneco – Rua Direita, 288

JORGE BODANSKY – 29/03 - SEXTA, 16hExibição, comentada pelo autor, de vídeos com entrevistas sobre fotografia produzidos pelo cineasta para o site da revista ZUM.

SOBRE FOTOLIVROS E ENCONTROS – 29/03 - SEXTA,  20h30
Mateus Sá e Eduardo Queiroga apresentam seus livros “Lugar das incertezas” e “Cordão”, falam da Escola Livre de Imagem, do Pequeno Encontro da Fotografia e de outras experiências trazidas de Pernambuco.


Dia 30/03/2019:

Palestras

Centro Cultural Sesiminas Yves Alves

Todos os anos o Festival de Fotografia de Tiradentes realiza uma série de palestras no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves (Rua Direita, 168, Centro Histórico) e em outros locais indicados abaixo. As atividades são oferecidas gratuitamente ao público, sem necessidade de inscrição prévia (apenas sujeito a limitação do espaço). As senhas para garantir a participação são distribuídas uma hora antes do início das atividades, e os eventos do Centro Cultural também serão transmitidos ao vivo no pátio do Centro Cultural.

COLETIVO NEFA – SÁBADO, dia 30, 10h
Ana Sabiá, Dirce Körbes, Luciana Petrelli e Lucila Horn apresentam o trabalho desenvolvido em Florianópolis pelo Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA, dedicado a estudar, pesquisar e produzir pesquisas autorais em fotografia no campo da arte.

A REVISTA DO PATRIMÔNIO: O PATRIMÔNIO DO NORTE DO BRASIL SÁBADO, dia 30, 12h 
Marcela Bonfim (Amazônia Negra: povos, costumes e influências negras na floresta) e Paula Sampaio (ensaio “Delegacia de Casos Perdidos”). Mediação de Célia Corsino (superintendente Iphan/MG)

FOTOGRAFE MELHOR – SÁBADO, dia 14h 
O editor da revista Fotografe Melhor, Sérgio Branco, e o articulista Juan Esteves apresentam o trabalho de Gisele Martins e Rita Barreto.

MULHERES DO MAR – SÁBADO, dia 30, 16h
Luciano Candisani (SP) fala sobre o processo criativo por trás do seu ensaio fotográfico sobre as mulheres do mar, senhoras mergulhadoras da Coreia do Sul (todas entre 65 de até 90 anos de idade) que ainda afundam a dez metros de profundidade só com o ar dos pulmões. É uma tradição com mais de 400 anos de história. Esse trabalho é tema do filme Haenyo: a força do mar, em cartaz no canal natGeo e está prestes a sair em livro e exposição individual

PRÊMIO FOTO EM PAUTA – SÁBADO, dia 30, 18h
Gabriel Carpes, de Porto Alegre, vencedor do Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia apresenta o livro “Faltam Mil Anos de História”. O Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia é um prêmio para edição de livros de artistas brasileiros.  A realização é uma parceria entre o Foto em Pauta, a Editora Tempo d’Imagem e a Ipsis Gráfica e Editora.

TESTEMUNHOS PARA O NÃO ESQUECIMENTO – SÁBADO, dia 30, 20h
Mônica Maia (SP) e Bruno Magalhães (MG) apresentam o resultado da convocatória.

Palestras no Teatro Casa de Boneco – Rua Direita, 288

BACHARELADO EM FOTOGRAFIA DO SENAC (SP): 20 ANOS E SEUS PROJETOS SOCIOCULTURAIS – SÁBADO, 10h. Palestra com João Kulcsár

 REUNIÃO DA REDE DOS PRODUTORES CULTURAIS DA FOTOGRAFIA NO BRASIL – RPCFB – SÁBADO, 14h.

ELIANE VELOZO. Fotógrafa pernambucana apresenta seu projeto Senha Aberta, que envolve residências artísticas em diversos países.   SÁBADO, 19h
 

WORKSHOP

  28/03

·         Reinvenção da fotografia - Artista, críticos, pesquisadores.

·         Olhar Viajante - Valdemir Cunha.

·         Edição Fotográfica: estratégias e desapegos - Alexandre Belém.

 29/03

·         National Geographic: fotografia e Edição - Cris Veit e João Marcos Rosa.

·         Reinvenção da fotografia - Artista, críticos, pesquisadores.

·         Olhar Viajante - Valdemir Cunha.

·         Da poético ao prático: fotografia documental - Guy Veloso.

·         Fotolivro: três faces da página - Cláudia Tavares, José Diniz e Rony Maltz.

·         Um projeto de Fotografia - Rosely Nakagawa.

·         O autoral e o comissionado: confluências - Gustavo Lacerda.

·         Linguagem de corpo, de movimento e de cor em retratos autorais - Scott Macleay.

·         Imagens sem fronteiras-histórias de populações vulneráveis - Leo Dumond e Natália Martino.

30/03

·         Tratamento de imagem – cor + luz e presets - Henrique Ribas.

·         Impressão Fine Art Digital - Carlos Nascimento.

·         Reinvenção da fotografia - Artista, críticos, pesquisadores.

·         Olhar Viajante - Valdemir Cunha.

·         National Geographic: fotografia e Edição - Cris Veit e João Marcos Rosa.

·         Da poético ao prático: fotografia documental - Guy Veloso.

·         Fotolivro: três faces da página - Cláudia Tavares, José Diniz e Rony Maltz.

·         Um projeto de Fotografia - Rosely Nakagawa.

·         O autoral e o comissionado: confluências - Gustavo Lacerda.

·         Linguagem de corpo, de movimento e de cor em retratos autorais - Scott Macleay.

·         Imagens sem fronteiras-histórias de populações vulneráveis - Leo Dumond e Natália Martino.

         Conferir vagas disponíveis no site http://fotoempauta.com.br/festival2019/workshop/


EXPOSIÇÕES:
De 27 a 31 de março

Vento Sul
Curadoria: João Castilho e Pedro David
A exposição é resultado de uma viagem dos curadores às capitais dos estados da Região Sul.Local: Centro Cultural Sesiminas Yves Alves | Rua Direita, 168
Museu de Sant’Ana | Rua Direita, 93Participam:  Ana Sabiá (SC), Ágata Schmitt (PR), André Sanches (PR), Bruna Klim (PR), Camila Lima (PR), Diorgenes Pandini (SC), Dirce Kobes (RS), Fabiano Scholl (RS), Fábio Del Re (RS), Fernanda Chemale (RS), Fernanda Motta (PR), Francisco Santos (PR), Gabriel Carpes (RS), Iasmin Daher (PR), Janine Bello (PR), Larissa Guimarães (PR), Leo Caobelli (RS), Lu Berlese (PR), Lucas Pontes (PR), Luciana Petrelli (SC), Lucila Horn (SC), Luiz Carlos Felizardo (RS), Marco Favero (SC), Marcus Dutra (SC), Mariane Rotter (RS), Miriam Fichtner (RS), Orlando Azevedo (PR), Priscila Forone (PR), Rochele Zandavalli (RS), Selene Samartin (RS) e Vilma Slomp (PR)

Fragmentos do Onírico
Curadoria de Madu Dorella, Gabriela Sá e Anna Karina Bartolomeu. Exposição coletiva criada a partir de convocatória pública aberta pelo festival.
Local: Centro Cultural Sesiminas Yves Alves | Rua Direita, 168
Participam: Adriana Granado (SP), Alan Uchoa (CE), Allan S. Ribeiro (SP), Andrés Muñoz Valdivia (Chile), Angelo Bonini (RS), Artur Lahoz (MG), Carlos Alexandre Barradas (RJ), Daniela Rocha Agostini (SP), Daniela Paoliello (MG), Fabiano Rosas Rocha (PR), Felipe Campal (RS), Fernando Lutterbach (MG), Guilherme Carneiro de Lima (RJ), Ingrid Sachs (SP), Isabella Finholdt (SP), Jade Liz (MG), Jaozin (SP), João Paulo Lemos (MG), João Paulo Pereira (RJ), Joaquim Cantanhêde (MA), José Roberto Bassul (DF), Karina Martins (PA), Kika Antunes (MG), Laís Catalano Aranha (SP), Leco Jucá (AM), Letícia Zica (MG), Luiz Will Gama (ES), Li Vasc (PB), Marcelo Barbalho (CE), Maria José Cunha Martins (DF), Maria Portaluppi (Equador), Nino Rezende (MG), Paula Pedrosa (SP), Péricles Mendes (BA), Rafael M. Milani (SP), Rosceli Vita (MG), Sheila Oliveira (SP), Thales Varga (SP), Alves Filho (BA), Verônica Gazola (SC), Zé Renato (DF)

Ó Minas Gerais | Paisagens transitórias
Júa Pontés
Local: Capela de São João Evangelista | Rua Rua Padre Toledo, 242
Fotografia aérea dos vestígios da mineração em Minas Gerais. A real extensão e devastação humana, social e ambiental causada pela mineração, está escondida entre as montanhas de Minas, não sendo visíveis à maioria da população.

Fotolivros do Festival ZUM / Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista 2018
Local: Casa de Cultura da UFMG | Rua Padre Toledo, 158
Livros, catálogos e zines compõe a mostra, que é resultado da convocatória anual aberta e gratuita, organizada pela equipe da Revista ZUM.
 

Ameríndios do Brasil | Renato Soares
Local: Iphan Tiradentes | Rua da Câmara, 124
Registro fotográfico de várias nações indígenas pelo fotógrafo e documentarista Renato Soares, autor do projeto que consiste na documentação sistemática da rica diversidade étnica brasileira neste início de século XXI.

Água Morta
Local: Espaço UFMG Cultural – Quatro Cantos | Rua Direita, 5
Realização: Campus Cultural UFMG em Tiradentes
Resultado de uma pesquisa de quatro anos da fotógrafa Marilene Ribeiro, Água Morta conta a história das hidrelétricas a partir da perspectiva das pessoas que são atingidas por esses empreendimentos. Através de retratos construídos de forma colaborativa, depoimentos e textos, entre outros elementos, o trabalho toca na imaterialidade dos custos das barragens como um contraponto à percepção da hidreletricidade como energia limpa e sustentável que promove o desenvolvimento e combate o aquecimento global.


Retratos em Raio-X – Grupo Al-Químicos
Local: Espaço UFMG Cultural – Quatro Cantos / Rua Direita, 5
Realização: Campus Cultural UFMG em Tiradentes
A exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos com filmes de raio-x pelos Al-Químicos – Grupo de Pesquisa e Experimentação com Processos de Fotografia Química, da Escola de Belas Artes – UFMG. Participam: Adaiany Rodrigues, Adolfo Cifuentes, Angelo Arantes, Cláudio Nadalin, Cleber Falieri e Giovanna Almeida Cunha.


Selecionados ARTE691
Curadoria: Juan Esteves
Realização: Ciclo de Estudos da Fotografia
Local: Restaurante Estalagem do Sabor  | Rua Ministro Gabriel Passos, 280
Trabalhos de fotógrafos que participam do Ciclo de Estudos da Fotografia, no hub cultural ARTE691, orientados pelo fotógrafo Juan Esteves, em São Paulo. Autores que vem despontando no cenário da imagem brasileira, voltados para o momento mais contemporâneo da fotografia.
Participam: Alessandro Celante, Andrea de Castro de Angelo, Andréia de Marchi, Bruna Veloso, Fernanda Guimarães, Flávio Magalhães, Lala Bradshaw, Marcos Vampré, Margareth Leister Marisa Souza, Mirian Aguirre, Rodrigo Gabrieli, Sabrina Lisauskas, Thelma Penteado e Vanessa Poitena

Inside
Local: Confeitaria Tiradentes | Rua Direita, 176
Realização: Sociedade Fluminense de Fotografia
Trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Fotografia Contemporânea da Sociedade Fluminense de Fotografia.
Participam: Américo Júnior, Angela Roumillac, Antonio Machado, Antonio Paiva, Cíntia Ferreira, Cláudia Missailidlis, Eliane Heeren, Fabrício Arriaga, Gaston Hauer, Herbert Macário, Hilda Gaspar, Hyrinéa Bornéo, Joanna Kossatz, Mariana Pêgas, Pedro Kossatz e Simone Soares.
 

O Jogo da Bola
Iezu kaeru e Eustáquio Neves
Realização: Iezu kaeru através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura
Local: teatro Casa de Boneco | Rua Direita 288
 

Sonhar Não Custa Nada
Curadoria: Greice Rosa
Realização: A CASA – Fotografia e Arte Contemporânea – RJ
Local: Lyria Palombini Ateliê: Rua Direita, 183
AC Júnior, Ana Avelar, Ana Vitória Mussi, Anne Marie Maculan, Aparecida Silva, Bella Scorzelli , Bernardo Conde, Bia Herbst, Claudia Yamada, Edu Monteiro, Eustáquio Neves, Greice Rosa, Gustavo Speridião, Izabel Lucas, Laércio Leão, Marco Antonio Portela, Marcos Bonisson, Mauro Land, Nanda Cruz, Rafaela Celano, Renata Avelar, Ricardo Schmidit, Rogério Faissal, Simone Si.

           
Núcleo FAC
Coordenação e Curadoria: Beto Eterovick, Guto Muniz e Madu Dorella
Local: CasAzul Bistrô – Rua da Cadeia S/N – Tiradentes
Trabalhos selecionados de alunos do Núcleo de Estudos Fotografia Arte e Cultura de Belo Horizonte. O Núcleo FAC promove uma imersão no universo da fotografia autoral, possibilitando uma evolução consistente e o enriquecimento da trajetória individual de cada um de seus alunos.
Participam: Angelo Arantes, Eugênio Gurgel, Gui Mazzoni, Helena Rios,  Kika Antunes, Lívia Rebehy Queiroz, Sylvia Vartuli, Sylvie Moyen e Vânia Barbosa.
 

Lugar de Afeto
Curadoria e realização: Renato Negrão
Local: Espaço Cultural Eros Miguel Conceição  | Rua Resende Costa n° 71
A partir da pergunta: Pra onde você vai quando precisa de equilíbrio?, o curador Renato Negrão reuniu um grupo de fotógrafos de São Paulo para propor um ensaio que remetesse a este lugar – real ou metafórico.
Participam: Beatriz Tieko, Estela Fernandes, Gabriel Portela, Gabriel Rizaffi, Liana Azevedo, Maximo Hernandez, Malu Mesquita, Socorro Monteiro e Vera Resende

          
Ruir
Realização: Ateliê Oriente
Local: Plano B | Rua Mininstro Gabriel Passos, 79
Coletiva dos 8 fotógrafos da Galeria Oriente: Ana Carolina Fernandes, Ana Dalloz, Anna Kahn, Fabio Seixo, Kitty Paranaguá, Paulo Marcos, Thiago Barros e Walter Carvalho.


Delicadeza
Realização: Ateliê Oriente
Local:  Plano B | Rua Ministro Gabriel Passos, 79
Artistas expressam delicadeza em suas várias formas: Andrea Bracher, Andrea Elkind, Bia Serranoni, Caíque Costa, Carlos Matos, Carolina Amorim, Clara Carsalade, Fábio Meirelles, Humberto Moraes, James Patrick Suplicy Conway, Juliana Monteiro Carrascoza, Julio Cesar Guimarães, Lucas Gibson, Marcos Paulo Jones Maciel, Mateus Gomes, Miriam Ramalho, Monica Velloso, Paula Giordano, Rafaela Celano, Sandra Gonçalves, Sylvia Vartuli, Thais Cardim Bambozzi, Thelma Gatuzzo, Thomas Valentin, Virna Santolia


Rodrigo Albert: Trajetória
Realização: Casa do Lado
Local: Rua Israel Pinheiro Filho, 362, Bichinho, Prados (atrás da Igreja)
Rodrigo Albert apresenta obras do seu percurso artístico, que incluem fotografias, vídeos, esculturas e instalações, produzidas no Brasil, na França e no México.


Vôo… Liberdade! Lucy Monteiro Mayer
Realização e local: Restaurante Angatu | Rua da Cadeia, 38


O Beijo e o Porco – Marco Alves
Local: Thi Arte Galeria | Rua Direita 266
Curadoria: Rosely Nakagawa
Realização: Cultivarte


AFORA | Exposição Coletiva
Realização e Local: Cultivo | Largo do Ó, 13 – Centro
Quatro fotógrafos apresentam trabalhos de fotografia e filme que se entrecruzam em suas narrativas visuais subjetivas do não-objeto e no interesse em pensar a película fotográfica enquanto suporte e linguagem. AFORA realiza o movimento do olhar, dos corpos e espaços fotografados.
Participam: Diana Sandes, Gabi Carrera, Lucas Vaz e Vivi Giaquinta


Paz paros telhados | Andre Frade
Realização e local: Restaurante Sabor Rural | Estrada da Caixa d’Água, km 4

      
Biroska no Foto em Pauta | Exposição Coletiva
Realização e local: Biroska Santo Reis  Rua da Cadeia, 18 – Centro
 

Traços da Inculturação
Realização e local: Raiz Mineira Espaço Gourmet | Rua dos Inconfidentes 79 centro – Largo dos Malas

     
Amanhecer
Realização e local: Mercado Tunico | Rua Henrique Diniz, 155 – Centro

            
Ofício das Vertentes | Rubens Hermógenes Ferreira
Realização e local: Hamburgueria do Zé | Rua São Francisco de Paula,  23

 
Um olhar do Bichinho |  Sergio Aráujo
Realização e local: Restaurante Comida e Arte | Rua Moisés Pinto de Souza, 25 – Centro, Bichinho/Prados

Retratos da Folia | Márcio Pinto
Realização e local: Casa do Sino | Rua Custódio Gomes, 39

Lieve | Mirko Ostuni
Realização e local: Restaurante Gourmeco | Rua Direita, 10

 Informações: fotoempauta.com.br/festival2019

 Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 

Cadastre seu evento cultural em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.      

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.