Agenda Cultural - Evento

Inauguração Exposição "Palavra Sólida" . Jairo Fará . Museu Regional de SJDR

Data
10 Jan 2019  
Hora
19h  
Cidade
SJDR  
Mais informações



No dia 10 de janeiro, às 19h, o Museu Regional de São João del-Rei inaugura a exposição de poesia visual “Palavra Sólida”. A mostra reúne obras do artista e professor Jairo Faria Mendes - o Jairo Fará, como também é conhecido. Ele prova que a poesia é mais do que simples versos por meio de diversos suportes e técnicas, explorando o movimento, a imagem e até o som de seus textos. 
A poesia visual pode ser contemplada em forma de vídeos, cartazes ou mesmo objetos (como pratos e meias). Trata-se de um diálogo entre a literatura e várias formas de arte. Para esta exposição, Jairo também busca suportes contemporâneos, como projetores e telas de televisão. 
Segundo o poeta, Minas Gerais é um Estado com destaque na poesia visual, tendo como exemplo os nomes de Guilherme Mansur, Marcelo Dolabela e Sebastião Nunes. Além disso, seu trabalho ainda traz influências da poesia visual e concreta, assim como da arte conceitual. Para Jairo, a originalidade vem por trabalhar em um terreno ainda pouco explorado. 
Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Jairo já expôs no Inverno Cultural da UFSJ e na Casa de Contos em Ouro Preto. Suas obras já foram publicadas em jornais como Folha de São Paulo e Estado de Minas.

“Palavra Sólida” fica aberta no Museu Regional até 10 de fevereiro.



 

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados