São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Apresentação de resultados "Programa de professor Residente" . UFMG Cultural – Sobrado Quatro Cantos . De 07 a 14 de dezembro . 2018

Data

10/12/2018

Hora

20h

Cidade

Tiradentes

Descrição



Programa de Professor Residente tem apresentação de resultados no Sobrado Quatro Cantos

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes convida a todos para a apresentação dos resultados do Programa de Professor Residente do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, Diretoria de Ação Cultural (DAC), realizado no segundo semestre de 2018. 

Projetos: 

Aqui Nesta Casa Chega: Residência Teatral na Cidade de Tiradentes – Prof. Rogério Lopes

Embalados por acordes de sanfona, os Floristas passeiam pelas ruas e praças de Tiradentes e Dona Juta, por sua vez, brinca pela cidade, dando notícia de tudo que se passa ao seu redor. Os espetáculos são o resultado do projeto que percorreu nove bairros da cidade, realizando experimentos criativos. As peças dialogam com elementos do artesanato tradicional do Campo das Vertentes como cestaria, tecelagem manual e fibra de juta. A temporada em Tiradentes e São João del-Rei, é de 27 de novembro a 9 de dezembro. Também uma exposição sobre o projeto terá sua abertura, no Sobrado Quatro Cantos, no dia 7 de dezembro às 19h.

Lugares Imaginários – Tiradentes – Prof. Carlos Henrique Falci

Projeto de pesquisa que investigou de que forma as memórias dos moradores da cidade podem criar lugares de memória.  Com os fazeres e lembranças das pessoas, suas falas e silêncios e suas histórias, encontramos os lugares imaginários de memória de cada morador. De 07 a 14 de dezembro acontecerão pequenas intervenções em cinco bairros da cidade. Também, no Sobrado Quatro Cantos, localizado no centro histórico, acontecerá uma exposição com abertura no dia 7 de dezembro, às 19h e uma exibição de imagens fotográficas em frente ao Museu Casa Padre Toledo às 20h.

Plantas Úteis – Frei Veloso – Prof.ª Maria das Graças Lins Brandão

Projeto de pesquisa que recuperou informações e imagens de plantas úteis e medicinais publicadas na obra Flora Fluminensis, organizada em 1790 pelo botânico Tiradentino Frei Mariano da Conceição Vellozo. Além de parcerias com escolas públicas e associações comunitárias de Tiradentes, o projeto apresenta como um de seus produtos o catálogo Plantas Úteis e Medicinais da Obra de Frei Vellozo, que será lançado dia 7 de dezembro às 19h no Sobrado Quatro Cantos. Nele são apresentados dados e imagens, antigas e atuais, sobre 80 espécies, várias que ocorrem em Tiradentes e região.

 

SERVIÇO

Apresentação de Resultados – Programa de Professor Residente
Abertura
Museu Casa de Padre Toledo e UFMG Cultural
Dia 07/12 - 20h

Exposição: Sobrado Quatro Cantos (Rua Direita, 5, Tiradentes)
ocorre entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, das 09h às 16h.



Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.