São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

37ª Semana da Música . Programação dia 21 de novembro . Orquestra do Conservatório Estadual Pe. José Maria Xavier . 2018

Data

21/11/2018

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição


Foto: Assessoria de Imprensa


CEM  ORQUESTRA DO CONSERVATÓRIO - SÃO JOÃO DEL-REI
 O projeto da Orquestra do CEM SJDRei teve inicio em fevereiro de 2018 e tem como objetivo capacitar o aluno com um aprendizado rápido, fácil e objetivo, de modo que logo inicie sua prática instrumental. A experiência vivida em um ambiente de orquestra demonstra a importância da educação musical para o desenvolvimento de recursos e habilidades individuais e também para o desenvolvimento da sociabilidade não só entre os integrantes do próprio grupo, como também entre esses e as comunidades nas quais se realizam as apresentações públicas. Baseado nessa afirmativa se faz necessária a preparação e aperfeiçoamento dos instrumentistas, vivenciando as peculiaridades de uma orquestra, qualquer que seja sua formação e nível de seus membros.  Na prática de Orquestra, além de ensaiarmos repertório de fácil execução, trabalhamos escalas, exercícios de sonoridade, dinâmicas, produção de som, divisão de arcos, produção de timbres, priorizando exercitar técnicas específicas. A prática semanal da orquestra é uma extensão do trabalho do professor em sala de aula. A prioridade é um repertório de fácil execução, para que todos os alunos possam tocar com tranquilidade, fazendo da prática de orquestra um momento prazeroso e conseguindo, assim, um maior envolvimento e assiduidade dos alunos. Além disso, os alunos tem a oportunidade de tocarem em um grupo com o qual poderão se apresentar, envolvendo assim toda a comunidade. As aulas são ministradas semanalmente no CEM e ministradas pelos professores Milene Sacramento e Paulo Márcio Amaro.
(Texto de Milene Sacramento e Paulo Márcio Amaro)


Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier (CEM)

Endereço
Rua Padre José Maria Xavier, 164, Centro, CEP 36307-340, São João del-Rei-MG  
Telefone
032 3371 7672 . (fax) 032 3371 8781  
Email
conservatoriosjdr@gmail.com  
Website
www.conservatoriosjdr.com.br  
Atividades/Serviços
Fotos Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

Brasão do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. Homenagem em Tapete de Rua na Semana Santa cultural 2011. Foto: Alzira Agostini Haddad


A instituição é uma escola pública na qual ingressam crianças a partir dos 6 anos de idade, com objetivo de aprender música, através dos seus diversos instrumentos musicais. Além disso, há uma biblioteca com diversas partituras e CD´s que está aberta a todos os interessados para realização de pesquisa  
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
A instituição não tem nenhuma restrição em relação ao atendimento ao cidadão, pois os ingressos são tanto crianças de 6 anos de idade até pessoas da terceira idade. O período de inscrição é sempre nos meses de dezembro e janeiro, sendo neste último mês realizadas as matrículas.  
Parceiros
As orquestras são-joanenses, bandas musicais, Atitude CulturalSecretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Governo de Minas Gerais, que é o responsável pela Instituição.  
Data de início das atividades
A Instituição foi criada através da Lei Governador Juscelino Kubitschek, em 1951 e foi inaugurado em 1953, iniciando então suas atividades.  
Histórico da entidade
A inauguração do Conservatório, em princípio denominado Conservatório Mineiro de Música de São João del-Rei, se deu a 1 de março de 1953. A instalação dos cursos, com a aula inaugural, em 21 de março de 1953, no auditório da ZYI-7, Rádio São João del-Rei, proferida pelo Dr. Belizário Leite de Andrade Neto. Em 1960 passou a funcionar em prédio próprio situado na Rua Padre José Maria Xavier, 164, Centro. 
É uma escola da Rede Estadual de Ensino, sendo, portanto o Estado de Minas Gerais sua entidade mantenedora. O primeiro diretor do Conservatório foi o Prof. Vicente Ferreira da Silva (1953-1956), sendo sucedido pelo Prof. Emílio das Chagas Viegas (1956-1959), Prof. Sílvio de Araújo Padilha (1959-1969), Dr. Pedro de Souza (1969-1977), Prof. Abgar Antônio Campos Tirado (1977-1992), Prof. Hélio Magalhães de Oliveira (1992-1994), Prof. José Eustáquio Pimenta (1994-1998), Prof. Paulo Rodrigues de Miranda filho (1998-2007), sendo o atual diretor Prof. Anthony Claret Moura Neri.
Inicialmente foi criado para dar suporte às orquestras bicentenárias da cidade: Lira Sanjoanense (1776) e Ribeiro Bastos (1790), hoje continua com este propósito, mas ampliou muito sua área de atuação, abrangendo a formação de músicos para grupos diversos como: bandas de música, grupos de câmara, de música popular, de música sacra, etc.
O Conservatório participa ativamente dos eventos comunitários locais e da região onde se localiza. A participação é efetiva quando solicitado nas Escolas, entidades públicas e privadas, comemorações cívicas e religiosas. Mantém também parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, em diversos eventos. Acredita-se que o Conservatório, com as diversas ações realizadas, possa ser considerado uma das molas propulsoras, não somente da área cultural, mas também da educacional e do lazer da região.
Fonte: www.conservatoriosjdr.com.br

Agenda Cultural
A rica e variada agenda cultural está sempre exposta e atualizada junto ao site www.conservatoriosjdr.com.br, através da TV Campo de Minas e de jornais impressos como é o caso da Gazeta e Grafite.  
Responsável pelo órgão/cargo
Prof. Anthony Claret Moura Neri, Diretor  
 Público alvo para comunicação de atividades da entidade
O público alvo é bastante diversificado, compreendendo crianças, adolescentes e pessoas da terceira idade, principalmente os que fazem parte de atividades musicais e culturais da cidade.  

Mais informações

Conservatórios de Minas Gerais preservam cultura secular do estado
 
Único estado do Brasil com ensino público de música, Minas tem 12 Conservatórios Estaduais voltados para crianças, jovens e adultos 

Patrimônio histórico da humanidade, a musicalidade típica da cultura popular mineira envolveu, ao longo de mais de 300 anos, compositores, instrumentistas e cantores de diversos espaços, como igrejas, coretos das praças, teatros, festas, bailes, saraus e serenatas em sua construção. A sonoridade versátil de Minas Gerais inspirou o ex-governador de Minas Gerais (1951 a 1955) e ex-presidente do Brasil (1956 a 1961), Juscelino Kubitschek (JK), a propor, na década de 1950, a criação de Conservatórios Estaduais de Música (CEM’s).

Hoje, Minas Gerais é o único estado do Brasil que integra o aprendizado em música na rede pública de ensino e conta com 12 Conservatórios Estaduais de Música, geridos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), localizados no interior do Estado, voltados para crianças, jovens e adultos. Atualmente, os CEM's têm 31.281 alunos regularmente matriculados. 

Os primeiros seis Conservatórios foram criados por JK nas cidades de Diamantina (1970), no Vale do Jequitinhonha, Juiz de Fora (1955) e Visconde do Rio Branco (1956), ambos na Zona da Mata, Pouso Alegre (1954), no Sul de Minas, São João del-Rei (1953), no Campo das Vertentes, e Uberaba (1967), na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A institucionalização dos Conservatórios foi realizada somente em 1961, com a entrada do governador Magalhães Pinto, quando o Estado reiniciou os procedimentos de autorização para o funcionamento das escolas. A institucionalização nos moldes atuais ocorreu em 2011.

O objetivo central do visionário JK para os Conservatórios Estaduais de Música era a ampliação da formação de profissionais e apreciadores de música envolvendo compositores, cantores e instrumentistas, buscando ampliar a cultura do povo mineiro. Agora, 65 anos depois do pontapé inicial, as escolas são uma realidade e uma opção de formação profissional - a nível médio.

Os espaços trabalham por meio de audições, exercícios práticos e concertos, possibilitam que os estudantes participem de cursos como: 1) educação e sensibilização musical, abrangendo a formação inicial na área da música; 2) formação profissional a nível médio, com canto, técnica em instrumento; 3) cursos livres, com duração máxima de um ano letivo para atender as demandas específicas de capacitação de professores e requalificação de profissionais da música; 4) oficinas de curta duração, onde são trabalhados temas e assuntos relacionados à música ou à educação musical; 5) além de atividades em conjunto, visando o incremento da produção artística e cultural local dos Conservatórios, principalmente por meio da organização de grupos musicais para apresentações regionais.

As vagas disponíveis nos CEM's são destinadas, em sua maioria, aos alunos matriculados ou egressos das escolas públicas de educação básica, com faixa etária entre 6 anos e 15 anos. Os jovens e adultos que apresentam nível de conhecimento e formação superior – em cursos técnicos ou superiores – na área da Música podem ser beneficiados em cursos livres de curta duração ou oficinas previstas nas programações de cada escola.

Os Conservatórios fundados desde a década de 1950 estão localizados nas cidades de São João del-Rei (1953) – o primeiro conservatório do Estado -, Visconde do Rio Banco (1953), Juiz de Fora (1955), Pouso Alegre (1954), Leopoldina (1956), Montes Claros (1962), Ituiutaba (1967), Uberaba (1967), Uberlândia (1967), Diamantina (1970), mais um espaço em Uberlândia (1985), e Varginha (1985). Contudo, é possível dizer que a música de Minas ecoa para muito além dos limites de nossa serras e montanhas, capaz de encantar e de inspirar novos talentos. 

Programação completa da 37ª Semana da Música: saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/8082
 

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.  
 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.