São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

37ª Semana da Música . Programação dia 19 de novembro . Coral da ASAP e Coral da APAC . 2018

Data

19/11/2018

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição


Coral da ASAP - Foto: Iris Marinelli

Associação dos Aposentados e Pensionistas de São João del-Rei . ASAP



Endereço Rua Dario Bassi, 29 - Bairro Fábricas . Cep: 36301-192  
Telefone 032 3371 6193  
Email asap@mgconecta.com.br  


                   Atividades/Serviços
  • Assistência médica e hospitalar, via convênios, com clínicas, hospitais e consultórios de todas as especialidades;
  • Assistência psicológica, fisioterápica, odontológica, via convênios com clínicas e consultórios;
  • Assistência em farmácia, via Farmazap;
  • Ginástica especializada - grupos atendidos na sede da Associação;
  • Dança Sênior - grupos atendidos na Associação com profissional especializado e autorizado;
  • Assistência jurídica via advogados conveniados;
  • Descontos para associados no comércio em geral, via convênios com lojas e empresas;
  • Projeto Musical "Conte Conosco", que mantém um Coral, um Grupo de Serenatas e o programa Serenata na ASAP, que acontece na segunda e terça-feiras de cada mês, no salão da ASAP;
  • Via-Sacra Ecológica, de caráter ecumênico, que promove uma reflexão sobre temas diversos, privilegiando sempre o respeito à natureza, criatura e templo de Deus e acontece no sábado que antecede a Semana Santa, na Serra ou lugar assemelhado;
  • Projeto "Dia de Reflexão, Saúde e Lazer" que reúne associados em locais que permitam a prática de atividades físicas, de preferência ao ar livre, palestras e lazer. Inicia às 7 horas e termina às 19 horas;
  • Palestras - são realizadas em datas significativas, durante campanhas ou sugeridas por associados. Os temas são os mais variados e os palestrantes escolhidos enrte profissionais de reconhecida competência conforme o assunto;
  • Bailes - mensalmente, ou em datas especiais, se realizam bailes destinados aos associados e dependentes. Eles acontecem com música ao vivo, no salão da Associação;
  • Comemorações festivas - confraternização de aniversariantes, natalinas, páscoa, dia dos pais e das mães, aniversário da Associação, dia do idoso, etc;
  • O atendimento ao público é feito por voluntários que se revezam a cada dia da semana.
Eleitores idosos em São João del-Rei
Dados de 2.014 . Dados do Cartório Eleitoral 

Nº de eleitores de 60 a 69 anos:H - 3.321 M - 3.967 T - 7.288
Nº de eleitores de 70 a 79 anos:H - 1.514 M - 2.173 T - 3.687Nº de eleitores de 79 anos ou +:H - 480 M -    779 T - 1.259

O número de eleitores com mais de 60 anos ( idosos ) em São João del-Rei é:  12.234
- Na sua maioria são aposentados  
- Num total de 65.088 eleitores

 
            Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
a) FIliar-se ASAP . Condições:
- Ser aposentado ou pensionista de qualquer categoria profissional;
- Ser idoso (acima dos 60 anos, mesmo não sendo aposentado).
b) Documentação:
Identidade, CPF, documento que comprove o número do benefício (INSS) ou matrícula (funcionamento público), comprovante de residência, 2 fotos 3x4 do titular, nome e data de nascimento dos dependentes.
Uma vez cadastrado, o aposentado, pensionista ou idoso, passa a gozar de todos os benefícios pela Associação, desde que mantenha em dia suas mensalidades.
Para descontos em consultas médicas e exames, o associado deve marcar os mesmos e ágar uma guia da Associação. O pagamento, com o desconto conveniado deverá ser feito diretamente ao profissional escolhido.
Com a carteirinha da ASAP, na FARMAZAP, o associado tem direito a desconto de 15% em qualquer medicamento e mais 8% de desconto subsidiado pela ASAP, nas compras à vista. Nas compras a prazo, a FARMAZAP dá ainda desconto de 8% nos medicamentos.
Para participar dos grupos de ginástica e dança sênior, o interessado deve se inscrever conforme a disponibilidade de vagas nos diversos horários. O pagamento simbólico é feito diretamente aos responsáveis.
Para o Coral e Grupo de Serenatas, o associado interessado preenche uma ficha e aguarda conforme a disponibilidade de vaga.
O programa "Serenata na ASAP" não cobra taxa ou ingressos. Todos podem tocar, cantar, declamas poemas e a todos é oferecido um cafézinho com biscoitos, cortesia da Diretoria.
As palestras são abertas aos associados e pessoas interessadas e as confraternizações e comemorações que não forem de grupos determinados, são abertas aos associados em geral.
A Via-Sacra é aberta aps associados e ao público em geral e a Associação disponibiliza sempre dois ônibus para condução dos interessados ao local da atividade.  
             Parceiros
- Viação Presidente (opera ônibus municipais)
Tipo de parceria - a ASAP cede à empresa seu salão e outras dependências para cursos e/ou treinamentos de seus funcionários sempre que necessitam; a empresa oferece condução, na área do município, para os associados, em promoções da ASAP.

- COOBSERV - Cooperativa de Consumidores de bens e serviços, mantenedora da FARMAZAP. A ASAP é cooperada como pessoa jurídica, faz parte do Conselho Fiscal da Cooperativa e cede o imóvel onde está instalada a farmácia. A FARMAZAP tem atendimento personalizado para o aposentado, especialmente para o associadoda ASAP. Oferece desconto de 15% em qualquer medicamento nas compras a vista e 8% nas compras a prazo. Os diretores da Cooperativa são aposentados, associados da ASAP, são voluntários e têm como meta a criação de outras formas de benefícios aos aposentados e associados.  
            Data de início das atividades
06 de dezembro de 1987  
            Tipo de sustentabilidade econômica
A Renda da ASAP provém das mensalidades cobradas aos associados (atualmente de R$4,00 - quatro reais - por pessoa) e da taxa de administração dos planos de saúde SASC e PLAMED, no valor de  Histórico da entidade
É uma entidade de classe, sem fins lucrativos; reconhecida pela lei municipal de número 3085 de 27/10/1984, como de utilidade pública, fundada em 06 de dezembro de 1987. 
É filiada à FAP/MG - Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais e à COBAPI - Confederação Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos com sede em Brasília/DF. 
Tem por objetivos promover a defesa de interesses dos associados e, dentro de suas condições, seu bem estar físico, psíquico e sócio-cultural. 
Atualmente a ASAP conta com cerca de 5.500 associados, entre titulares e dependentes, os quais usufruem de todos os benefícios que a associação oferece. Para atender aos associados conta com uma equipe de 30 voluntários distribuídos em 4 unidades coordenadas pela ASAP e assim distribuídas: Na Sede - 17 voluntários; em Prados- 3; em São Tiago - 7 e, em Lagoa Dourada, 3. 
A ASAP tem sede própria cita à rua Dario Bassi, 29 - Bairro das Fábricas, onde mantém atendimento diário para orientações ligadas às questões de direitos dos aposentados e pensionistas através de convênios na área jurídica, para emissão de guias médicas para cínicas e consultórios conveniados, para recebimento de mensalidades de Planos de Saúde ( SASC e PLAMEDH ) e para esclarecimentos sobre os serviços oferecidos. 
Possui uma parceria com a COOBSERV 1 FARMAZAP, como cooperada, oferecendo subsídio de 8% nas compras a vista dos associados, além dos 15% que a farmácia oferece. 
Periodicamente promove palestras para integração dos associados através da informação, prevenção de doenças, promoção da cidadania e atualização de conhecimentos. 
Na sede, à rua Dario Bassi, 29, funcionam atividades como Dança Sênior, para desenvolvimento rítimico, memória, lateralidade, coordenação motora, equilíbrio, atenção, etc. e ginástica especializada para manutenção e recuperação da saúde física e mental, através de exercícios adequados, após avaliação médica. 
Através do projeto "Cante Conosco", a Associação mantém o Coral da ASAP e um Grupo de Serenatas que dispõem de uma sala adequada para seus ensaios. Pelo projeto, promove-se, às segundas terças-feiras de cada mês, o programa "Serenata na ASAP" , aberto a quem quiser participar. 
Em datas especiais comemorativas, promovem-se bailes para os associados, com música ao vivo. Uma vez ao ano, na véspera da Semana Santa, acontece a Via¬Sacra Ecológica na Serra do Lenheiro, sítio ecológicos e lugares de natureza privilegiada. 
Com tiragem de 2.500 exemplares, edita-se bimestralmente o Jornal da ASAP que traz notícias diversas, assuntos de interesse do aposentado e pensionista, textos literários, colaborações dos associados e é distribuído gratuitamente. 
A atual Diretoria, eleita em janeiro de 2008 para um mandato de 3 anos, está assim constituída: 
Presidente: IIson da Silva Neves Vice-presidente: José Demétrio Campos Tesoureiro: José Raimundo Pinto Secretária: Ana Virgínia Testoni da Cunha 
Diretora Social: Maria de Lourdes Silva 
Conselho Fiscal: Maria Cristina Pinto Camarano, Ari Garcia, José Rafael da Silva A ASAP possui Estatuto e Regimento Interno próprios.  



Coral da APAC - Foto: Cássio Adriano


APAC São João del-Rei

32) 3371-1631

Rodovia BR 265, Km 259,5 - Bairro Vila Jardim São José, 153

São João del-Rei - MG

 assessoria.apac.sjdr@gmail.com

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, bem como socorrer a vítima e proteger a sociedade. A APAC São João del-Rei está à dez anos trabalhando em prol da reinserção do condenado no meio civíl, oferencendo diversas atividades e mostrando que é possível a readaptação. Baseamos nossos metádos nas ideias de que “Do amor ninguém foge” e que é preciso “Matar o criminoso e Salvar o homem”, sendo realizados a partir de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família do sentenciado.

Breve histórico:

No ano de 2005 aconteceu a primeira audiência pública na cidade para debater a implementação do método APAC. Antes dos debates, um corpo de voluntários foram até a APAC de Itaúna para conhecerem o método e as estruturas necessárias para a criação do modelo prisional na cidade. Mas foi apenas em 27 de junho de 2008 que houve a inauguração primeiro CRS - Centro de Reeducação Social, na cidade, a cadeia do Cassoco. Nesta época três presos do sistema convencional foram para a APAC de Itaúna para se adequarem ao método, passado três meses eles voltaram para São João del-Rei e repassaram os conhecimentos para os primeiros  recuperandos da APAC são-joanense.

​Em 2011 foi fundada a APAC Feminina de São João del-Rei, abrigando recuperandas do regime fechado, semiaberto interno, externo, aberto e provisório. No mesmo ano começaram as obras da atual sede da APAC Masculina, com capacidade para 180 internos. Em 21 de novembro de 2013 foi inaugurada a sede, tendo a chegada dos internos em janeiro de 2014. A nova sede abriga os regimes fechado, semiaberto interno e externo, além de possuir espaços para oficinas, salas de aulas, biblioteca, etc.

​No ano de 2015 começaram as obras da nova sede da APAC Feminina, com capacidade para 80 internas. Em março de 2018 a sede foi oficialmente inaugurada, onde recebeu as primeiras recuperandas. O CRS feminino possui os regimes fechado, semiaberto interno, externo, aberto e provisório, além de auditórios, salas de aulas, etc.

​Durante os 10 anos de funcionamento a APAC são-joanense alcançou grandes méritos, como atingir a marca de 90% de recuperação, além de conseguir implementar novas atividades e parcerias entre a unidade e setores educacionais e profissionalizantes da cidade. O trabalho árduo reflete na posição da APAC são-joanense, sendo ela referência nacional e mundial na aplicação da metodologia.

​No ano de 2005 aconteceu a primeira audiência pública na cidade para debater a implementação do método APAC. Antes dos debates, um corpo de voluntários foram até a APAC de Itaúna para conhecerem o método e as estruturas necessárias para a criação do modelo prisional na cidade. Mas foi apenas em 27 de junho de 2008 que houve a inauguração primeiro CRS - Centro de Reeducação Social, na cidade, a cadeia do Cassoco. Nesta época três presos do sistema convencional foram para a APAC de Itaúna para se adequarem ao método, passado três meses eles voltaram para São João del-Rei e repassaram os conhecimentos para os primeiros  recuperandos da APAC são-joanense.

​Em 2011 foi fundada a APAC Feminina de São João del-Rei, abrigando recuperandas do regime fechado, semiaberto interno, externo, aberto e provisório. No mesmo ano começaram as obras da atual sede da APAC Masculina, com capacidade para 180 internos. Em 21 de novembro de 2013 foi inaugurada a sede, tendo a chegada dos internos em janeiro de 2014. A nova sede abriga os regimes fechado, semiaberto interno e externo, além de possuir espaços para oficinas, salas de aulas, biblioteca, etc.

​No ano de 2015 começaram as obras da nova sede da APAC Feminina, com capacidade para 80 internas. Em março de 2018 a sede foi oficialmente inaugurada, onde recebeu as primeiras recuperandas. O CRS feminino possui os regimes fechado, semiaberto interno, externo, aberto e provisório, além de auditórios, salas de aulas, etc.

Durante os 10 anos de funcionamento a APAC são-joanense alcançou grandes méritos, como atingir a marca de 90% de recuperação, além de conseguir implementar novas atividades e parcerias entre a unidade e setores educacionais e profissionalizantes da cidade. O trabalho árduo reflete na posição da APAC são-joanense, sendo ela referência nacional e mundial na aplicação da metodologia.



Programação completa da 37ª Semana da Música: saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/8082

 

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.  


Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.