São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

37ª Semana da Música . Programação dia 18 de novembro . Orquestra Lira Sanjoanense . 2018

Data

18/11/2018

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição


Brasão da Orquestra Lira Sanjoanense. Homenagem em Tapete de Rua na Semana Santa cultural 2011. Foto: Alzira Agostini Haddad

 


Orquestra Lira Sanjoanense

Imagens
Endereço
Rua Santo Antônio, 45 . Centro . CEP 36300-174  
Telefone
032 3371 8609  
Atividades/Serviços
 Brasão da Orquestra Lira Sanjoanense. Homenagem em Tapete de Rua na Semana Santa cultural 2011.
Foto: Alzira Agostini Haddad

Música Sacra  
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
É necessário conhecimento mínimo de música, a pessoa que se candidata deve ter conhecimento de leitura musical e solfejo.  
Parceiros
Irmandades Religiosas . Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês . Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte . Irmandade de Nossa Senhora do Rosário . Irmandade de São Gonçalo Garcia.  
Data de início das atividades
Fundada em 1776 em atividade ininterupta até hoje. É considerada a mais antiga em atividade, das Américas e a 2ª mais antiga do mundo, sendo a primeira, uma orquestra alemã.  
Tipo de sustentabilidade econômica
Irmandades Religiosas, casamentos, missas comemorativas de aniversários e bodas matrimoniais, missas fúnebres, ordenações diaconais e sacerdotais, etc.  
Histórico da entidade
Fundada em 1776, pelo Mestre de' Música José Joaquim de Miranda que, liderando um grupo de músicos - instrumentistas e cantores - deu ao grupo iniciante a denominação de Companhia de Música e posteriormente já no século XIX passou a denominar-se Orquestra Lira Sanjoanense. 
Segundo pesquisa divulgada pela UNESCO, a Orquestra Lira Sanjoanense é a mais antiga orquestra das Américas que desde sua fundação mantém suas atividades ininterruptas até o presente. 
Foi no seio da Lira Sanjoanense que floresceram grandes talentos musicais - compositores, instrumentistas e cantores - como, Francisco Martiniano de Paula de Miranda, Marcos dos Passos Pereira, José Raymundo de Assis, João Feliciano de Souza, Carlos José Alves e destacando-se sobremaneira o notável Padre José Maria Xavier (1819-1887), que dotou a música sanjoanense de inspiradas e belas composições, sem dúvida um dos motivos de São João del-Rei ser cognominada "Terra da Música".' 
As atividades musicais da Lira Sanjoanense são intensas e alcançam o elevado número de 272 apresentações obrigatórias, por ano, abrilhantando com sua música as solenidades e funções religiosas das seguintes entidades: Confrarias de N. S. da Boa Morte, de N. S. do Rosário, São Gonçalo Garcia; Arquiconfraria de N. S. das Mercês, Irmandades de S. Miguel e Almas, Santo Antônio de Pádua, SS. sacramento e várias outras atividades esporádicas. 
O acervo musical da Lira Sanjoanense é um dos mais importantes do Brasil pela impressionante quantidade de manuscritos nele contido, ressaltando-se partituras autógrafas dos compositores são-joanenses e brasileiros bem assim obras do repertório internacional em edições princeps. Esse acervo tem sido fonte de importantes pesquisas rnusicolóqicas, revelando no Brasil e no exterior a importância da Música Sacra de São João dei-Rei .
No presente a Lira Sanjoanense continua sua trajetória mantendo a tradição musical de São João dei-Rei, preservando a Música Sacra e as tradições religiosas da cidade da qual ela é parte importante. 


Programação completa da 37ª Semana da Música: saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/8082


Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.  

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, ajude a atualizar, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL