São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Espetáculo . Por um fio . Mimulus Cia. de Dança

Data

20/03/2010

Cidade

Belo Horizonte

Local

Grande Teatro do Palácio das Artes

Descrição

Foto: Guto Muniz
Foto: Guto Muniz













Vamos todos nos enrolar na trama da Mimulus! Como todo trabalho da companhia, este espetáculo é incrível, cheio de informações paralelas. Pois então, fiquem de olho em todos os detalhes do cenário, do figurino, das expressões dos bailarinos, etc..., etc... etc...
E corram! Normalmente os ingressos para os espetáculos da Mimulus se esgotam com dias de antecedência ao evento. E você não vai querer ficar nas mãos dos cambistas, não é?

Uma pincelada na história:
Arthur Bispo do Rosario era esquizofrênico paranóide e viveu internado 50 anos em um hospital psiquiátrico (Colônia Juliano Moreira – Rio de Janeiro), se recusando a receber tratamentos médicos e dela retirando subsídios para elaborar sua obra.
Em seu surto, recebeu a missão de recriar o mundo para apresentar a Deus no dia do Juízo Final.
Bispo do Rosário passou a produzir objetos com diversos tipos de materiais oriundos do lixo e da sucata que,
após a sua descoberta, seriam classificados como arte vanguardista e comparados à obra de Marcel Duchamp.

Os objetos recolhidos dos restos da sociedade de consumo foram reutilizados como forma de registrar o cotidiano dos indivíduos, preparados com preocupações estéticas, onde se percebem características dos conceitos das vanguardas artísticas e das produções elaboradas a partir de 1960.

Utilizava a palavra como elemento pulsante. Ao recorrer a essa linguagem manipula signos e brinca com a construção de discursos, fragmenta a comunicação em códigos privados.

companhia transpõe o fascínio pelos bordados, escritos, amontoados de Arthur Bispo do Rosário, para o emaranhado de braços e corpos que bordam coreografias. Fios elétricos, filamentos das lâmpadas incandescentes que se confundem com fios condutores das coreografias e com a sucata do trabalho dos bailarinos, que lhes servem de matéria prima para a composição da obra.

“Cenário e luz partem do emaranhado que tece a memória das coisas, dos inventários do mundo e de suas coleções, das repetições que reverberam o anonimato. Nele se fazem presentes luz e sombra, loucura, memória, o outro lado da vida intrincada no seu fazer." Ed Andrade

O figurino é insipirado na forma como os internos vestiam-se para os bailes da Colônia Juliano Moreira. Confeccionado, em sua maior parte, com o aproveitamento de retalhos e tecidos descartados. A exemplo das obras do Bispo, as peças são bordadas com textos, palavras e inventários. Trabalho realizado pelas “Meninas do Cafezal”.

Serviço
Evento: Por um fio – Mimulus Cia. de Dança
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Data: 20 e 21 de março
Horário: 20/03, 13h e 21h; 21/03, 20h
Duração: 1h
Valor: R$20,00 (inteira), R$10,00 (meia-entrada). * Meia-entrada conforme a lei
Classificação etária: Livre
Balcão de Informações: 3236-740020
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL