Agenda Cultural
21º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes . 300 anos . Programação completa . De 24/08 a 02/09 . 2018
Data
Cidade
Descrição
Atrações musicais instrumentais. *Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.
Shows Praça da Rodoviária
- Sexta | 24\08, às 19h | Victor Medeiros
- Sexta | 24\08, às 21h | Chadas Ustuntas Quinteto
Chadas Ustuntas é um quinteto com: Maíra Delgado no violão de 11 cordas, Leandro Domith na percussão, Marcelo Mattos no contrabaixo e Gladston Vieira na bateria.
- Sábado | 25\08, às 16h | Bloco Magnólia
Com o batuque do carnaval, o Bloco Magnólia se inspira nos cortejos de Jazz de Nova Orleans – Mardi Gras para trazer um ritmo diferente.
- Sábado | 25\08, às 20h | Ari Borger Trio
Mestre em piano blues, boogie woogie e hammond B3, Ari Borger é um dos principais pianistas do Brasil em atividade. Em mais de 25 anos de carreira, se apresentou ao lado de lendas como Johnnie Johnson e Pinetop Perkin e abriu o show de artistas como B.B.King. Em maio, o artista lançou seu sétimo álbum, Rock’n Jazz, ao lado de Marcos Klis, no contrabaixo acústico, e Humberto Zigler, na bateria e percussão, que juntos formam o Ari Borger Trio.
- Sábado | 25\08, às 22h | UFSJazz Big Band
Fundada em 2015, a UFSJazz BigBand proporciona aos participantes a vivência da prática de conjunto, em música popular, no formato das Big Bands. Este tipo de formação tem como característica principal a grande flexibilidade em relação ao repertório, permitindo a expressão musical em diversas linguagens e estilos da música popular internacional e brasileira.
- Domingo | 26\08, às 12h | Ventos e Vertentes
- .Sexta | 31\08, às 20h | Jazz Horizonte
Jazz Horizonte é um quinteto de jazz que mistura diferentes estilos musicais, aproveitando músicas já consagradas com releituras criadas especialmente para o show. Entre os integrantes estão o californiano Jimmy Duchowny, na bateria, o novaiorquino Mark Lambert, na guitarra, o inglês Nik Payton no saxofone, os mineiros Ulisses Luciano no trompete e Bruno Veloso no baixo.
- Sexta | 31\08, às 22h | Jazzidas
Formado em 2008, pelo músico e compositor Juarez Maciel, Jazzidas vem se apresentando em diversos espaços culturais, trazendo um novo som para cena de musica instrumental de Belo Horizonte. O grupo tem influências e referências de diversos estilos musicais, como os ritmos caribenhos, que vão da salsa cubana ao reggae Jamaicano. Esses são apenas alguns dos diversos ritmos que podem ser detectados no show do Jazzidas, sem deixar de mencionar os ritmos brasileiros, como o samba, o xote, que também marcam forte presença no repertório do grupo.
- Sábado | 01\09, às 16h | Cordas e Couros Quarteto
- .Sábado | 01\09, às 20h | Refinaria
- .Sábado | 01\09, às 22h | DelegasCia
Desde 2008, Thiago Delegado é o anfitrião da DelegasCia, uma jam session que acontece semanalmente em Belo Horizonte. O versátil violão sete cordas de Thiago Delegado é acompanhado por Aloízio Horta (contrabaixo), Cristiano Caldas (teclado) e André Limão Queiroz (bateria).
- Domingo | 02\08, às 12h | Sexteto Riviera
Grupo instrumental dedicado principalmente à execução de músicas francesas, eternizadas por compositores como Yan Tiersen , Edith Piaf, Michel Legrand, Charles Aznavour, Sidney Bechet, Paul Durand, além de classicos do tango de Piazzolla e Jorge Bragatto ,e alguns temas clássicos do jazz. O nome do grupo faz referência à Riviera francesa, considerada uma das regiões mais sofisticadas do mundo, portanto, uma busca pelo repertório que faça jus ao requinte da região.
DJ Cateb - Apresentação no intervalo dos shows
Produtor cultural em BH e fanático por música, DJ Cateb
iniciou sua carreira em 2005 e rapidamente começou a ser
requisitado para eventos de grande porte. O Conhecimento
musical, percepção de público e confiabilidade são suas
principais características.
Atrações Cênicas Itinerantes
Dê um nome para a boneca gigante!
A partir de domingo, dia 26/8, essa boneca gigante vai estar na cidade de Tiradentes!
O nome dela será escolhido pelo público com uma votação no local e também no @FarturaBrasil, no Instagram. Participe!
- 24 de agosto
17h – Cortejo: Coletivo Café com Birutas e Palhaço Maizena
Concentração ao Largo do Rosário
O cortejo envolve os transeuntes em muitas cores, músicas e brincadeiras. As birutas são brinquedos coloridos que também se inspiram nas karpas japonesas que ao serem erguidas dançam e ocupam o céu. A intenção é que os participantes do cortejo também manipulem as birutas, possibilitando que brinquem e experimentem o movimento que as birutas propõem ao corpo e ao espaço. Com muita energia e diversão, o Palhaço Maizena promete levantar o astral do cortejo.
- 25 de agosto
16h – “Naquele Bairro Encantado – Ep.I: Estranhos Visitantes”
Espaço Senac do Conhecimento
Um grupo de velhos mascarados visita um bairro ou região da cidade povoando o cotidiano dos moradores, comerciantes e transeuntes com imagens saudosistas do passado. No episódio I – Estranhos Visitantes, o público é convidado a fazer um passeio pelo bairro, no qual os mascarados realizam ações cotidianas e estabelecem relações com os moradores e transeuntes, e juntos compartilham lembranças, histórias e imagens. Teatro Público.
20h – “Naquele Bairro Encantado – Ep.II: Ensaio para uma serenata”
Início à Tv. Av. Professor Pinto esquina com R. Floriano Peixoto
No Episódio II – Ensaio para uma Serenata, os moradores são convidados a se juntarem aos os mascarados para fazerem uma serenata. Munidos de violas, cavaquinhos e instrumentos de percussão, o grupo sai pelas ruas oferecendo canções e poesias nas residências, em um ato de gentileza e valorização da memória coletiva da comunidade, de modo semelhante ao que ocorria nas antigas serenatas, nas quais os apaixonados ofereciam, com fervor, versos e canções à sua amada. O repertório musical constitui-se por canções populares brasileiras da década de 50 e 60. Teatro Público.
- 26 de agosto
11h – Palhaça Brisa – Janaina Morse
Praça Senac do Conhecimento
- 31 de agosto
17h – Sufoco – Circo do Sufoco
Praça Senac do Conhecimento
Sufoco esforça-se para colocar em cena todas as atrações de um grande circo. Mas ele conta apenas com um palhaço no elenco: ele mesmo! Em meio a confusões e tropeços, Sufoco revela-se um multi artista: é mágico, músico, malabarista e equilibrista! Um espetáculo cheio de virtuosismo técnico, comicidade e emoção.
- 1º de setembro
A Máquina de Histórias é uma grande brincadeira e uma oportunidade para o público leigo conhecer o mundo do teatro de Objetos. Estas divertidas Máquinas apresentam micro -espetáculos onde o público atua ora como Manipulador, ora com o Espectador.
12h – Máquina de Histórias – Grupo Aldeia
Praça Senac do Conhecimento
Lançamento do Minidicionário da Gastronomia
Iniciativa BH Airport na valorização da cultura mineira
Praça Senac do Conhecimento
15h – Sufoco – Circo do Sufoco
Praça Senac do Conhecimento
17h – Osquilibum – Grupo Matraca
Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves
100 lugares – Retirada de senhas 30min. antes
- 25 de agosto
12h – Trio Áurea Música
- 26 de agosto
15h – Cortejo Corporação São Sebastião
- 1º de setembro
11h – Adriana Abid, Gina Biavati e Salomé Viegas
- 2 de setembro
11h – Cortejo Banda Ramalho
- 24 de agosto: 20h – Sagrada Profana
A Fanfarra Feminina Sagrada Profana estreou nas ruas de Belo Horizonte no pré-carnaval de 2017, reunindo cerca de 50 mulheres, entre sopristas, batuqueiras e performers. Sua criação está intimamente ligada a recente explosão do movimento feminista no Brasil, com o propósito de ser um espaço de encontro, criação, empoderamento e voz para as mulheres.
- 24 de agosto: 22h – Un Autre Chat
O Un Autre Chat é um grupo jazzístico de Belo Horizonte (MG), adepto do peculiar segmento do gênero nascido na França da década de 30. Formado por Marcelo Luiz Barbosa (contrabaixo acústico), Mauro
Dell’Isola (violão), Guilherme Borges (Violão) e Matheus Félix (violino), o quarteto reproduz o gypsy jazz dançante dos bordéis franceses, estilo que ganhou notoriedade graças ao emblemático grupo Quintette
du Hot Club, cujos lendários músicos Django Reinhardt e Stéphane Grappelli abriram o caminho, tornando-se referências para o jazz mundial. O nome vem da junção de duas paixões, o jazz francês e o
seriado mexicano Chaves, do qual extraímos uma das suas marcantes frases: “Outro gato!”, traduzindo: Un Autre Chat!
- 25 de agosto: 17h - Gabriel Romano Gonzalez
- 25 de agosto: 20h - Thiago Delegado Quarteto
Desde 2008, Thiago Delegado é o anfitrião da DelegasCia, uma jam session que acontece semanalmente na A Casa de Cultura, região sudeste de Belo Horizonte. O projeto se consolidou de tal forma que virou documentário, “DelegasCia ao vivo”. O clima que permeia o ambiente, que recebe a cada semana um público animado, incluindo músicos da cidade e de fora tornou inevitável a comparação com o mais famoso movimento de música da capital mineira, uma espécie de Clube da Esquina contemporâneo.
- 25 de agosto: 22h - Terra Brasilinis
- .26 de agosto: 12h - Mari e Celi
Este show, dedicado aos bem pequenos e aos mais velhinhos, aborda em seu repertório músicas que fazem parte da memória afetiva de Marina Machado e Celinha Braga. O espetáculo é conduzido de forma alegre e emocionada, trazendo para o público uma atmosfera aconchegante de recordações e músicas que marcaram época para o povo brasileiro.
- 26 de agosto: 14h - Marcos Frederico Quinteto
Atualmente Marcos prepara um novo disco que será lançado em 2018. Em 2017, o compositor e bandolinista mineiro Marcos Frederico lançou álbum “Carnaval Cigano”. Já ganhou prêmios como melhor trilha sonora de teatro no Prêmio Sinparc 2018, Vencedor do XI Prêmio BDMG Instrumental em 2011 e eleito melhor instrumentista da décima edição do mesmo prêmio em 2010.
- 28 de agosto: 20h - Quinto Dia Útil
Grupo formado por professores do Conservatório Estadual de Música de São João del Rei, que já tocavam em outros grupos da região, mas que se uniram para divulgar este gênero brasileiro. O violonista e bandolinista do grupo- André Cascaes estendeu este projeto em uma oficina para os alunos da escola de música, que trabalham. Já representaram o conservatório em vários eventos da região. O nome sugere o dia do pagamento dos professores…
- 29 de agosto: 20h - Chora Genésio
Tudo é Relativo: Chora Genésio toca Ian Guest é um espetáculo que tem como principal objetivo difundir e divulgar parte da obra autoral de Ian Guest. E para isso, o Chora Genésio escolheu as composições que mais se aproximam do gênero Choro, já que este não é o único gênero explorado pelo compositor.O repertório conta também com alguns clássicos do choro que influenciaram a obra de Ian Guest.
- 30 de agosto: 20h - Trio Três Pontos
O trio três pontos foi formado através da amizade e parceria de três amigos músicos estudantes e hoje formandos da universidade Bituca, onde se reuniam para tocar e compor juntos. Teve seu início em 2016, fazendo pequenas apresentações no Café do Ponto de partida, em Barbacena, onde esperimentaram todo tipo de repertório, que ganhava vida nas melodias tocadas, formas e sons autênticos, onde quem frequentava o local, reconhecia aquele som onde é que ele esteja.
- 24, 25, 26, 28, 29 e 30/8: DJ Naroca nos intervalos
Criadora das festas Geleia Geral Brasileira e Baixo Ventre. Amante da música, apaixonada por vinis, colecionadora de sons, DJ Naroca gosta de ver as pessoas dançando. Samba, soul, salsa, funk, frevo, forró, mambo, maxixe, maracatu, coco, choro, cumbia, carimbó, jazz, afrobeat, lambada, rock, reggae, rap, sua pesquisa abrange diversos estilos e seus sets buscam a conexão com o público presente.
- 31 de agosto: 21h - Fabrício Conde
Há vinte anos, o músico Fabrício Conde dedica seu trabalho aos estudos da viola brasileira e da música popular instrumental, e, atualmente, em turnês pela América do Sul, pesquisa músicas produzidas nas comunidades rurais de alguns países. Destas viagens e vivências resultaram as composições gravadas no CD Fronteira, mais recente álbum de Fabrício.
- 31 de agosto: 23h – The B-shoes
B-Shoes é um Power Trio que mistura blues tradicional, como Buddy Guy e Albert Collins, rhythm & blues, como Ray Charles e Al Green, e classic rock, como Jimi Hendrix e Jack White. Quem leva esses ritmos para o palco são os músicos Jimmy Duchowny, Mark Lambert e Bruno Veloso.
- 1º de setembro: 16h - Aloizio Horta
Com uma carreira já bem consolidada sobretudo como contrabaixista, Aloízio Horta acumula mais de duas décadas de atuação profissional na área, que se desdobra também nas atividades como professor.
Em 2016, Horta lançou seu disco de estréia, mas, que passa longe de ser o trabalho de um estreante.O álbum – que foi batizado com o mesmo nome do instrumentista, traz dez faixas num mix das várias vertentes que o músico vem trabalhando ao longo da sua trajetória musical, com destaque para MPB, Jazz e música africana.
- 1º de setembro: 18h - Pequeno Céu
Fruto de dois anos de um intenso trabalho de composição e gravação, o disco Praia Vermelha é o resultado de um exercício de liberdade criativa, em que os seus integrantes Manuel Horta (guitarra), Ciro Trevisan (bateria), Matheus Rocha (guitarra, baixo e vibrafone), Renato Moura (percussões) e Bernardo Bauer (baixo e guitarra) exploram as possibilidades de uma música que se organiza como um reflexo imediato de seu constante processo de desenvolvimento.
- 1º de setembro: 21h - UFSJazz Big Band
Fundada em 2015, a UFSJazz BigBand proporciona aos participantes a vivência da prática de conjunto, em música popular, no formato das Big Bands. Este tipo de formação tem como característica principal a grande flexibilidade em relação ao repertório, permitindo a expressão musical em diversas linguagens e estilos da música popular internacional e brasileira.
- 2º de setembro: 14h - Flor de Abacate
O Flor de Abacate é formado por Silvio Carlos (violão 7 cordas e direção musical), Dudu Braga (cavaquinho), Ramon Braga (pandeiro) e Marcos Flávio (trombone) e procura em seu repertório, valorizar compositores de choro e músicas quase sempre inéditas (incluindo as dos seus integrantes), com arranjos próprios do grupo com formas e elementos inerentes à sua geração e época.
- 31/8, 1 e 2/9: DJ Aida nos intervalos
DJ Aida prepara o melhor setlist pra criar a atmosfera perfeita para você curtir o festival.
Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região.
Cadastre seu evento cultural em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente.
Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram.