São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Lançamento Documentário "Lenheiro a praia são-joanense" . Centro Cultural UFSJ . SJDR . 2018

Data

09/08/2018

Hora

15h

Cidade

SJDR

Descrição


Postado por: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=7076

URBE lança documentário "Lenheiro, a praia são-joanense"

 

O projeto de extensão “Urbe - Olhares sobre São João” da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) lança, às 15h desta quinta-feira, 9 de agosto, no Centro Cultural UFSJ, o documentário “Lenheiro, a praia são-joanense”. O evento pretende relembrar parte da história da cidade, que teve sua origem às margens do Córrego, popularmente chamado de “praia”, devido à abundância de água e areia branca ao seu redor. A entrada é gratuita.

Lenheiro, a praia são-joanense

O Córrego do Lenheiro é uma referência na história de São João del-Rei, sendo importante na construção da cidade e na identidade de seus moradores. No documentário, os moradores relembram fatos e relatam memórias sobre a praia do são-joanense, de como era antigamente, e destacam a sua importância para a cidade e região.

Camila Sottani, bolsista do projeto, conta que a ideia de falar sobre o córrego surgiu no final de 2017. “O Lenheiro é mais que um cartão histórico de São João, ele participa da história da cidade. É algo que todo mundo conhece, é impossível passar por aqui e não percebê-lo”, afirma.

Para Camila, o programa “está bonito, porque a gente consegue ver amor no depoimento dos quatro entrevistados. É bonito ver os gostos que essas pessoas tinham pelo Lenheiro.”.

URBE

URBE - Olhares sobre São João foi criado no segundo semestre de 2015 pelo professor Francisco ngelo Brinatti, do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ. No mesmo ano, foi submetido ao Edital Pibex, sendo aprovado como projeto de extensão em 2016. Em 2018, o projeto está completando três anos.

O objetivo é levar, por meio do audiovisual e de sua divulgação via redes sociais, um programa que valorizasse as pessoas e diversos temas da cidade que não conseguem muito espaço na mídia tradicional. O público-alvo são os moradores da comunidade, membros da Universidade, pessoas que vieram morar em São João e quem queira conhecer mais a cidade.

Atualmente, o Projeto Urbe, sob a coordenação do professor Francisco Brinatti, tem em sua equipe a bolsista Camila Sottani e 20 estudantes voluntários de variados períodos do Curso de Comunicação Social/Jornalismo.
Publicada em 08/08/2018
Fonte: ASCOM



Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 

 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.