São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Exposição Coletiva Pictoricidades . Centro Cultural UFSJ . 2018

Data

09/08/2018

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição




Exposição Pictoricidades

Exposição de Pinturas dos Artistas: Davi Baltar, Diogo Santos Bessa, Elmo Martins, Hugo Bernabé, Luiz Rocha, Maurício Kiffer, Paulo Jorge Gonçalves e Renan Henrique Carvalho

Não me venha lamentar mais uma vez sobre este suposto cadáver ou contar as inúmeras vezes que tal Fênix venha renascer. A pintura sempre foi - e será - uma das pontas de lança da expressão humana. Ela sempre será esta luta do ser humano. Neste exato momento, em qualquer canto deste planeta, alguém debruça com
seus pigmentos sobre uma superfície. A mostra Pictoricidades é sobre este fato simples. Trata-se de um recorte com oito nomes da cidade do Rio de Janeiro que põem em prática o ofício de ser pintor e de se jogar nesse embate.
Na seleção de pintores, encontramos dois colagistas: Elmo Martins e Maurício Kiffer, que pincelam com seus recortes, libertam a técnica, mesclam e praticam pintura. É justamente nesse flerte que Davi Baltar, um expoente da rua, traz a mágica da urbe para as suas telas e apresenta as cores do grafite com mensagens e atitude. Tal tendência e o caráter de uma arte expressionista ficam evidentes nos trabalhos de Hugo Bernabé e Luiz Rocha. Estilo pictórico que sempre se renova em pura sensibilidade.
A nova figuração, tão atual e esbanjando vitalidade, vem à tona com Renan Henrique Carvalho, Diogo Santos Bessa e Paulo Jorge Gonçalves. Pinceis furiosos cheios de conceitos de nossas contemporaneidades. E como dito, já que esses artistas estão em uma peleja, quais são as armas dessa nova luta? Compreender as estruturas é o fundamental para entender e conhecer a História da Arte com o intuito de construir a própria identidade. É necessário usar todas as estratégias: a imersão na urbe, que invade as instituições; a apropriação dos suportes; a coleta das inúmeras sugestões da vida contemporânea e das informações do designer; das histórias em quadrinhos; do grafite; da propaganda; e não esquecer, principalmente, a velocidade da internet. Aproveitando todos os temas, com olhos atentos e rápidos, flertando com o nosso folclore do dia a dia, com nosso erotismo, nossa política, nossa religião, nossas mestiçagens e nossos misticismos.
Toda energia a travar um embate e a chamar para a briga em um diálogo de invenção e tendências. Pintar, atualmente, é lutar com grandes mestres, brigar com grandes nomes. Uma luta um tanto quanto injusta perante a todo o trabalho que já foi feito. No entanto, é uma luta boa de perder.

Paulo Jorge Gonçalves
Postado por: https://www.facebook.com/events/196103877736191/



Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 

 




Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.