São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Musik Expedition . Expedição Musical de 06 a 18 de agosto de 2018 . Programação Completa

Data

13/08/2018

Cidade

SJDR

Descrição


Entre 6 e 18 de agosto, a terceira edição do festival MUSIK-Expedition: Expedição Musical acontece em São João del Rei e promove diversas oficinas, palestras, recitais e concertos de música clássica e popular, com músicos locais e convidados internacionais. As inscrições para participação nos workshops e oficinas do Festival estão abertas!


EXPEDIÇÃO MUSICAL 2018

O Instituto Spix & Martius, em parceria com a incubadora de projetos Forno Harmônico, promove a terceira edição da Expedição Musical: MUSIK-Expedition 2018 entre 6 e 18 de agosto em São João del-Rei. Este ano, o festival celebra a parceria entre Universidade de Koblenz-Landau (Alemanha), a UNILA - Universidade Federal da  Integração Latino-Americana, a UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei e o Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier. As instituições musicais da cidade e região das Vertentes, dentre as mais antigas das Américas, também são importantes parceiros da Expedição Musical e cedem espaço para ensaios e oficinas: Orquestra Ribeiro Bastos, Orquestra Lira Sanjoanense, Sociedade de Concertos Sinfônicos.

Entre 6 e 18 de agosto, a Expedição Musical passa pelo Conservatório, Museu Regional e Centro Cultural da UFSJ. Durante 13 dias de imersão cultural e residência artística, o festival internacional de música promove diariamente concertos, oficinas e recitais com músicos locais e convidados internacionais.

A Expedição Musical em 2018 reúne músicos das instituições locais e das tradicionais Orquestras da região, integrando-os aos professores, estudantes e músicos convidados de outros Conservatórios do Estado e Universidades do Brasil e do mundo, como a UNILA - Universidade da Integração Latino-Americana e a Universidade de Koblenz-Landau. O evento, em homenagem aos 200 anos da passagem dos pesquisadores alemães Spix e Martius por São João del Rei, celebra também os 199 anos de nascimento do patrono do Conservatório, o compositor e Padre José Maria Xavier. No total são esperados mais de 70 artistas envolvidos, dentre músicos locais e convidados internacionais envolvidos na Orquestra e grupos de câmara do festival. Além do grande concerto para piano e orquestra no encerramento do festival, com o pianista polonês Jakub Lojek, o evento promove passeios históricos e ecológicos, visitas guiadas, minicursos, palestras, oficinas, workshops, além de recitais de grupos de câmara e música popular locais. São esperados cerca de 20 convidados de diversas nacionalidades. O festival já recebeu propostas de inscrição de músicos de outros países da Europa e América Latina, como Argentina, Paraguai, França, Itália, Polônia, além da Alemanha. O Instituto Spix e Martius pretende atuar como uma espécie de 'embaixada cultural' fortalecendo o relacionamento e intermediando a relação de parceria entre as instituições. Assim, fomenta o intercâmbio musical e facilita a residência artística de músicos, estudantes, pesquisadores e professores por meio das Expedições Musicais em São João del Rei, dando visibilidade ao patrimônio musical da cidade na América Latina e na Alemanha.

Recitais, Concertos e Workshops de 06 à 18 de Agosto

Este ano, o festival conta com atrações diversificadas com apresentação de diversos grupos de câmera do clássico ao popular. Para a realização destes recitais e concertos, vamos ter a participação de músicos, professores, estudantes e alunos do Conservatório Estadual Pe. José Maria Xavier, UFSJ, Uni-Koblenz (Alemanha) dentre outros convidados especiais. Estes músicos devem se apresentar em recitais solo e\ou em grupo. Além destes recitais, teremos ainda concertos para orquestra de cordas do festival, que encerra com o concerto para piano e orquestra de Chopin, opus 21 .

07.08 terça-feira 20:00h
Cerimônia de Abertura e Recital de músicos da cidade 
Banda CEM
Trio Bola na Trave com Lucas Sales, Pablo Fernandes e Neivison Barbosa
Conservatório Estadual de Música PJMX

08.08 quarta-feira 20:00h
Concerto de Violões das Vertentes  + Músicos do Festival (ASSOVIO)
Conservatório Estadual de Música PJMX

09.08 quinta-feira 20:00h
Show Banda d`Retalho 
Conservatório Estadual de Música PJMX

10.08 sexta-feira 20:00h
A História do Piano em São João - Palestra e Recital de pianistas locais e convidados
Participação especial de Abgar Tirado e André Pires
Centro Cultural da UFSJ

13.08 segunda-feira 20:00h
Recitais: Os Cantores da Expedição
+ Músicos do festival
Conservatório Estadual de Música PJMX

14.08 terça-feira 20:00h
Recitais de Musicos do Festival: Piano e música de câmara
Trio CLAN - Piano, violoncelo e Violino - Beethoven
Conservatório Estadual de Música PJMX

15.08 quarta-feira 20:00h
Concerto de Violão
Duo a Zero - Alexandre Gismonti e Jean Charnaux - Assovio
Centro cultural da UFSJ

16.08 quinta-feira  20:00h
Concerto de Violoncelo - Christian Grosselfinger
Concerto de Música Eletroacústica - Luzilei Aliel
+ Apresentação de alunos da oficina de Música Eletroacústica de Luzilei Aliel e da oficina de Looping de Christian Grosselfinger 
Conservatório Estadual de Música PJMX

17.08 sexta-feira 20:00h
Concerto para Flauta e Piano - Carlos Batistela e Rodrigo Sampaio
+ Recitais de Musicos do Festival
Centro Cultural da UFSJ

18.08 sábado 20:00h
Concerto para piano e orquestra de Chopin, opus 21. Orquestra do festival sob a regência de Modesto Flávio e solo de Jakub Lojek
Conservatório Estadual de Música PJMX

21:30h - Festa de Encerramento no Kong Food Bar com musicos do Festival

Inscrições para as Oficinas
http://institutospixmartius.com.br/


Oficina de Lutheria: restauração e manutenção de violões com Daniel Mendes
Oficina de Celloop: uso de pedais de loop e efeitos com instrumentos diversos
com Christian Grosselfinger

Oficina de Música Eletroacústica - Princípios Básicos: do Concreto ao Algoritmo com Luzilei Aliel 

Descrição das oficinas

Oficina de Looping

Professor: Christian Grosselfinger

A utilização do loop é uma tendência que tem crescido atualmente no meio musical. É uma técnica que permite a gravação de áudio e sua reprodução de forma cíclica. É um excelente recurso incorporado à performance musical individual, possibilitando a criação de uma maior densidade sonora.
Como pode ser executado por uma única pessoa, permite ao músico maior autonomia, podendo ser aplicado aos diversos gêneros musicais. Permite a auto avaliação decorrente da escuta crítica pós execução, sendo excelente para a prática de solos e improvisações, auxiliando na composição musical. 
Estes recursos serão estudados e praticados nas oficinas, viabilizando Loops consistentes que enriquecerão a qualidade das apresentações. As atividades práticas serão realizadas em cinco aulas, com duração de três horas cada. Serão ministradas e analisadas as técnicas básicas do Looping e músicos consagrados na área. No encerramento do curso, será realizado um concerto com os alunos interessados.


Os participantes deverão providenciar fones de ouvido e, se possível, levar um computador com software ableton live (pode ser a versão gratuita
demonstrativa do link: https://www.ableton.com/en/trial/) ou um pedal de loop.


Oficina de Música Eletroacústica - Princípios Básicos: do Concreto ao Algoritmo

Luzilei Aliel


Nesta Oficina pretendemos oferecer uma visão inicial da música eletroacústica desde o seu início (música concreta, paisagem sonora, música elektronische, música acusmática) até as práticas mais recentes e atuais (live electronics, música algorítmica, música ubíqua). Vamos percorrer cinco reuniões de três horas cada, demonstrando algumas peças relevantes para a história da música, com foco na música eletroacústica e introduzindo participantes neste universo. Serão utilizados três softwares livres: Audacity, Pure Data e Purr Data , que nos permitem ter uma introdução consistente de técnicas e estéticas para a criação digital. Propomos uma finalização de curso com um concerto eletroacústico (em grupo ou individual) dos participantes para demonstrar o conteúdo abordado. 

Demanda e Infraestrutura - O workshop é voltado para o público de artes com ênfase em música (compositores, improvisadores, instrumentistas), no entanto, devido à sua natureza interdisciplinar é abrangente para programadores e entusiastas de música e tecnologia. Como o foco é nas artes, não é necessário conhecer programação, mas é interessante que o participante tenha conhecimentos básicos de computação, gravação e edição de áudio. O
software utilizado é gratuito, portanto não há necessidade de investimento para comprar os produtos. São necessários: um computador pessoal de cada participante, fones de ouvido, projetor, sistema de som (PA) stéreo ou superior.

Oficina de Restauração e Manutenção de Instrumentos de Corda

A Oficina de Restauração e Manutenção de Instrumentos de Corda tem como objetivo uma primeira abordagem sobre as técnicas e praticas na arte da restauração destes instrumentos. Restauração ou reparo é a arte de fazer com que o objeto recupere a qualidade e a aparência mais próximas possíveis da original. É necessário muita atenção para não danificar um instrumento de qualidade. Esta oficina será realizada a partir de aulas teóricas e praticas, proporcionando aos seus alunos um conhecimento mais amplo sobre as partes do instrumento e assim possibilitar a identificação de possíveis problemas e suas respectivas soluções. Serão trabalhadas técnicas de colagem, identificação de madeiras, verniz, reparos como pestana, rastilho, corda, tarraxa.

Você pode integrar a equipe de produção do Instituto Spix e Martius na realização da Expedição Musical em São João del Rei: MUSIK-Expedition (Brasil) - do dia 06 à 18 de agosto de 2018. Contamos com a colaboração de estudantes e agentes criativos locais nesta produção independente. O festival conta com a participação de músicos, estudantes e professores de instituições de ensino de música como: Universität Koblenz-Landau (Koblenz-Alemanha), UFSJ Universidade Federal de São João del-Rei, Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier (PJMX), além de músicos convidados das Orquestras e Bandas regionais: Ribeiro Bastos, Lira Sanjoanense, Banda Teodoro de Faria, Sociedade de Concertos Sinfônicos, Lira Ceciliana (Prados), Ramalho (Tiradentes). As demais contrapartidas, além do enorme aprendizado, da experiência de caráter internacional e do certificado de horas extra-curriculares, serão negociadas na primeira reunião da equipe em 15 de maio de 2018. O Instituto está empenhado na captação de recursos para garantir a viabilidade e sustentabilidade do Festival de modo independente, autônomo e colaborativo.

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 



Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.