São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Inscrições Oficinas "Musik Expedition" . 2018

Data

01/08/2018

Cidade

SJDR

Descrição



 Oficinas

Oficina de Lutheria: restauração e manutenção de violões

com Daniel Mendes

Oficina de Celloop: uso de pedais de loop e efeitos com instrumentos diversos

com Christian Grosselfinger

Oficina de Música Eletroacústica - Princípios Básicos: do Concreto ao Algoritmo

com Luzilei Aliel 

Leia abaixo a descrição de cada oficina

Oficina de Looping

Professor: Christian Grosselfinger

A utilização do loop é uma tendência que tem crescido atualmente no meio musical. É uma técnica que permite a gravação de áudio e sua reprodução de forma cíclica. É um excelente recurso incorporado à performance musical individual, possibilitando a criação de uma maior densidade sonora.

Como pode ser executado por uma única pessoa, permite ao músico maior autonomia, podendo ser aplicado aos diversos gêneros musicais. Permite a auto avaliação decorrente da escuta crítica pós execução, sendo excelente para a prática de solos e improvisações, auxiliando na composição musical. 

Estes recursos serão estudados e praticados nas oficinas, viabilizando Loops consistentes que enriquecerão a qualidade das apresentações. As atividades práticas serão realizadas em cinco aulas, com duração de três horas cada. Serão ministradas e analisadas as técnicas básicas do Looping e músicos consagrados na área. No encerramento do curso, será realizado um concerto com os alunos interessados.


Os participantes deverão providenciar fones de ouvido e, se possível, levar um computador com software ableton live (pode ser a versão gratuita
demonstrativa do link:https://www.ableton.com/en/trial/) ou um pedal de loop.


Oficina de Música Eletroacústica - Princípios Básicos: do Concreto ao Algoritmo

Luzilei Aliel


Nesta Oficina pretendemos oferecer uma visão inicial da música eletroacústica desde o seu início (música concreta, paisagem sonora, música elektronische, música acusmática) até as práticas mais recentes e atuais (live electronics, música algorítmica, música ubíqua). Vamos percorrer cinco reuniões de três horas cada, demonstrando algumas peças relevantes para a história da música, com foco na música eletroacústica e introduzindo participantes neste universo. Serão utilizados três softwares livres: Audacity, Pure Data e Purr Data , que nos permitem ter uma introdução consistente de técnicas e estéticas para a criação digital. Propomos uma finalização de curso com um concerto eletroacústico (em grupo ou individual) dos participantes para demonstrar o conteúdo
abordado. 

Demanda e Infraestrutura - O workshop é voltado para o público de artes com ênfase em música (compositores, improvisadores, instrumentistas), no entanto, devido à sua natureza interdisciplinar é abrangente para programadores e entusiastas de música e tecnologia. Como o foco é nas artes, não é necessário conhecer programação, mas é interessante que o participante tenha conhecimentos básicos de computação, gravação e edição de áudio. O
software utilizado é gratuito, portanto não há necessidade de investimento para comprar os produtos. São necessários: um computador pessoal de cada participante, fones de ouvido, projetor, sistema de som (PA) stéreo ou superior.


Oficina de Restauração e Manutenção de Instrumentos de Corda

A Oficina de Restauração e Manutenção de Instrumentos de Corda tem como objetivo uma primeira abordagem sobre as técnicas e praticas na arte da restauração destes instrumentos. Restauração ou reparo é a arte de fazer com que o objeto recupere a qualidade e a aparência mais próximas possíveis da original. É necessário muita atenção para não danificar um instrumento de qualidade. Esta oficina será realizada a partir de aulas teóricas e praticas, proporcionando aos seus alunos um conhecimento mais amplo sobre as partes do instrumento e assim possibilitar a identificação de possíveis problemas e suas respectivas soluções. Serão trabalhadas técnicas de colagem, identificação de madeiras, verniz, reparos como pestana, rastilho, corda, tarraxa.


Equipe de Produção da Expedição Musical 


Você pode integrar a equipe de produção do Instituto Spix e Martius na realização da Expedição Musical em São João del Rei: MUSIK-Expedition (Brasil) - do dia 06 à 18 de agosto de 2018. Contamos com a colaboração de estudantes e agentes criativos locais nesta produção independente. O festival conta com a participação de músicos, estudantes e professores de instituições de ensino de música como: Universität Koblenz-Landau (Koblenz-Alemanha), UFSJ Universidade Federal de São João del-Rei, Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier (PJMX), além de músicos convidados das Orquestras e Bandas regionais: Ribeiro Bastos, Lira Sanjoanense, Banda Teodoro de Faria, Sociedade de Concertos Sinfônicos, Lira Ceciliana (Prados), Ramalho (Tiradentes). As demais contrapartidas, além do enorme aprendizado, da experiência de caráter internacional e do certificado de horas extra-curriculares, serão negociadas na primeira reunião da equipe em 15 de maio de 2018. O Instituto está empenhado na captação de recursos para garantir a viabilidade e sustentabilidade do Festival de modo independente, autônomo e colaborativo.



 

Mais informações disponível em: institutospixmartius.com.br/inscricoes_brasil_2018


Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.