Agenda Cultural - Evento

Recital Violino com "Emmanuele Baldini" na Capela do Divino . SJDR . 2018

Data
08 Jul 2018  
Hora
19:30h  
Cidade
SJDR  
Mais informações

                                                  Foto: Maury Cattermol / Divulgação

São João del-Rei será palco para um inédito recital de violino que ocorrerá na cidade no domingo, 8, na Capela do Divino. Cleiton Carlos Ribeiro, professor de música licenciado pela Universidade Federal de São João del-Rei com habilitação em Violino, está produzindo o evento que contara com apresentação do músico Emmanuele Baldini, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

“A ideia surgiu pela carência e falta de recitais e concertos na nossa cidade com músicos profissionais renomados no país, que sejam referências na área de cordas, em específico violino. E em uma cidade culturalmente rica, um evento de peso desses será muito bem vindo, e acredito que agradará a população que demonstra interesse no meio artístico” explica o produtor, que ressalta que a realização está acontecendo com colaboração de apoiadores e sem fins lucrativos.

O Violinista também diz que outro fato que o motivou a organizar o evento é a importância do contato entre seus alunos e profissionais da área “essa carência de recitais e concertos de profissionais na área de cordas na cidade me motivou, principalmente para meus alunos terem acesso ao meio, a realizar o recital. Busquei fazer algo por eles, sem que tivessem que se deslocar à outras cidades, terem gastos extras e abdicarem de seus compromissos. Então resolvi trazer um violinista muito bom, que estivesse bem ativo, na mídia, popular nas redes sociais, que fosse a motivação dos estudantes da área, enfim, me veio a ideia de convidar Emmanuelle Baldini, o Spalla, principal violinista da Orquestra do Estado de São Paulo a famosa OSESP” conta, revelando que ele mesmo, visando crescimento profissional e contato com grandes nomes da música, sempre frequenta e busca participar de eventos do tipo.

Diferencial
Perguntado sobre o que torna esse recital tão especial, Ribeiro explica que São João del-Rei será a 1° cidade histórica de Minas Gerais a receber o principal violinista da mais famosa orquestra do país, com grande importância e relevância no cenário musical brasileiro e internacional. “O recital será Solo, gratuito e com algumas das peças mais importantes do repertório de violino, como a “Chaconne” de Joan Sebastian Bach da Partita n°2, Caprichos de Paganini, sem falar de duas peças do compositor Barbacenense Flausino Vale, que é considerado o Paganini brasileiro” conta.

Outra questão abordada pelo produtor é a importância de abrir espaço para música erudita profissional e de alto nível “Sem sombra de dúvidas será um marco para cultura musical sanjoanese, que além da música religiosa funcional e tradicional, dará espaço e visibilidade, com respaldo de um dos maiores profissionais da área, à música erudita profissional e de alto nível pra nossa cidade e região”.

Emmanuele Baldini
Emmanuele Baldini nasceu em Trieste (Itália) cercado pela música: seu pai, Lorenzo Baldini, foi um importante pianista e didata italiano; e sua mãe, Eletta Baldini, foi professora de teoria e solfejo no conservatório da sua cidade, além de ser uma formidável pianista também.

Depois dos estudos em Trieste com Bruno Polli, Baldini se aperfeiçoou em Genebra com Corrado Romano, em Salisburgo e Berlim com Ruggiero Ricci, e mais recentemente na regência com Isaac Karabtchevsky e Frank Shipway. Durante sua trajetória ganhou inúmeros concursos internacionais. Desde 2017 é diretor musical da Orquestra de câmara de Valdivia, no Chile, começando assim um novo capítulo de sua atividade multifacetada. Além disso, Baldini atua como primeiro violino da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e é líder e fundador do Quarteto Osesp.

Recital
O evento acontecerá no dia 8, domingo, às 19h30, na Capela do Divino situada na Rua Maestro Batista Lopes, 117 ,Tejuco. A entrada é franca.

“Espero que as pessoas, e principalmente musicistas e violinistas, aproveitem essa oportunidade única e exclusiva para nós, somos privilegiados, sou suspeito, mas não tenho dúvidas que será uma noite inesquecível e emocionante” conclui Ribeiro.

Postado por Gazeta de São João del-Rei em 30 de junho de 2018

 

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.  

 

 

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados