São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Exposição "Locomotivas" Memorial Dom Lucas . SJDR . 2018

Data

29/06/2018

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição


Postado por Gazeta de São João del-Rei em 23 de junho de 2018

A cidade de São João del-Rei conserva um patrimônio não só nacional, como mundial: as locomotivas de bitola de 76 cm em funcionamento. Para resgatar esse marco histórico, Divino Silva, inaugura, no dia 29, às 20h, a sua exposição de arte, na Fundação Memorial Dom Lucas.
A exibição reunirá 17 obras que trazem a temática de tais locomotivas, com o objetivo de proporcionar aos visitantes uma “viagem no tempo”, retornando ao século XIX, como o próprio artista afirma. Ele ainda explica que a importância das locomotivas, nesse período, está relacionada ao fato de terem sido o meio de transporte predominante na cidade e, inicialmente, eram utilizadas para carregar as pedras oriundas das minas. Posteriormente, é que passaram a transportar pessoas.

Após pesquisas que resultaram no conhecimento histórico do tema, e também como forma de homenagear os ferroviários, Divino Silva encontrou inspiração para realizar o seu trabalho. Foram cerca de seis meses para a produção das telas que, além de representarem as locomotivas, também retratam trechos do trajeto entre São João del-Rei e Tiradentes.

Exposição
Para quem quiser conferir a exposição, o evento é gratuito e será exibido na Fundação Memorial Dom Lucas, situada na Rua Getúlio Vargas, 52. De acordo com a programação, a abertura ocorrerá no dia 29, contando com a participação do artista e de alguns convidados, e ficará disponível pra visitação até o dia 5 de agosto. Para quem for conhecer o local durante a semana, o horário de funcionamento é de terça à sexta-feira, a partir das 9h até 12h e, aos finais de semana, a partir das 8h até 12h.

Fonte: http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br


Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.