A cidade de São João del-Rei conserva um patrimônio não só nacional, como mundial: as locomotivas de bitola de 76 cm em funcionamento. Para resgatar esse marco histórico, Divino Silva, inaugura, no dia 29, às 20h, a sua exposição de arte, na Fundação Memorial Dom Lucas.
A exibição reunirá 17 obras que trazem a temática de tais locomotivas, com o objetivo de proporcionar aos visitantes uma “viagem no tempo”, retornando ao século XIX, como o próprio artista afirma. Ele ainda explica que a importância das locomotivas, nesse período, está relacionada ao fato de terem sido o meio de transporte predominante na cidade e, inicialmente, eram utilizadas para carregar as pedras oriundas das minas. Posteriormente, é que passaram a transportar pessoas.
Após pesquisas que resultaram no conhecimento histórico do tema, e também como forma de homenagear os ferroviários, Divino Silva encontrou inspiração para realizar o seu trabalho. Foram cerca de seis meses para a produção das telas que, além de representarem as locomotivas, também retratam trechos do trajeto entre São João del-Rei e Tiradentes.
Exposição
Para quem quiser conferir a exposição, o evento é gratuito e será exibido na Fundação Memorial Dom Lucas, situada na Rua Getúlio Vargas, 52. De acordo com a programação, a abertura ocorrerá no dia 29, contando com a participação do artista e de alguns convidados, e ficará disponível pra visitação até o dia 5 de agosto. Para quem for conhecer o local durante a semana, o horário de funcionamento é de terça à sexta-feira, a partir das 9h até 12h e, aos finais de semana, a partir das 8h até 12h.