Agenda Cultural - Evento

Festival Nacional de Corais - "Canta Del-Rei". SJDR de 31/05 a 03/06 de 2018

Data
03 Jun 2018  
Cidade
SJDR  
Mais informações
 

O Canta del-Rei , Festival Nacional de Corais, é um encontro anual dos corais do Brasil na cidade de São João del-Rei/MG. Criado no ano de 2010, os objetivos do festival são: 
promover o intercâmbio musical através da troca de experiências entre os corais participantes; trazer lazer e cultura de qualidade e de forma gratuita para os moradores da cidade e região; e divulgar o trabalho de um compositor mineiro.
(texto completo em: cantadelrei.linkedej.com.br/)

Programação completa disponível em: www.facebook.com/cantasjdr/

***
Canta del-Rei começa na próxima quinta, 31
Postado por Gazeta de São João del-Rei em 26 de Maio de 2018

A 9° edição do festival de corais de São João del-Rei, Canta Del-Rei, está com data marcada para as apresentações, que acontecerão do feriado de Corpus Christi. Dia 31 de maio, quinta-feira, a agenda do evento será aberta e as apresentações se estendem até o dia 3, domingo. Diversos corais de todo país se apresentarão na histórica São João del-Rei. O homenageado dessa edição é o Jacob do Bandolim e as apresentações serão compostas por canções do músico.

O grande coral Canta Del-Rei 2018 será formado no domingo, 3, encerrando as apresentações deste ano - Foto: Canta Del-Rei / Divulgação
O grande coral Canta Del-Rei 2018 será formado no domingo, 3, encerrando as apresentações deste ano – Foto: Canta Del-Rei / Divulgação

Paulo Miranda, Maestro e coordenador cultural da 9° edição do festival, diz que a expectativa para os dias de apresentação é a melhor possível “Estou muito animado, teremos apresentações de corais de excelente qualidade e tenho absoluta certeza que o público vai se deleitar com lindas apresentações”, ele ainda ressalta que o homenageado, apesar de não ter feito composições especificamente para corais, é de suma importância para o cenário musical do Brasil e tem um riquíssimo repertório reconhecido e tocado em todo o mundo. Além disso, o maestro ainda dá uma dica de como será a 10° edição do Canta del Rei “Já durante esse evento vou divulgando a 10° edição que será comemorativa. Nela pretendo trazer corais de fora do país e um músico reconhecido que possa se apresentar durante a agenda que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2019” conta.

Programação
O primeiro dia do Canta del Rei, quinta-feira, 31, está com a abertura marcada para 18h no Teatro Municipal de São João del-Rei. O Maestro Paulo Miranda fará a abertura seguido da palavra do Professor Abgar Campos Tirad que discorrerá sobre a vida e obra de Jacob do Bandolim. Na sequencia, corais de SJDR, Belo Horizonte e Limeira (SP) irão se apresentar. Representando a cidade dos Sinos se apresentarão: O coral da Associação dos Aposentados (ASAP), Coral da Boca pra Fora, Coro de Câmara do CEM e Coral Feminino Unimed SJDR.

O segundo dia do evento , sexta-feira, 1, terá o total de 11 apresentações, de corais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que serão feitas na igreja São Gonçalo Garcia e no teatro municipal.

já no dia 2, sábado, a programação é especial e começa de manhã, às 10h, com apresentação conjunta dos corais e alunos do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, de São João del-Rei, no espaço interno da Estação Ferroviária do município, acontecerão também apresentações solos mediante inscrição no local. No decorrer do dia o Conservatório Estadual e Teatro Municipal receberão apresentações em seus palcos.

O último dia do evento, domingo, 3, às 9h15, na igreja São Francisco de Assis, ocorrerá uma missa com participação do Coral e Orquestra Ribeiro Bastos. Às 10h na igreja Nossa senhora das Mercês, haverá missa com participação do Coral e Orquestra Lira Sãojoanense. Às 10h30 na escadaria das Mercês, acontece a concentração do Grande Coral Canta Del-Rei 9, em que todos os corais participantes e alunos do conservatório se reúnem para uma posterior apresentação conjunta que ocorrerá às 11h finalizando o evento.

O Festival
Criado em 2010, o Canta Del-Rei, é o festival nacional de corais que acontece sempre em São SJDR. O evento tem os objetivos de promover o intercâmbio musical através da troca de experiências entre os corais participantes; trazer lazer e cultura de qualidade e de forma gratuita para os moradores da cidade e região; além disso, sempre procura divulgar os trabalhos de um compositor brasileiro em suas apresentações.


Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados