Agenda Cultural - Evento

Cavalgada . Entre Rios de Minas

Data
21 Abr 2018  
Cidade
Entre Rio de Minas  
Mais informações
No dia 21 de abril de 2018 acontecerá em Entre Rios de Minas uma Cavalgada em prol de ponto histórico do Município e de Minas Gerais, a Capela Olhos D'Água. A Capela é datada de 1733, e esse ano completa 285 anos desde sua edificação, sendo retrato da história do município e da Estrada Real. Unindo o Patrimônio Material ao Imaterial, o passeio será feito a Cavalo, já que o município se destaca por ser berço do Cavalo Campolina e possui características ruralistas bem típicas do Interior de Minas. A Cavalgada unirá fé, tradição, cultura e turismo.

Saiba mais:

Cavalgada em Entre Rios de Minas une tradição, fé, cultura e turismo 

A cidade de Entre Rios de Minas tem uma extensa tradição de Cavalgadas: não é para menos, o Cavalo Campolina é patrimônio e símbolo da terra, e a criação equestre conta com muitos adeptos na cidade. Sempre presentes, em festas tradicionais como a Festa da Colheita – uma das festas rurais mais antigas do país - e em Cavalgadas organizadas pelas comunidades rurais, os cavaleiros de Entre Rios e região demonstram seu amor pela cultura dos passeios a cavalo.

A característica ruralista e interiorana do município é fortalecida com a realização de diversas cavalgadas durante todo ano, independentes e organizacionais, aonde cavaleiros se juntam para vislumbrar as belas curvas das Serras de Entre Rios de Minas, que revelam um roteiro com muita história, belos cenários e os sabores autênticos da gastronomia mineira simplória, preparada no fogão de lenha.

A paixão do entrerriano pelas cavalgadas não é de se espantar. Por volta de 1870, havia no município um fazendeiro de nome Cassiano Antônio da Silva Campolina que era fascinado por cavalos e pelas encenações das Cavalhadas. Após perder uma simulação de Combate entre cristãos e mouros diante do Imperador D. Pedro II, resolveu criar em sua fazenda uma nova raça de Cavalo. Com o orgulho ferido, desafiou seus oponentes para uma nova disputa e passou então a selecionar cavalos, visando não só as competições, mas o comércio, percebendo o mercado para animais de maior porte e agilidade, destinados principalmente à tração e montaria. Foi assim que surgiu a raça do Cavalo Campolina, de grande porte, agilidade e força, ficando muito conhecido em todo o Estado de Minas e em diversos Estados do Brasil.

No dia 21 de Abril de 2018 será realizada, no município, uma Cavalgada em prol da Capela dos Olhos d’Água, onde os participantes iniciam o percurso na comunidade rural da Pedra Negra, passam pelo eixo urbano de Entre Rios e seguem caminho até a edificação histórica, localizada na comunidade rural da Serra do Camapuã. No total são mais de 25 quilômetros, com saída marcada para ás 8h da manhã. Após o trajeto, o almoço será servido em um salão que fica ao lado da Capela, com uma deliciosa comida mineira preparada por cozinheiras locais. Os interessados em participar do almoço poderão efetuar sua reserva no Centro Cultural Ministro João Ribeiro, localizado na Rua Suaçuí n° 113, Centro, com o valor de 15 reais. A Cavalgada é uma iniciativa de Cavaleiros das Comunidades Rurais da Pedra Negra e da Serra do Camapuã, e contam com o apoio da Secretaria de Cultura de Entre Rios de Minas.

O evento vem comemorar os 285 anos de uma das edificações históricas mais importantes do município, unindo o patrimônio imaterial da cavalgada com o patrimônio material da Capela. A Capela dos Olhos d’Água é sem dúvida uma das mais antigas de Minas Gerais. Foi erguida por Frei Antônio Guadalupe, Bispo vindo do Rio de Janeiro, sido terminada em 1733. Foram necessárias duas etapas de construção, sendo possível observar a diferença entre os materiais e qualidade das pedras. É de estilo barroco mineiro, com paredes e muros de pedra e detalhes ornamentais característicos do estilo arquitetônico. Apesar da simplicidade, possui um grande valor histórico para o município, demonstrando as técnicas construtivas originais da região e contanto muito da história de sua época.

A Cavalgada vem valorizar o patrimônio do município, incentivando o conhecimento e a participação nas manifestações populares tradicionais e a apropriação do espaço histórico arquitetônico pelas pessoas da cidade, demonstrando a importância da preservação para o desenvolvimento da cultura local e do turismo.

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.      

 

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados