São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Oficinas . Programa Música Minas

Data

01/03/2010

Cidade

SJDR

Local

CPJMX e Teatro Municipal

Descrição

Na segunda-feira, dia primeiro de março, alguns artistas e/ou grupos que foram selecionados através do edital de circulação do Programa Música Minas, estarão em São João del-Rei para realização de quatro oficinas como contrapartida, reforçando a política de interiorização da cultura. São eles:Pandeiro Mineiro, Falcatrua e Amaranto.
O Programa foi desenvolvido através de uma parceria entre o Fórum da Música de Minas (composto por cinco entidades representativas da música do nosso estado) e a Secretaria de Estado de Cultura, com articulação do Núcleo de Interiorização de Cultura - Núcleo São João del-Rei.

As oficinas são gratuitas. É chegar e fazer sua inscrição na hora.

Duas oficinas serão no Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier, das 14horas às 18 horas. (Pandeiro Mineiro e Violão percussivo e elétrico). Duas oficinas serão no Teatro Municipal de São João del-Rei, das 14horas às 18 horas.(Amaranto - Corpo e Canto e Falcatrua - Voz do Corpo)

Segue abaixo descritivo e número de vagas por oficina
AMARANTO - CORPO E CANTO - Flávia Ferraz e Marina Ferraz
- Oficina focada no canto, de forma ampla. O canto que ocupa espaço no corpo e fora dele. Vivenciar a transformação que o canto gera no próprio corpo, no corpo dos outros e no espaço. Noções rítmicas e de conceitos musicais que cada um experimenta informalmente, no ato de cantar. Experimentar o canto como forma de expressão musical que utiliza-se do corpo como um todo.
- Adultos - a partir de 18 anos
- máximo de 30
- não é necessário conhecimentos prévios
PANDEIRO MINEIRO – Danuza Menezes (professora, cantora,percussionista) Fabiano Bizotto (monitor)
"Introdução aos ritmos brasileiros"
- origens;
- os instrumentos;
- preparação física (alongamento, exercícios respiratórios etc.);
- experimentação dos sons do próprio corpo, do ambiente e dos instrumentos através de jogos de escuta e imitação; exploração dos diferentes instrumentos possibilitando pesquisas sonoras e despertando a criatividade; elaboração coletiva de códigos e símbolos para a marcação de tempo e pausas, facilitando o grupo tocar junto.
- Todas estas atividades serão realizadas de forma lúdica, usando cantos populares e despertando em cada um a habilidade natural de tocar e se expressar.
vagas: 20 participantes

músicos profissionais e amadores

Jovens e adultos
FALCATRUA - André Milgio/Gleison Túlio
"Voz do Corpo" – Comunicação através do corpo na voz e vice-versa. A oficina procura desenvolver a consciência dos movimentos e ampliar as possibilidades de utilização do corpo e da voz através de práticas e improvisos.
Formato: Vivência - a partir de 16 anos , 15 vagas
para estudantes ou profissionais das áreas de música, teatro, dança ,circo ou afins.
"Violão percussivo e elétrico" – A oficina é um workshop direcionado a violonistas e instrumentistas à partir dos 10 anos de idade e tem por finalidade a mescla de execução do violão popular com técnicas de percussão e uso de pedais.
A partir de 10 anos, 30 vagas.
Violonistas e guitarristas profissionais e amadores
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL