São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Procissão das “Endoenças” . Santa Casa

Data

29/03/2018

Hora

22h

Cidade

SJDR

Descrição

 
A Capela de Nossa Senhora das Dores, que pertence à Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei, completa hoje, 3, 100 anos. Por isso, uma vasta programação de eventos e celebrações está sendo preparada para acontecer até o final do ano.
Hoje, abrindo as comemorações, às 17h acontece uma missa solene pelos 100 anos, ao final ocorrerá um cortejo religioso em torno da capela com a imagem de São João de Deus, padroeiro das casas de caridade que tem seu dia maior em 08 de março. A parte musical da celebração ficará por conta do Coro de Câmara do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, sob a regência do maestro Adilson Cândido dos Santos.
Segundo o professor e mordomo de capela, Pedro Paulo Corrêa, ainda no mês de março ocorrerá dois eventos de grande importância para a Capela. “ Na Semana Santa, nós vamos fazer a mesma exposição do ano passado dentro da Capela, a partir da quarta-feira santa, dia 28. E ela faz parte do roteiro de visitações das outras Igrejas”.
Corrêa ainda conta que na quinta-feira santa, dia 29, ocorrerá a procissão das “Endoenças”, uma tradição antiga da cidade que será resgatada. “ Essa procissão era tradição da Santa Casa, ela vai acontecer na quinta-feira, a partir das 22h. Traduzindo, seria uma procissão parecida com a do fogaréu, mas nós preferimos manter o nome que encontramos no acervo da Santa Casa. Ela remete a prisão de Cristo”, explica.
O restante da programação ainda não está definido, mas o professor ressalta que a mesa administrativa da Capela pretende realizar um evento ou celebração por mês. E ainda continuar com o resgate de tradições antigas da Santa Casa, como foi feito com a festa em honra à Nossa Senhora das Dores em 2017 e o que será feito na Semana Santa.

História
A Capela de Nossa Senhora das Dores, teve o início de sua construção no ano de 1914, em decorrência da demolição da Capela antiga um ano antes. Já em 03 de março de 1918, ela oficialmente foi sagrada e aberta para celebrações.
Além disso, é a única igreja da cidade que foi construída em estilo neogótico. Conforme o professor Pedro Paulo Corrêa, isto só ocorreu devido as transformações que São João del-Rei passava na época. “Na verdade, este estilo é decorrente das mudanças econômicas da cidade, o acesso as grandes metrópoles estavam mais fáceis. Assim, a planta da Capela foi feita em Belo-Horizonte onde o estilo neogótico já havia surgido. Há indícios, também, que ela foi inspirada em uma Igreja da Antuérpia”, finaliza o professor.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei (Publicação 10/03)

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.   

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.