São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Lançamento do livro "Diego Mendonça – 20 anos de Arte" . Atelier de Diego Mendonça

Data

22/03/2018

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição



Diego Mendonça, artista plástico, irá lançar seu livro Diego Mendonça – 20 anos de Arte, em São João del-Rei, na quinta-feira, 22, às 20h. O evento acontecerá em seu atelier situado no bairro Guarda-Mor,Rua Gustavo Alves Braga, nº 315, onde também funciona sua Escola de Arte.

O livro apresenta telas e obras dos 20 anos da trajetória profissional de Diego que se iniciou aos 15 anos de idade, além de depoimentos de críticos a artistas renomados, bem como de admiradores e fãs.

Perguntado sobre como a arte o motivou durante tantos anos, o artista conta. “Na arte expresso minhas convicções, meus sentimentos meus prazeres e minha fé! Mas também do ser humano, no cotidiano, nos talentos musicais, etc. Faço da arte minha maneira de expressar o que valorizo, de costumes, princípios e tradições que fazem parte de minha história”.

O Artista
O pintor de 35 anos, que atualmente é graduando em Artes Aplicadas com ênfase em cerâmica pela UFSJ, nasceu cercado por artistas na cidade de São João del-Rei, e se desenvolveu sempre atento à estética, à beleza e as cores vibrantes dos trabalhos em madeira, pedra sabão e gnaisse. “Foi assim, em meio às talhas dos escultores, dos mestres do barroco e dos grandes arcazes dos museus da minha cidade, que me vi impulsionado à admirar a arte, o belo, o claro-escuro das pinturas barrocas”, explica o artista, que além de dominar os pincéis também é clarinetista.

Na fase entre adolescência e vida adulta, o que marcou a performance de Diego foi a pintura de painéis de madeira, com flores, pássaros, frutos e índios. As obras eram confeccionadas para a loja do seu pai, José Maria Mendonça, e eram comercializadas no Brasil e no exterior.

Durante sua jornada, o artista contou com apoio e ajuda de muitas pessoas, e é grato ao apoio do pai e familiares, mas além deles, o saudoso professor e mestre Quaglia, que deixou registrado um elogio ao artista dizendo que ele seria uma promessa da arte, também está entre as pessoas a quem Diego é grato.

Em 20 anos de história, as obras do artista já foram exibidas em mais de 10 países, nos museus e galerias internacionais mais renomados, e mais de 400 trabalhos já foram vendidos. Ele também já foi premiado nos principais salões do país.

O livro
Está é uma edição comemorativa dos 20 anos de carreira, e conta, inclusive, com o seu primeiro quadro vendido, aos 15 anos. Além disso, todas as obras catalogadas, premiações, participações em exposições coletivas e individuais realizadas até o ano de 2017 estão no livro.

Foram feitos 1 mil exemplares, e a distribuição é gratuita e já está sendo realizada para as principais galerias e museus de todo o país, universidades, escolas e bibliotecas públicas de Minas Gerais.

Agenda
Recentemente, em fevereiro, Diego participou de uma exposição coletiva em Barcelona, realizada numa galeria em Calle Bruc, com curadoria da artista plástica Angela Oliveira, que informou à Diego que entre os 30 expositores, ele foi convidado pela proprietária da Kaoni Gallery, também em Barcelona, para exibição de suas obras desde o dia 8 de março, junto com outros 11 pintores.
O artista também já está preparando o lançamento de seu livro na capital mineira, para o dia 26 de junho. O evento será realizado na galeria Errol Flym, na rua Alagoas, bairro Funcionários, e Suas obras ficarão expostas para visitação e compra até o dia 6 de julho.

Para 21 de abril, em São João del-Rei, a entrega do painel “Del Rey 300 anos”, que será um dos atrativos do salão nobre da Prefeitura Municipal de São João del-Rei, já está pré- agendado. Serão 10 metros quadrados de arte, retratando imagens de personagens da história são-joanense, da arquitetura local e da obra barroca. O painel foi avaliado em R$190 mil e foi feito em parceria com a prefeitura. “Fiz gratuitamente, e vivo um momento de muita emoção, não só com o lançamento do meu livro e sucesso do meu trabalho, mas também com a entrega do painel à cidade. Ficou lindo e me sinto muito orgulho disso. Deus é bom. Sempre bom!”, afirma Diego.

Próximos Passos
Perguntado sobre quais serão seus próximos passos o pintor conta que pretende ampliar a escola de arte para conseguir atender mais alunos e dá uma palavra de incentivo à quem quer começar, “Não tenha medo, continue, inove, acredite no seu talento. Penso ser muito importante sentir-se seguro e realizado com o caminho profissional que você escolheu. A arte, como qualquer ofício, é cheia de desafios. Vencemos à medida que encaramos esses desafios de frente e acreditamos em nossa vocação”, diz o artista.

Os interessados em fazer o curso devem entrar em contato através das redes sociais do artista, facebook e instagram ou pelo telefone (0**32) 98405-1263.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei (Publicação 10/03)

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.   

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.