São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Setenário das Dores . Catedral de Nossa Senhora do Pilar

Data

16/03/2018

Cidade

SJDR

Descrição

Como parte das celebrações que antecedem a Semana Santa de São João del-Rei, a Igreja Católica celebra a partir da próxima sexta-feira, 16, o Setenário das Dores, a tradição que acontece na cidade desde o século XVIII está na programação da Comemoração dos Passos.
A celebração revive e realiza uma meditação, sobre as sete passagens dolorosas de Nossa Senhora, que estão presentes na Bíblia. Neste ano, o celebrante será o Padre Javé Domingos da Silva, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus da cidade de Minduri, e a cada dia, haverá também a presença de um pároco da cidade.

Programação
As celebrações iniciam na sexta-feira, a partir das 19h e seguem até o dia 22. Elas ocorrerão na Catedral de Nossa Senhora do Pilar, após a Santa Missa e serão compostas por meditações, orações e cânticos litúrgicos.
Já no dia 23 ocorrerá a Soledade de Nossa Senhora, onde às 16h, haverá na Catedral, a recitação do terço pelo Movimento das Mães Que Oram Pelos Seus Filhos. Já às 19h, acontecerá a celebração de Missa, e em seguida, o “Sermão da Soledade”.
A programação da Semana das Dores, termina com solene procissão, onde a imagem de Nosssa Senhora das Dores passará por todas as Capelas-Passos, presentes no Centro Histórico de São João del-Rei. Na chegada à Catedral, haverá a benção do Santo Lenho.

Matosinhos
A Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, também realiza o Setenário das Dores, no entanto, as celebrações acontecem a partir do próximo sábado, 17, às 19h, com missa e confissões no Santurário. Já a Soledade de Nossa Senhora, acontece também no dia 23, com missa e procissão.

As sete dores
Segundo a tradição católica, a Virgem Maria sofreu de diversas formas durante sua passagem na terra. Contudo, a Igreja medita somente sete destas dores, que se remetem à Paixão de Cristo.
São elas: A Apresentação de Jesus no Templo e a profecia de Simeão; A fuga para o Egito; A perda do Menino Jesus no Templo; O encontro com Jesus no caminho do Calvário; O momento em que se encontrou de pé junto à Cruz de Jesus; Quando teve o corpo de Jesus morto em seus braços; e o sepultamento de Jesus. Para cada uma desta reflexão, há uma espada cravada na imagem de Nossa Senhora das Dores, fazendo alusão aos seus sofrimentos.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei (Publicação 10/03)

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.   

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.