São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Exposição "Fragmentos do cotidiano" de Thais Andressa . Museu Regional

Data

22/02/2018

Cidade

SJDR

Descrição



O Museu Regional inaugura no dia 22 de fevereiro a exposição “Fragmentos do Cotidiano”, da fotógrafa Thais Andressa. A mostra, que é composta por 40 fotografias realizadas na cidade de São João del-Rei, ficará em cartaz até o dia 01 de abril de 2018. No projeto de exposição apresentado, as ruas da cidade serão retratadas através dos reflexos, visando uma proximidade com a fotografia artística. Nas imagens abrangidas pela proposta, há uma busca por um olhar diferente do tradicional, dando um toque “surrealista” a partir de reflexos e certas distorções que eles proporcionam.
Uma cidade está em constante transformação e registrar o curso dessas mudanças é guardar um resquício da história. O projeto de exposição contempla ainda questões da memória social coletiva e identidade cultural. Os Fragmentos referem-se a recortes de uma história que resiste ao tempo. E o cotidiano, é o meu, o seu, o nosso.

Thais Andressa
Estudante do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Thais Andressa, já realizou duas outras exposições fotográficas. “Paisagem, Memória e Tradição”, foi exposta no Solar da Baronesa, durante o 29° Inverno Cultural da UFSJ, festival no qual teve também uma de suas fotografias estampada na capa do livro do 17º Concurso de Poesias da instituição. Durante o I° Simpósio de Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (SIAUS), promovido pelo Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS), a estudante teve selecionado para integrar uma mostra coletiva, o trabalho “Espelho do Cotidiano”, cuja narrativa também foi trabalhada a partir dos reflexos. O ensaio sobre os reflexo foi também publicado na 1ª edição da Revista Rasante- A cidade Submersa. A revista Rasante, publicada no Estado de São Paulo, propõe uma discussão entre as representações artísticas e a cidade, buscando suas intersecções e poéticas compartilhadas.

O Museu
Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.
O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Saiba mais sobre o Museu Regional

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural, palestras etc em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. Curta e siga a página do Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.