São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Lançamento do livro "Alma & Poesia" de Beto Travassos . Centro Cultural UFSJ

Data

25/01/2018

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição

 
“ALMA & POESIA” é o primeiro livro publicado por Beto Travassos. Trata-se de uma seleção de poemas, dentre muitos que vêm sendo escritos, desde a sua adolescência até os dias atuais.
Escritor romântico e questionador, Beto já participou de vários movimentos sociais em busca de um Brasil melhor ,do respeito à cidadania e dignidade dos brasileiros, sempre de modo alegre e objetivo, na maioria das vezes, abraçado com a sua sanfona, cantando e levando poesia à luta em defesa dos humildes e oprimidos.
O autor é engenheiro metalúrgico, advogado, músico, compositor, arranjador, instrumentista e escritor. Além disso, atua em projetos e desenvolvimentos de pequenas obras da construção civil.
Como instrumentista, toca piano, violão e acordeon (chamado por ele de sanfona – sua grande paixão). Também canta e faz apresentações musicais nas noites, nos finais de semana, nos bares da vida, em festas particulares, festas juninas, festivais de músicas, etc..
Como compositor, Beto Travassos escreve letras para músicas ou musicaliza seus poemas, fazendo melodia, harmonia e arranjos musicais, inclusive. Alguns dos poemas encontrados neste livro viraram letras de músicas – assim como alguns dos poemas deste trabalho nasceram de uma canção.
“Alma e Poesia” aborda temas que dizem respeito aos sentimentos vividos pelo cidadão comum, sua cultura, paixões, crenças, origens, sonhos e amor; suas lembranças, esperanças, ilusões e dor; do ponto de vista do autor, com a sua visão da vida, a partir de erros e acertos, valores e aprendizados, no espectro de seu horizonte, com a mais pura alma e poesia.
Depoimentos do Jornalista Júlio Vasco e da Professora Alba Lívia Travassos.

SANFONA E LIRISMO
Curtido na vida, nas vivências, nas noites de sanfona e nos dias de trabalho e de militância cidadão, Beto Travassos nos surpreende com seus versos -- ora refletindo uma indignação que percorre o país justo nestes meados de 2017, quando sua obra vem à luz; e ora impregnados de puro lirismo.
Vejamos, por exemplo, as reflexões iniciais de "A pérola do amor":
O grão de areia / Que invade a ostra / É matéria alheia /A molestar /A autodefesa /Sobre a coisa estranha /Uma pérola /Vai se formar /(...)
Ou mesmo celebremos o momento presente, tendo ao fundo o inevitável som de um fole bem tocado, como em "Chora, sanfona!":
Chora, sanfona! /A saudade que nos faz chorar /A virtuose que te fez dona /Da magia que já te fez falar /Fala, sanfona! /Não deixe a dor te calar /Quem te ouve, entona /Quem te chama quer cantar /(...)
São páginas sinceras, humanas, honestas e sempre temperadas com um brinde à vida, ao amor, à amizade e à solidariedade. Brinde, é claro, com direito a muita música e com sensibilidade na celebração do Divino que reside em cada um, e portanto nos irmana a todos.

Júlio Vasco
Jornalista, Membro Titular do Cenáculo Fluminense de História e Letras e Membro Titular do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN).

BETO TRAVASSOS. BETO SANFONEIRO.
Personalidade forte, talento e sensibilidade à flor da pele. Chora, se a saudade lhe aperta o peito, e gargalha, se lhe fazem cócegas na alma. Mistura dor com alegria e, num tempo curto, registra seu sentimento num pentagrama musical, como se as notas que compõem um acorde já viessem escritas nas teclas do piano, nos baixos da sanfona ou nas cordas do violão.
Seu amor não fala: ama, grita! Só não o recebe ou o escuta quem não quer, ou se faz de surdo!
A inserção dessa obra no mercado literário e musical enriquece sobremaneira a Literatura Brasileira: com o surgimento desse vate que deixa sua alma falar mais que seus lábios; com o sorriso desse sanfoneiro que, de tão acostumado a rasgar o fole, deixa o amor dilacerar e escancarar o seu peito; com esse poeta que abre o coração à poesia que, de latente, passa a se manifestar com a potência e a grandiosidade dos grandes mestres.
Como água que brota da profundidade do solo, Beto Travassos extravasa o sentimento que corre e escorre na fruição de seus versos.

Alba Lívia Travassos
Formada em Língua Portuguesa, pela FAFITA - Itaperuna (RJ), 1974; em Artes Visuais (EAD), pela UFES - Vitória (ES), 2012.

Saiba mais sobre o Centro Cultural UFSJ

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural, palestras etc em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. Curta e siga a página do Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL