São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Abertura da Exposição "Arvorear" de Bráulio Bittencourt . Centro Cultural UFSJ . De 11/01 a 25/02

Data

11/01/2018

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição



Abertura da Exposição "Arvorear" de Bráulio Bittencourt

Arvorear traz uma coletânea inédita de 35 pinturas utilizando técnica mista sobre tela utilizando tinta acrílica, esmalte, óleo, gesso e/ou folha de ouro, que foram produzidas ao longo dos últimos quatro anos. O conjunto traz obras abstratas, mas que tangenciam o figurativo, numa abordagem livre em que o artista expressa livremente o seu desejo de “arvorear”, sem preocupações com regras para abordar a essencialidade da estrutura, o abrir dos galhos, o desfolhamento, o florescimento etc. 

Mimese, termo grego ligado à crítica e à filosofia, que carrega uma variedade de significados como imitação, representação, similaridade e alusão, é chave para a compreensão do trajeto percorrido pelo artista num processo em que a arte imita a vida. O termo “Arvorear” quer designar algo que parece ou lembra árvore, mas que não necessariamente o é. O uso da árvore como metáfora para a condição humana, com seu desejo de pertencimento e a sua necessidade de alcançar novas alturas numa busca por transcendência é recorrente na trajetória do artista. Novamente a árvove é fonte de inspiração para um mergulho existencial no ciclo de mutações, na questão da transitoriedade, num esforço de integração do sentir e do expressar, na busca da conexão céu-terra. Arvorear é querer adentrar a magia do reino da árvore, é querer transcender, num abraço cósmico.

Artista autodidata com formação em Ciências Econômicas pela UFMG, mestrado pela Universidade de Wakayama, Japão e com formação em Biodanza pela International Biocentric Foundation. Em 2012 fez curso de Pittura Tecniche Antiche na Accademia d'Arte, Florença Itália

Saiba mais sobre o Centro Cultural UFSJ

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural, palestras etc em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. Curta e siga a página do Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.