São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
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Agenda Cultural

Palestra de apresentação do Curso Desenvolvimento e Gestão Cultural 2009 - Projeto Pensar e Agir com a Cultura

Data

05/03/2009

Cidade

SJDR

Local

Anfiteatro Capus SA UFSJ

Descrição

Belo Horizonte, São João Del Rei, Ouro Preto e Paracatu serão as próximas cidades a sediarem a 6ª edição do curso, que é gratuito e integra o programa Pensar e Agir com a Cultura. Desde 2003, por meio de parcerias institucionais, oficinas, publicações, cursos e seminários, o programa atua com foco em agentes e gestores culturais, arte-educadores, artistas e demais interessados que atuam em circuitos formais e informais de arte, cultura, educação e comunicação.

O curso conta com profissionais de reconhecida competência e envolvimento na área cultural. Sua realização nas cidades se efetiva através da integração e parceria entre as empresas Transversal Consultoria e Projetos, Diversas Consultoria Cultural e Aff! Comunicação e Cultura. Nesta edição, é patrocinado pela Cemig e Usiminas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com a parceria local da Fundação Clóvis Salgado. A coordenação geral é do Prof. José Márcio Barros.

O curso possui um Eixo Conceitual e um Eixo Prático para a construção de projetos, programas e políticas culturais comprometidos com o desenvolvimento local e microrregional. Para essa edição, apresenta como diferencial o aperfeiçoamento conceitual e gerencial para o trabalho com a cultura integrado à experimentação estética e formação metodológica. O curso já capacitou cerca de 4200 alunos para o trabalho em rede no campo da Cultura, desenvolvendo trabalhos de natureza colaborativa, coletiva e envolvendo todas as mais de 40 cidades atendidas. O aluno, além de adquirir base teórica para que desenvolva capacidade de análise crítica e reflexiva no setor, de acordo com as tendências e mutações do mercado, vivenciará um intercâmbio de experiências com professores, alunos e profissionais no campo da administração da Cultura.

As inscrições para a edição de 2009 vão até 6 de março

Informações:
Aff! Comunicação e Cultura
Tel: (3...
E-mail: pensareagircomacultura2009@gmail.com

Eixo Temático

Eixo Conceitual: 84 h/aula divididas em sete módulos realizados às sextas-feiras, das 19h às 22h30 e aos sábados, de 9h às 17h30.

Objetivo: Qualificação conceitual e de mobilização das capacidades locais.

Módulo 1 - Cultura, Desenvolvimento e Diversidade cultural
Ementa: As políticas e as ações públicas; a cultura, sua abordagem sócio-antropológica e a relação com o desenvolvimento humano; a Diversidade Cultural e o mercado das indústrias criativas.

Módulo 2 - Trabalho Colaborativo e em Rede com a Cultura
Ementa: Fundamentos da noção de rede e de trabalho colaborativo; organização em rede, tecnologias de informação. Experiências de trabalho em rede com a Cultura e noções básicas da cooperação cultural.

Módulo 3 - Planejamento Estratégico na Cultura I (Diagnóstico da realidade cultural com ênfase na diversidade)
Ementa: Introdução ao planejamento estratégico no campo da cultura e a metodologia do Diagnóstico da realidade cultural local; definição de diretrizes e prioridades para desenvolvimento cultural regional. O DRP e o FOFA como instrumentos complementares; Definição de diretrizes e prioridades para desenvolvimento cultural regional.

Módulo 4 - Mecanismos de Financiamento da Cultura
Ementa: Modelos de financiamento à Cultura; leis de Incentivo e instrumentos alternativos de fomento, promoção e proteção da cultura.

Módulo 5 - Marketing Cultural e Desenvolvimento Local:
Ementa: Introdução ao marketing na área da cultura e sua relação com o desenvolvimento; marketing Cultural: de ferramenta mercadológica a instrumento para a Cidadania Empresarial e para o desenvolvimento cultural da sociedade.

Módulo 6 - Gerência de Projetos e Programas culturais
Ementa: Princípios organizacionais, mercadológicos e jurídicos de gerência aplicados ao universo cultural; o gerenciamento de projetos culturais em suas diversas etapas.

Módulo 7 - Planejamento Estratégico na Cultura II (Diagnóstico da realidade cultural com ênfase na diversidade cultural):
Ementa: apresentação do DRP (único para cada cidade) e dos FOFAS (tantos quantos os produzidos); planejamento e estruturação das propostas a serem acompanhadas no laboratório de projetos;

Eixo Prático:

A - Laboratório de projetos: 52 h/atividade
B - Imersão Criativa: 24 h/atividade
C - Seminário final: 6 h/atividade.

A. Laboratório de projetos e programas culturais de promoção e proteção da diversidade cultural

Objetivo: Acompanhar a formatação de projetos e programas culturais de natureza pública e coletiva. Cada turma será acompanhada por uma dupla de orientadores.

1. Capacitação Tecnológica - 4 h/aula
Ementa: Como melhor lidar com as ferramentas tecnológicas. É fundamental conhecer o funcionamento e o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis, de forma a evitar problemas decorrentes da falta de conhecimento delas para a efetiva realização da disciplina a distância. Aqui o aluno aprenderá os procedimentos a serem seguidos para cumprir exigências como: entrega de trabalhos, envio de anexos, realização de questões abertas e objetivas;

2. Elaboração de projetos e estratégias de viabilização e construção de parcerias - 24 h/aula
Ementa: Aplicação da metodologia de elaboração de projetos; Finalização dos projetos propostos na estrutura de projeto matriz; avaliação do processo geral e direcionamentos aos alunos; as estratégias necessárias para viabilizar o projeto e passos para construir sólidas parcerias financeiras ou institucionais; Estratégias para ampliação dos resultados;

3. Aspectos operacionais e de Produção - 24 h/aula
Ementa: A viabilização técnica e operacional da proposta; o plano de comunicação interno e externo; estratégias de logística; cronograma de execução; o check list de necessidades técnicas; planejamento orçamentário e construção de planilha; aspectos de formação de equipe.

Trabalho Prático: Formatação de até 10 propostas de projetos e o/ou programas de trabalho.

B. Imersão criativa
Objetivo: Aperfeiçoar a experiência estética e oportunizar o exercício criativo dos participantes do curso por meio de oficinas a serem definidas de acordo com o perfil da turma.

C. Seminário de consolidação de resultados
Apresentação dos projetos elaborados no laboratório e debate sobre políticas de interiorização cultural.

Estão abertas até 6 de março as inscrições para o curso de Desenvolvimento e Gestão Cultural. O objetivo do curso é capacitar gestores e agentes culturais, artistas, educadores e interessados em cultura, articulando teoria e prática para a construção de projetos, programas e políticas culturais comprometidos com o desenvolvimento local e microrregional.

O curso é gratuito e tem carga horária total de 166 horas/aula divididas da seguinte forma: Eixo Conceitual, com 84 h/aula, divididas em sete módulos realizados às sextas-feiras, das 19h às 22h30 e aos sábados, de 9h às 17h30; Há também atividades no Eixo Prático, com Laboratório de Projetos, Imersão Criativa e Seminário Final.

Confira abaixo mais detalhes para inscrição no processo de seleção:

Período de inscrição: até 6 de março
Critérios de seleção: ter cursado ou estar cursando ensino médio; atuar nas diversas áreas da arte e da cultura, da educação, da comunicação, da gestão e negócios; experiência do candidato e análise de texto com exposição dos motivos pelos quais se candidata ao curso.

Formas de inscrição:
1 - Presencial com preenchimento de ficha
Recebimento de Inscrições em Belo Horizonte: Biblioteca do Palácio das Artes, de segunda-feira a sexta-feira, de 9h às 17h30.
Informações:  (31) 3463-3141 
Local do curso: Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537

2 – Por e-mail
Enviar para os e-mails específicos de cada cidade os seguintes dados: nome completo, idade, escolaridade, endereço completo, e-mail, telefones de contatos, experiência na área cultural, texto objetivo apresentando o interesse pelo curso e para qual cidade se candidata, a disponibilidade e compromisso em participar, caso selecionado.

Na linha de assunto do e-mail é necessário especificar para qual cidade o candidato solicita inscrição. O não cumprimento dos prazos e o envio de informações incompletas desclassificam os candidatos.

E-mails para envio de inscrição de acordo com cada cidade:
Belo Horizonte: pensareagircomaculturabh2009@gmail.com
Ouro Preto: pensareagircomaculturaop2009@gmail.com
São João Del Rei: pensareagircomaculturasj2009@gmail.com
Paracatu: pensareagircomaculturapr2009@gmail.com

Resultado da seleção: Os selecionados receberão e-mail. A lista completa com os selecionados será disponibilizada no local de inscrição e enviada para o e-mail dos inscritos no dia 09 de março.

Fonte: Fundação Clóvis Salgado
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