São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Oficina Capoeira Angola com Associação Cultural Eu Sou Angoleiro (ACESA) . CDB UFSJ

Data

22/11/2017

Hora

15h

Cidade

SJDR

Descrição

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) também será palco de ações em comemoração ao dia da Consciência Negra. Através do Encontro de Estudos Africanos e Quilombolas, serão promovidas palestras, minicursos e mesas-redondas no campus Dom Bosco, entre a próxima segunda-feira, 20 e a sexta-feira,24.
O intuito do evento é fortalecer a Pesquisa e Ensino das Áfricas e Estudos Afro-brasileiros na graduação e pós-graduação. Outro intuito é possibilitar a consolidação da gestão dos trabalhos realizados pelo grupo de Estudo, Pesquisa, Ensino e Extensão Tuguná, palavra que tem em sua origem a língua Bambará, e que significa “casa da palavra/saber”, espaço em que os mais jovens aprendem com os mais velhos.
Para participar das oficinas e minicursos os interessados poderão realizar as inscrições previamente pelo site do evento ou no local em que as atividades irão acontecer.

Programação
Na próxima segunda-feira, 20, às 19h, acontecerá a conferência de abertura no anfiteatro do campus Dom Bosco, onde o professor Dr. Cláudio Márcio do Carmo ministrará sobre a temática Letramento: para uma leitura crítica de mundo contra o ódio e a discriminação.
Na terça-feira,21, às 10h30, terão início os minicursos sobre os temas: Processos de resistência na história quilombola e África- O Berço da Humanidade. No período da tarde, às 15h, a Associação Cultural Eu Sou Angoleiro (ACESA) será responsável pela oficina de Capoeira Angola. Já às 17h acontece a mesa redonda sobre a História e resistência dos quilombos mineiros.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei (Publicação de 18/11/2017)
Para mais informações sobre a programação, os interessados devem acessar o site

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural. 

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.