Agenda Cultural - Evento

Exposição "Reciclagem de Patrimônio Histórico: ReUso na Holanda" . Museu Regional . De 09 a 22/10

Data
22 Out 2017  
Cidade
SJDR  
Mais informações


Reciclagem de patrimônio histórico está em foco no Museu Regional
Exposição enfatiza que as construções do passado podem ser preservadas de um modo criativo e benéfico 

O Museu Regional recebe a exposição: “Reuso na Holanda: reciclagem de patrimônio histórico”, do arquiteto holandês Paul Meurs, na próxima segunda-feira, 9 de outubro às 19:30. A mostra contém 15 painéis com informações sobre 12 projetos arquitetônicos de edifícios holandeses, que após abandono foram recuperados e destinados a novos usos. O coquetel de abertura contará palestra (bate-papo com o artista).
A exposição tem como foco de trabalho a discussão do lugar do passado na paisagem urbana do futuro, e propõe repensar a relação que habitualmente travamos com o nosso passado. A reutilização - ou reuso - é colocada como uma alternativa à demolição e consequente perda dessa memória e desse capital cultural. Trazer esse tema para a cidade de São João del-Rei é de extrema importância e pertinência: primeiro, por tratar-se de uma cidade com grande número de bens tombados, e segundo por possuir exemplares de edifícios que perderam seus usos originais. 

Paul Meurs

O artista por trás da exposição que já passou por Brasília, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro é Paul Meurs, arquiteto e diretor do SteenhuisMeurs. Também especialista em arquitetura e urbanismo brasileiros desde 1986, publicou vários artigos e livros sobre conservação do patrimônio, reutilização (reuso), conservação por meio de planejamento e desenvolvimento do patrimônio.  De 2006 a 2016 foi professor da cadeira Patrimônio e Valores Culturais na Universidade de Tecnologia de Delft, onde atualmente é professor convidado. 

O Museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.
O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Serviço 

Inauguração da exposição: 9 de outubro, às 19:30hrs.
Período de visitação: 10 outubro – 22 de outubro.
Horário de visitação:Segunda à sexta-feira, das 9h às 17h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.
Museu Regional de São João del-Rei
Rua Marechal Deodoro, 12 - Centro
São João del-Rei – MG / Telefone: (32) 3371-7663.

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.      

 

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados