São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Exposição "Reciclagem de Patrimônio Histórico: ReUso na Holanda" . Museu Regional . De 09 a 22/10

Data

22/10/2017

Cidade

SJDR

Descrição



Reciclagem de patrimônio histórico está em foco no Museu Regional
Exposição enfatiza que as construções do passado podem ser preservadas de um modo criativo e benéfico 

O Museu Regional recebe a exposição: “Reuso na Holanda: reciclagem de patrimônio histórico”, do arquiteto holandês Paul Meurs, na próxima segunda-feira, 9 de outubro às 19:30. A mostra contém 15 painéis com informações sobre 12 projetos arquitetônicos de edifícios holandeses, que após abandono foram recuperados e destinados a novos usos. O coquetel de abertura contará palestra (bate-papo com o artista).
A exposição tem como foco de trabalho a discussão do lugar do passado na paisagem urbana do futuro, e propõe repensar a relação que habitualmente travamos com o nosso passado. A reutilização - ou reuso - é colocada como uma alternativa à demolição e consequente perda dessa memória e desse capital cultural. Trazer esse tema para a cidade de São João del-Rei é de extrema importância e pertinência: primeiro, por tratar-se de uma cidade com grande número de bens tombados, e segundo por possuir exemplares de edifícios que perderam seus usos originais. 

Paul Meurs

O artista por trás da exposição que já passou por Brasília, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro é Paul Meurs, arquiteto e diretor do SteenhuisMeurs. Também especialista em arquitetura e urbanismo brasileiros desde 1986, publicou vários artigos e livros sobre conservação do patrimônio, reutilização (reuso), conservação por meio de planejamento e desenvolvimento do patrimônio.  De 2006 a 2016 foi professor da cadeira Patrimônio e Valores Culturais na Universidade de Tecnologia de Delft, onde atualmente é professor convidado. 

O Museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.
O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Serviço 

Inauguração da exposição: 9 de outubro, às 19:30hrs.
Período de visitação: 10 outubro – 22 de outubro.
Horário de visitação:Segunda à sexta-feira, das 9h às 17h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.
Museu Regional de São João del-Rei
Rua Marechal Deodoro, 12 - Centro
São João del-Rei – MG / Telefone: (32) 3371-7663.

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.      

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.